Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contactos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Mensagem do Presidente do Governo Regional dos Açores


Governo dos Açores organiza bolsa de alojamento para proteger as famílias dos profissionais de saúde e proteção civil


Governo dos Açores cria Centro de Emergência COVID-19 no Centro de Saúde da Ribeira Grande


Fundopesca acionado para todas as ilhas dos Açores


Artigos de Opinião

José Contente José Contente
"Repugnante"
2020-04-01
Dionísio Faria e Maia Dionísio Faria e Maia
"Não apetece!"
2020-04-01
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Respostas."
2020-04-01
José San-Bento José San-Bento
"Decisão Acertada"
2020-03-30
Carlos Silva Carlos Silva
"Salvar empregos e apoiar empresas"
2020-03-30
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"“Resfriadinho” e outras “bobagens” em tempos de pandemia"
2020-03-28
Lara Martinho Lara Martinho
"NÃO PODEMOS PERDER A ALMA"
2020-03-28
ESTÁ AQUI:Media Center»Opinião
Sónia Nicolau

Opinião

"Decisões e vitórias"

Sónia Nicolau
2020-02-12

 

Decisão 1: Universidade dos Açores
Vasco Cordeiro liderou a garantia do reforço do financiamento da Universidade dos Açores. São 1,2 M€ por ano. De 2020-2023, a Universidade terá assegurado 4,8 M€. Esta é uma importante conquista para o financiamento da Universidade dos Açores e a validação de que os custos da tripolaridade devem ser, em primeiríssimo, lugar assumidos pelo Orçamento de Estado. Esta é uma relevante conquista de Vasco Cordeiro, uma vitória para os Açores e uma derrota para todos aqueles que insistem em reforçar o financiamento da Universidade à custa do orçamento regional. Os deputados do PS/Açores asseguraram o acesso da Universidade aos fundos dos programas operacionais nacionais e a “criação de um programa de competências dirigido à elaboração de candidaturas, promoção de parcerias, envolvimento em consórcios e execução dos respetivos fundos”. Esta foi uma conquista dos deputados dos Açores eleitos pelo PS na República e uma vitória para os Açores.

Decisão 2: Mar
Foi aprovado, em janeiro de 2019, por unanimidade na Assembleia Legislativa Regional dos Açores uma anteproposta de Lei, apresentada pelo Governo dos Açores, sobre a Lei de Bases do ordenamento e gestão do espaço marítimo nacional. Estão preto no branco as condições técnicas para garantir a gestão do mar pelo Governo Regional em partilha com o Governo da República. Na República após a votação favorável na generalidade, em dezembro de 2019, pretende o PSD reabrir o debate, criando um grupo de trabalho para, imagine-se, definir as condições técnicas para a gestão partilhada. Afinal o que quer o PSD, protagonizado pelo deputado dos Açores à Assembleia da República e com a anuência, pelo silêncio, da liderança atual? Mas não foram as condições técnicas que se aprovaram no parlamento açoriano aceites por todos os partidos? A aprovação da proposta do Governo dos Açores foi um sinal de decisão de Vasco Cordeiro e de reforço da nossa Autonomia, uma vitória para os Açorianos. O recuo e a desconsideração autonómica, protagonizado pelo PSD, para com as decisões do parlamento açoriano é uma derrota para a afirmação da autonomia dos Açores, é uma derrota para os Açorianos e é uma derrota para a dita “autonomia da responsabilização” - em que ficamos? Ou é tudo só uma bonita oratória sem consequência... “Já agora é também uma derrota para os deputados da República que se abstiveram, com dúvidas centralistas”. Portugal, só é mais Portugal com as regiões autónomas. Portugal, só é mais Estado Republicano e Democrático, com a Autonomia.

(in)Decisão 3: IMI e Cultura, Ponta Delgada a perder
A Câmara de Ponta Delgada social-democrata decidiu a isenção de IMI, no âmbito da reabilitação, para o hotel a construir na Calheta Pêro de Teive, durante 10 anos. Há decisões rápidas...sem fundamento legal. Não responder ao convite para candidatar Ponta Delgada a capital da cultura em 2027, mesmo após uma proposta do PS em 2013 nesse sentido, a confirmação do responsável autárquico de trabalho para uma candidatura em 2015 e a manifestação em dois planos estratégicos (na gaveta) para Ponta Delgada. Há indecisões lentas... com fundamento estratégico. Ponta Delgada sempre a perder pela más decisões e indecisões.

 

Mais Artigos

Berto Messias Gerar e promover emprego jovem



Francisco César Umas contas arrumadas



Piedade Lalanda Branquear



Francisco César O dilema do bom aluno…



José San-Bento A Resposta Tardia



João Aguiar Aonde pára a Piscina?



Mariana Matos À luz das contas



Berto Messias Contrastes



<< <

Arquivo Histórico do PS/Açores
PSA TV - Canal YouTube Ps/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados