Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contactos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Vasco Cordeiro fixa meta de dois milhões de euros para o Orçamento Participativo da Região


Desemprego volta a baixar nos Açores e regista a segunda maior descida do país


Vasco Cordeiro anuncia projeto para fazer da Graciosa “ilha modelo” da mobilidade elétrica


Vasco Cordeiro enaltece esforço de 12.500 Açorianos que apostaram no reforço das suas qualificações


Artigos de Opinião

Francisco Coelho Francisco Coelho
"Ódio antigo"
2020-02-22
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Uma saída à Bolieiro…"
2020-02-22
João Vasco Costa João Vasco Costa
"O exemplo?"
2020-02-21
Emanuel Furtado Emanuel Furtado
"O combate à pobreza e à exclusão social"
2020-02-20
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"(EU)tanásia"
2020-02-19
Mónica Rocha Mónica Rocha
"Filarmónicas açorianas honram o passado e melhoram o futuro"
2020-02-18
João Paulo Ávila João Paulo Ávila
"Filarmónicas dos Açores"
2020-02-14
ESTÁ AQUI:Media Center»Opinião
Dionísio Faria e Maia

Opinião

"De Lá para Cá - O seu contrário"

Dionísio Faria e Maia
2019-11-23

 

Em política como em muitas outras coisas, nem tudo o que parece é. Tal como em tudo o que se faz, para além do saber, do saber fazer, há que fazer saber.
O fazer saber é uma das tarefas mais difíceis, porque requer comunicação, dizer o que é preciso dizer e por vezes dizer o que as pessoas gostariam de ouvir, mas sobretudo enriquecer o conhecimento sobre os nossos problemas com realismo, na comparação correta das situações e no entendimento da complexidade de alguns problemas.
O que fica por dizer, na contextualização de um determinado discurso, pode e gera, por vezes, confusões e juízos de valor que devem ser validados com a explicação dos factos.
A saúde é um destes sistemas tão complexos como necessário à vida de todos nós, com a particularidade de ser primeiro sempre uma necessidade individual para depois a considerarmos uma prioridade coletiva. A minha saúde é, na perspetiva de cada um, sempre mais importante que a saúde do outro, independentemente da solidariedade e preocupação que geram em nós os problemas de saúde dos nossos mais próximos ou queridos.
O que temos assistido em termos de discussão do nosso Serviço Regional de Saúde fixa-se, por facilitismo político da oposição, no problema complexo das listas de espera em saúde. O que falta discutir e o que preocupa a quem vê no sistema de saúde outras ameaças, nomeadamente à sua sustentabilidade, ao acesso a novas e mais complexas terapias e exames de diagnóstico, a toda uma alocação de recursos que são desafios constantes de adaptação do sistema; não interessa à oposição. Daí a tal repetição inconsequente dos partidos da oposição a que me queria referir e que, não tendo por lapso sido contextualizada, gerou justificáveis opiniões e reações divergentes.
Que nunca fique em causa o respeito por quem nos propusemos servir, respeito que se adquire por ações mais do que por palavras, respeito mútuo preferencialmente, embora em política a reciprocidade se baseie cada vez mais em interesses.
Foi no sentir dos problemas reportados pelos utentes do nosso SRS e no respeito pelo seu direito de exigir mais e melhor, que o GPPS do qual faço parte por vontade de poder ser útil; reuniu com os dirigentes do maior hospital da Região Autónoma dos Açores, para partilhar com eles estas complexidades e problemas, com seriedade, com espírito de ajuda para a resolução dos mesmos, porque são estas as ações que os açorianos esperam de nós e nunca o seu contrário.

 

Mais Artigos

Francisco César O dilema do bom aluno…



José San-Bento A Resposta Tardia



João Aguiar Aonde pára a Piscina?



Mariana Matos À luz das contas



Berto Messias Contrastes



Cláudia Cardoso Tristeza a quanto obrigas



João Aguiar Vencer os novos desafios



Mariana Matos "Pessoas Sensíveis"



<< <

Arquivo Histórico do PS/Açores
PSA TV - Canal YouTube Ps/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados