Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contactos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Boa capacidade de execução tem de ter “expressão prática” nas negociações dos próximos fundos comunitários, afirma Vasco Cordeiro


Presidente do Governo escolhido para candidato do PSE à Presidência do Comité das Regiões


Governo assume compromisso de tudo fazer para que a SATA sirva cada vez melhor os Açores e os Açorianos, afirma Vasco Cordeiro


Isabel Rodrigues defende equilíbrio na condicionalidade ambiental para acesso aos fundos comunitários


Artigos de Opinião

Lara Martinho Lara Martinho
"JORNADAS PARLAMENTARES NOS AÇORES"
2019-12-07
Francisco Coelho Francisco Coelho
"E-moções"
2019-12-07
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Movimento de cidadãos, dizem eles"
2019-12-07
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Um Orçamento para 2020 que no papel promete e que a realidade confirmará"
2019-12-04
Francisco Coelho Francisco Coelho
"Nobres ritos"
2019-12-01
Lara Martinho Lara Martinho
"Pensões"
2019-12-01
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Orçamento 2020: Todos (os que querem) contam!"
2019-12-01
ESTÁ AQUI:Media Center»Opinião
Sónia Nicolau

Opinião

"Nas últimas décadas, destruímos a vida social dos espaços urbanos e rurais"

Sónia Nicolau
2019-07-24

 

Este título é uma adaptação da citação “No último século, destruímos a vida social das nossas cidades” de uma entrevista de Charles Montgom-ery à revista Smart Cities. Resumidamente, provoca um olhar para as cidades como verdadeiros espaços de vida social e de como estas podem (devem, acrescento eu) influenciar a felicidade podendo esta ser considerada “uma medida sensata que pode complementar o PIB” - um tema para artigo futuro.
Olhemos para as nossas freguesias rurais e urbanas, a partir de agora identifico-as como espaços de vivências, na Região Açores. Espaços de vivências açorianas que em tempos se construíram para as pessoas, para o andar a pé, rapidamente se renderam à evolução das quatro rodas, à poluição e à comodidade do sair de uma porta e entrar noutra.
Os Espaços de vivências precisam de ser olhados para o uso por parte das pessoas em paralelo com a sustentabilidade ambiental, com o objetivo de atingir mais e melhor qualidade de vida.
Ponta Delgada, como cidade mais populosa dos Açores, com o maior número de freguesias rurais e urbanas, como a maior porta de entrada de turistas - que não deve unicamente servir para constar dos rankings - deveria dar o exemplo.
Falta um plano de acessibilidade pedonal e modos suaves para os Espaços de vivências. Um dos objetivos de Ponta Delgada deveria de ser o de criar uma cidade para todos e prevenir a criação de novas barreiras e anular as existentes.
A dimensão da escala humana, no equilíbrio entre residentes e turistas, deve ser integrada nos espaços de vivências, como elementos com necessidades específicas, mas onde, normalmente, as atitudes comportamentais mudam perante os ambientes que as circundam.
Em Ponta Delgada, continuamos a ter ruas abertas ao trânsito no centro histórico, continuamos a “tomar café” ao lado do camião de cargas e descargas, continuamos a ter ruas com barreiras que dificultam a opção do andar a pé, continuamos a ter ruas que dificultam o uso de bicicleta, sejam estas da responsabilidade municipal quer regional.
Continuamos a fazer muito pouco para devolver os espaços de vivências para, primordialmente, mudanças comportamentais e pelo uso pedonal e de modos suaves. Não é de hoje, é de há décadas que destruímos a vida social dos espaços urbanos e rurais.

 

Mais Artigos

João Aguiar Outros Natais



Piedade Lalanda Solidariedade açoriana



Berto Messias Silêncios que fazem eco em Belém



Francisco César Mais do que uma opção, uma obrigação



João Aguiar Alevanto Cavaquista



Alzira Silva A Propósito…



Mariana Matos Marcelinhos, Cavaquinhos e outros “´tadinhos”



Berto Messias Erros que se pagam caro



<< <

Arquivo Histórico do PS/Açores
PSA TV - Canal YouTube Ps/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados