Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contactos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Boa capacidade de execução tem de ter “expressão prática” nas negociações dos próximos fundos comunitários, afirma Vasco Cordeiro


Presidente do Governo escolhido para candidato do PSE à Presidência do Comité das Regiões


Governo assume compromisso de tudo fazer para que a SATA sirva cada vez melhor os Açores e os Açorianos, afirma Vasco Cordeiro


Isabel Rodrigues defende equilíbrio na condicionalidade ambiental para acesso aos fundos comunitários


Artigos de Opinião

Lara Martinho Lara Martinho
"JORNADAS PARLAMENTARES NOS AÇORES"
2019-12-07
Francisco Coelho Francisco Coelho
"E-moções"
2019-12-07
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Movimento de cidadãos, dizem eles"
2019-12-07
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Um Orçamento para 2020 que no papel promete e que a realidade confirmará"
2019-12-04
Francisco Coelho Francisco Coelho
"Nobres ritos"
2019-12-01
Lara Martinho Lara Martinho
"Pensões"
2019-12-01
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Orçamento 2020: Todos (os que querem) contam!"
2019-12-01
ESTÁ AQUI:Media Center»Opinião
Lara Martinho

Opinião

"JORNADAS PARLAMENTARES NOS AÇORES"

Lara Martinho
2019-12-07

 

1 - JORNADAS PARLAMENTARES NOS AÇORES - esta quinta-feira, a Direção do Grupo Parlamentar do PS e os deputados dos Açores na Assembleia da República receberam a Direção do Grupo Parlamentar do PS Açores (Francisco César, José San Bento, Isabel Quinto e José Ávila). Um encontro que serviu para continuar a aprofundar o relacionamento entre os dois grupos e para agendar Jornadas Parlamentares conjuntas nos Açores, para março do próximo ano. Foram ainda discutidos vários dossiers estratégicos para os Açores, como é o caso da Lei do Mar, a situação dos trabalhadores da Base das Lajes e o processo de descontaminação, a revisão do Subsídio Social de Mobilidade, o avanço da construção do novo Estabelecimento Prisional, a questão do financiamento da Universidade dos Açores, a instalação dos radares meteorológicos e o caso das taxas alfandegárias dos Estados Unidos da América, tendo sido reafirmado o empenho do Grupo Parlamentar na resolução das várias questões.

2 - ESTATUTO DE ANTIGO COMBATENTE - uma das áreas que acompanho na Vice-Presidência do Grupo Parlamentar do PS é a Defesa Nacional e é com muita satisfação que vejo ser devidamente reconhecida pelo Governo, tal como prevista no Programa do Governo, uma reivindicação antiga dos nossos militares, a criação do Estatuto de Antigo Combatente. Esta iniciativa abrange não só os que prestaram serviços e sacrifícios ao País nas campanhas de 1961-1975, mas também dos militares que, nas décadas mais recentes, têm servido nas Forças Nacionais Destacadas, em missões de manutenção de paz e outras, da ONU, NATO e União Europeia. Esta proposta de lei, por um lado, consagra o reconhecimento do Estado e o enquadramento jurídico dos militares que combateram por Portugal, e por outro lado, reúne todos os direitos e benefícios consagrados pela lei aos ex-militares, englobando os direitos dos deficientes militares. Há ainda, alguns aspetos novos como: a criação do cartão do antigo combatente, a criação de novos instrumentos de apoio ao envelhecimento digno dos que serviram o país em teatros de guerra, o reforço do complemento de pensão, um plano de apoio aos antigos combatentes em situação de sem abrigo e, ainda, estabelece o dia 9 de abril como o Dia Nacional do Combatente. Esta proposta de lei seguirá agora para a Assembleia da República onde se juntará à discussão de outras iniciativas do PS, do CDS/PP, do PAN e do PCP.

3 -70 ANOS DA NATO -a Organização do Tratado do Atlântico Norte, criada em 1949, comemorou dia 4 deste mês os seus 70 anos e reuniu, em Londres, os líderes dos vários Estados membros. A expetativa era elevada, quer devido à postura imprevisível do Presidente Donald Trump, quer devido à recente afirmação do Presidente Macron de que a NATO sofre de "morte cerebral". O encontro foi de poucas horas, e mesmo assim marcado por algumas peripécias, e apesar da grande ansiedade em relação ao futuro da NATO, a realidade é que deste encontro saiu uma declaração de unidade e cooperação para com esta que é uma organização fundamental para a nossa segurança coletiva. Importa, por isso, salientar o desafio lançado ao Secretário-Geral da NATO, Jens Stoltenberg, para que promova um processo de reflexão com vista ao fortalecimento da dimensão política da NATO, aguardaremos pelos resultados.

4 - AINDA A JORDÂNIA - tendo em conta que recentemente desloquei-me à Jordânia no âmbito da Assembleia Parlamentar da NATO e de que uma das principais questões levantadas foi a necessidade crucial do aumento da ajuda internacional para apoio aos refugiados, não posso deixar de manifestar a minha satisfação pelo anúncio por parte da União Europeia (UE) da adoção de novas medidas de apoio, no valor de 297 milhões de euros, destinados a auxiliar os refugiados e as comunidades de acolhimento na Jordânia e no Líbano, através do Fundo Fiduciário Regional da UE de resposta à crise Síria.
Uma palavra final de Parabéns ao nosso Presidente do Governo, Vasco Cordeiro, pela indicação como candidato pelo PSE à Presidência do Comité das Regiões e aos Açores por serem a 1ª Região do País certificada como Destino Turístico Sustentável.

Deputada e Vice-Presidente GPPS na Assembleia da República
E-mail lmartinho@ps.parlamento.pt
www.laramartinho.wordpress.com

 

Mais Artigos

João Aguiar Outros Natais



Piedade Lalanda Solidariedade açoriana



Berto Messias Silêncios que fazem eco em Belém



Francisco César Mais do que uma opção, uma obrigação



João Aguiar Alevanto Cavaquista



Alzira Silva A Propósito…



Mariana Matos Marcelinhos, Cavaquinhos e outros “´tadinhos”



Berto Messias Erros que se pagam caro



<< <

Arquivo Histórico do PS/Açores
PSA TV - Canal YouTube Ps/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados