Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contatos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Carlos César pede um “PS muito forte” para garantir estabilidade


Presidente do Governo insiste na necessidade de mais ação e mais transparência nas questões ambientais relacionadas com a Base das Lajes


Elisa Ferreira com a pasta da Coesão e das Reformas é a “mulher certa no lugar certo”, afirma Vasco Cordeiro


Nota de pesar pelo falecimento de Gustavo Moura


Artigos de Opinião

Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Mais PS! Mais Açores! Mais Portugal! (2)"
2019-09-14
Francisco Coelho Francisco Coelho
"Escolhas"
2019-09-14
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Mais PS! Mais Açores! Mais Portugal! (1)"
2019-09-07
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"O MODELO DE SUBSÍDIO SOCIAL DE MOBILIDADE DEVE SER REVISTO? SIM"
2019-09-11
José Contente José Contente
"Marcas e marcos"
2019-09-04
Lara Martinho Lara Martinho
"A LEGISLATURA DA CONFIANÇA"
2019-09-07
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Onde param os partidos de direita?"
2019-09-04
ESTÁ AQUI:Media Center»Opinião
Fátima Ferreira

Opinião

"A EUROPA NAS NOSSAS VIDAS"

Fátima Ferreira
2019-04-13

 

Quando se fala da Europa, não nos podemos esquecer que somos membros da União Europeia e quefazemos parte desta família. Por isso, o nosso votonas Eleições Europeias do próximo mês de maio, é tão importante como o voto dos naturais da Bélgica, da Alemanha ou de outro qualquer Estado-membro da UE.
Vivemos numa democracia, ameaçada a cada dia que passa e que não pode ser banalizada, porque resulta de uma luta árdua, desenvolvida pelos nossos antecessores. Há que estar atentos,pois o melhor da democracia é todos poderem ter uma palavra a dizer. Através do votomostramos a nossa opinião, vontade ou preferência,com base nas nossas crenças e valores e no que acreditamos ser melhor para o nosso ambiente e para a nossa vida social e económica, ao ritmo das novas tecnologias, dos avanços científicose da capacidade de termos mais instrução e uma educação que nos permita trabalhar em qualquer país da Europa.
Como europeus, enfrentamos hoje muitos desafios, que vão da migração às alterações climáticas, do desemprego dos jovens à privacidade dos dados.
Há que acompanhar a modernidade e um dos objetivos europeus é haver harmonia no desenvolvimento dos parceiros e é nesse sentido que, no Parlamento Europeu, os deputados de todos os países defendem e apresentam as especificidades de cada região, sendo essa a sua enorme importância.
Não devemos esquecer o avanço de que a nossa sociedade açoriana usufruiu, o quanto nos aproximámos dos outros países, as acessibilidades por terra, mar ou ar e as respetivas infraestruturas.Devemo-las à modernidade, à vontade de evoluirmos, pois vivemos num mundo cada vez mais global e competitivo, com inúmeros desafios inerentes.
Se falarmos de agricultura, não nos podemos esquecer de como as nossas lavouras deixaram as bilhas de leite, as carroças e a ordenha manual e passarama usar tratores, a ter apoios de emparcelamento,e a ver no saneamento e no bem-estar animal uma necessidade constante. A formação dos jovens agricultores é uma realidade e os produtores de leite e de carne são acompanhados por técnicos e devidamente apoiados, podendo recorrer a análises para retificar terrenos, a inseminação artificial para melhorar rebanhos e, a custos controlados, produzir mais.
Também na pesca se registam diferenças. As nossas zonas piscatórias em nada se assemelham às de antigamente. Atualmente, a pesca é um modo de vida que atrai gente nova e que sabe orientar a sua atividade e acompanhar os tempos, com segurança e avanços técnicos. A venda nas lotas e o melhoramento do preço do peixe, o aperfeiçoamento da frota e a sua modernidade, originam estabilidade e atraem jovens, que veem na orientação e noapoio dados pela União Europeia uma inegável mais-valia.
É por tudo isto queo nosso voto é necessário. O nosso futuro dependeda sensibilização do Parlamento Europeupara as especificidades de cada Região e só o nosso voto e a vontade que nele depositamos permitirá que o nosso deputado alerte a União Europeia para as nossas diferenças e necessidades.
Os açorianos são um caso exemplar da aplicação dos apoios europeus e do seu aproveitamento. Somos um espaço de paz e diversidade e a nossa Autonomia é respeitada. Vale a pena usar o voto, o instrumento de que dispomos, para cumprirmos o nosso direito como cidadãos e reivindicarmos uma Europa à qual também orgulhosamente pertencemos.

 

Mais Artigos

Piedade Lalanda Branquear



Francisco César O dilema do bom aluno…



José San-Bento A Resposta Tardia



João Aguiar Aonde pára a Piscina?



Mariana Matos À luz das contas



Berto Messias Contrastes



Cláudia Cardoso Tristeza a quanto obrigas



João Aguiar Vencer os novos desafios



<< <

Arquivo Histórico do PS/Açores
PSA TV - Canal YouTube Ps/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados