Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contatos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Presidente do Governo anuncia conclusão da certificação para a qualidade alimentar dos matadouros dos Açores


Vasco Cordeiro assinala Dia da Floresta com visita a atividades de sensibilização ambiental


Região deve aproveitar o potencial da Agência Espacial Portuguesa para a criação de emprego qualificado, afirma Vasco Cordeiro


Câmara da Ribeira Grande não devolve impostos à população do concelho


Artigos de Opinião

José Contente José Contente
"Paroquiais"
2019-03-20
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Primeiro a chico-espertice, depois a desconsideração"
2019-03-20
Mónica Rocha Mónica Rocha
"CERTIFICAÇÃO E FLUXOS TURÍSTICOS"
2019-03-20
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Um futebólogo no meio de politólogos"
2019-03-18
André Bradford André Bradford
"Dar Força aos Açores na Europa"
2019-03-18
Lara Martinho Lara Martinho
"ANGOLA, UMA TERRA DE OPORTUNIDADES"
2019-03-17
Fátima Ferreira Fátima Ferreira
"CARNAVAL DE EMOÇÕES"
2019-03-17
ESTÁ AQUI:Media Center»Opinião
Lara Martinho

Opinião

"O QUE MUDOU DESDE 2015"

Lara Martinho
2018-09-15

 

Passados quase 3 anos do início desta legislatura julgo que é pertinente fazermos um balanço da evolução que temos registado no âmbito do dossier da Base das Lajes.

1 -Base das Lajes de 2015 a 2018 - em 2015 a ilha Terceira vivia o pior dos seus pesadelos, os EUA concretizavam a redução de efetivos militares e civis na Base das Lajes. Os estudos apontavam para um decréscimo do PIB da ilha em 6,1% e um aumento da taxa de desemprego em 55%. As infraestruturas na Base das Lajes começavam a ser abandonadas pelos norte-americanos e pairava o medo que se degradassem sem qualquer futuro à vista. O processo de descontaminação estava estagnado e o turismo na ilha Terceirasofrido com os constrangimentos na utilização da pista do aeroporto das Lajes que impediam a atração de uma companhia lowcost. Reinava a passividade no Governo da República PSD /CDS, sem capacidade de exigir dos EUA e sem soluções nacionais.Hoje, passados 3 anos a diferença é visível, se não vejamos: a situação da Base das Lajes está estável e os EUA começam a falar novamente na vinda de militares norte-americanos acompanhados pelas suas famílias. As infraestruturas abandonadas foram cedidas aos Açores e são hoje um importante ativo do projeto Terceira Tech Island que está a transformar a ilha num pólo tecnológico. O Governo da República garantiu a flexibilização da utilização do aeroporto das Lajes, assegurando o início da operação da lowcostRyanair que está a transformar o turismo na ilha. Foi concluído recentemente a certificação para uso civil do aeroporto internacional das Lajes abrindo-se novas oportunidades à aviação civil. O PIB da Terceira cresceu 6% ea taxa de desemprego é de cerca de 7%. O Governo da República apostou também em projetos estratégicos como a criação do Centro para a Defesa do Atlântico e do Centro Nacional de Operações SST (SpaceSurveillanceTracking). A par de tudo isto demos passos decisivosno âmbito da descontaminação de forma mais diligente, mais concreta e mais efetiva e que é bem demonstrada no último relatório do LNEC.

2 - AUDIÇÕES NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA - esta semana ocorreram novas audições no Parlamento nacional. Tive a oportunidade de participar na audição do Ministro da Defesa em que questionei sobre o ponto de situação do novo estudo relativo à descontaminação. O Ministro Azeredo Lopes confirmou os avanços positivos dos trabalhos no âmbito da descontaminação e assegurou que tudo indica que o novo estudo estará concluído no final deste ano. O Governante salientou ainda que o Centro para a Defesa do Atlântico terá assegurada verba no próximo Orçamento do Estado e que a vinda de uma segunda tripulação para os helicópteros EH101 Merlin, para operações de busca e salvamento, está para breve. Por requerimentos do PS, PSD e BE foi igualmente ouvido o Presidente da TAP. O tema principal foram as ligações às Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. Os atrasos nas entregas das bagagens e encomendas comerciais, no cancelamento de voos ou incumprimento dos horários por questões operacionais que prejudicaram gravemente os Açores, a par dos elevados preços praticados foram as principais críticas. O Eng.Atonoaldo Neves explicou detalhadamente os investimentos que foram e estão a ser feitos para assegurar que não ocorrem novos cancelamentos por falta de tripulação, o Presidente salientou ainda que melhoraram o sistema de tratamento da bagagem e estão a fazer uma forte aposta na pontualidade da TAP que classificou de "vergonhosa".

3 - CONGRESSO DO PS AÇORES - decorre este fim de semana, na Praia da Vitória, o Congresso do Partido Socialista dos Açores. Um importante momento de debate sobre o mote da moção "Pelos Açores com os Açorianos", assente em três pilares: afirmar os Açores, reforçar a coesão e qualificar a Democracia. Faço votos de um excelente Congresso!

 

Mais Artigos

Francisco César Tempestade Perfeita



José San-Bento Krugman e a Crise



Cláudia Cardoso A torneira fechada



Cláudia Cardoso Agir a tempo



Berto Messias Ultrapassar as dificuldades



Alexandre Pascoal À Procura da Escala *



Piedade Lalanda Uma central que deixou de o ser



Francisco César Medidas de austeridade e os Açores



<< <

Arquivo Histórico do PS/Açores
PSA TV - Canal YouTube Ps/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados