Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contatos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Lançamento do concurso público para o Space Port é “passo importante e concreto” num projeto que trará benefícios para Santa Maria e para os Açores


Vasco Cordeiro anuncia criação de mais de 150 novas vagas em lares de idosos


Riqueza produzida na Região aumentou mais cerca de 600 milhões de euros em quatro anos, afirma Vasco Cordeiro


Investimento no Porto do Corvo é exemplo concreto de coesão colocada ao serviço dos Açorianos, garante Presidente do Governo


Artigos de Opinião

Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"O Rio corre sempre para o mar…"
2019-03-25
Lara Martinho Lara Martinho
"PORTUGAL SPACE"
2019-03-25
Francisco Coelho Francisco Coelho
"Círculo de pares"
2019-03-25
José Contente José Contente
"Paroquiais"
2019-03-20
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Primeiro a chico-espertice, depois a desconsideração"
2019-03-20
Mónica Rocha Mónica Rocha
"CERTIFICAÇÃO E FLUXOS TURÍSTICOS"
2019-03-20
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Um futebólogo no meio de politólogos"
2019-03-18
ESTÁ AQUI:Media Center»Opinião
Hernâni Bettencourt

Opinião

"O Rio corre sempre para o mar…"

Hernâni Bettencourt
2019-03-25

 

Manuel Alegre, o Poeta, aquando de uma de muitas passagens pela Ilha do Pico, escreveu, com uma lucidez ímpar, um poema intitulado “Tanto Mar” (dedicado a Cristóvão de Aguiar) onde imortalizou que “não há palavra com tanto mar como a palavra Açores”.
Ora, Rui Rio, tendo em conta a novela mexicana de péssima qualidade em que transformou a feitura da lista do PSD às próximas eleições europeias, na Escola Alemã que frequentou nunca deve ter lido qualquer livro ou sequer poema de Manuel Alegre, o que se revelou numa copiosa derrota para o PSD/A e numa descabida secundarização dos Açores que serão (?!) representados em Bruxelas e Estrasburgo pela Sr.ª Cláudia Monteiro de Aguiar (por quem?) que terá no seu gabinete um(a) assessor(a) dos Açores (?!!).
Esta opção política, muito para além a afronta pessoal ao Dr. Mota Amaral e desrespeito institucional pelo PSD/A demonstra, indiscutivelmente, a visão que Rui Rio tem do Povo Açoriano, da Autonomia e do papel das Regiões Ultraperiféricas.
Rui Rio demonstrou, com as suas escolhas para o PE, que vê os Açores como um pequeno distrito de um apêndice do País e não, como julgávamos ser hoje em dia ponto assente, como uma Região Autónoma com órgãos de governo próprio e sob a égide de um Estatuto Político-Administrativo que materializa o regime autonómico consagrado na Constituição da República Portuguesa!
Rui Rio, ao ter uma perspetiva da Região minimalista e não conforme à Constituição, demonstra uma conceção do território e dos diferentes níveis de poder em que está organizado politicamente o País inaceitável para quem, em pleno século XXI, pretende ser Primeiro-Ministro.
Trata-se, sejamos claros, de uma visão atentatória dos legítimos interesses das Regiões Autónomas (“amanhã” será a Madeira a ficar com a fava) e, por conseguinte, de um inaceitável retrocesso que nos convoca, a todos os Açorianos, a uma resposta cabal e inequívoca no próximo dia 26 de maio.
Os Açorianos terão, assim, a oportunidade de mostrar que a força do mar dos Açores suporta o caudal deste e de todos os Rios que, com maior ou menor extensão, com ou sem danos colaterais, acabarão inevitavelmente a desaguar, mansinhos, no mar…

 

Mais Artigos

Cláudia Cardoso Aos soluços



José San-Bento Má Moeda em Belém



João Aguiar Haja Saúde



Berto Messias Gerar e promover emprego jovem



Francisco César Umas contas arrumadas



Piedade Lalanda Branquear



Francisco César O dilema do bom aluno…



José San-Bento A Resposta Tardia



<< <

Arquivo Histórico do PS/Açores
PSA TV - Canal YouTube Ps/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados