Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contatos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Encontro com a Câmara do Comércio e Indústria dos Açores foi “bastante útil e proveitoso”, afirma Vasco Cordeiro


Vasco Cordeiro apresenta à Assembleia da República “posição açoriana” sobre os próximos fundos comunitários


Presidente do Governo recebeu a Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo


Vasco Cordeiro destaca impacto para as Flores de obras nas áreas da Educação, Saúde e Transportes Marítimos


Artigos de Opinião

José Contente José Contente
"Prole trumpista"
2018-10-10
Mónica Rocha Mónica Rocha
"Preparar o futuro hoje"
2018-10-10
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Mente mais do que fala"
2018-10-04
Lara Martinho Lara Martinho
"Por nós as pessoas"
2018-09-29
José Contente José Contente
"Melan(cólicas)"
2018-09-26
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Notas Parlamentares"
2018-09-26
André Bradford André Bradford
"Pelos Açores, com os Açorianos"
2018-09-21
ESTÁ AQUI:Media Center»Opinião
Sónia Nicolau

Opinião

"A falta de água ou a nossa falta"

Sónia Nicolau
2018-08-29

 

Nos últimos dias foram notícia situações de seca em algumas ilhas dos Açores. A falta de água para o consumo humano não se verificou, mas para o setor agropecuário pode estar em risco.

Há falta de água ou somos nós que faltamos com o seu uso racional? continuamos a não ter consumidores conscientes e responsáveis; continuamos a não ter autarquias que promovam um tarifário de água que privilegie os consumidores responsáveis, poupando água e energia. Por outro lado, continuamos a ter autarquias, e bem, que para o setor agropecuário têm um tarifário com escalão único, contrariamente aos tarifários dos consumidores domésticos e outros setores empresariais. Pelo que, não é despiciente que os empresários do setor agropecuário, aproveitando esta mais-valia todo o ano e as águas pluviais em alguns meses, garantam reservatórios próprios dando, quando necessário, uma primeira resposta e evitando a perda do cultivo.

Perante este fenómeno resultante das mudanças climáticas, prontamente as associações do setor agropecuário reivindicaram os prejuízos e o Governo Regional respondeu com ações imediatas - reforço de abastecimento e transporte de água para pontos específicos das ilhas afetadas - e de forma estrutural com o já existente Plano Regional para as Alterações Climáticas(PRAC) e antecedido pela Estratégia Regional para as Alterações Climáticas.

A água é um dos recursos naturais mais importantes, toda e qualquer utilização não deve comprometer a disponibilidade para as gerações futuras. Seja a sua utilização nos Açores ou em qualquer local do mundo. É por este princípio que estranho que na ilha das Flores não haja lugar à contagem ou pagamento do consumo de água. Esta situação é contrária ao estímulo de um consumo responsável. A água que não seja utilizada das imensas nascentes existentes nas Flores, voltará ao seu ciclo de vida. Numa lógica global, mas de respostas locais, importa uma atitude solidária e um compromisso geracional no consumo e uso de água.

A perspetiva da falta de água a todos nos preocupa. A situação vivida este verão deve ser considerada como um alerta para os consumidores e para os gestores públicos.

A preocupação do Governo Regional com as alterações climáticas, não é deste verão, e por essa razão existe o PRAC, assim como outras medidas como a constante motorização (monitorização?) das massas de água nas lagoas e que agora será reforçada. Importa que as autarquias revejam o modelo de tarifário para o consumo de água, potenciando e privilegiando consumidores e empresas responsáveis; e se analise uma possível alteração do modelo de gestão de distribuição da água, em algumas ilhas, evoluindo de um modelo de gestão por concelho para um modelo de gestão por ilha - em agosto de 2013, em artigo de opinião defendi esta opção -, à semelhança da gestão de resíduos,

O recurso (ainda) existe. Antes que a água nos falte na torneira, não faltemos nós perante o uso que se exige responsável.

 

Mais Artigos

Berto Messias Unidos em nome da Autonomia



João Aguiar Olá bom dia. Olá boa noite.



José San-Bento Embaraço Constitucional



Mariana Matos Apenas e só cumprir os Açores



Berto Messias Negações convenientes



Hélder Silva Hoje assim, amanhã já não



Piedade Lalanda O estado pouco social



Francisco César Este país não é para rapazes



<< <

Arquivo Histórico do PS/Açores
PSA TV - Canal YouTube Ps/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados