Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contactos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Boa capacidade de execução tem de ter “expressão prática” nas negociações dos próximos fundos comunitários, afirma Vasco Cordeiro


Presidente do Governo escolhido para candidato do PSE à Presidência do Comité das Regiões


Governo assume compromisso de tudo fazer para que a SATA sirva cada vez melhor os Açores e os Açorianos, afirma Vasco Cordeiro


Isabel Rodrigues defende equilíbrio na condicionalidade ambiental para acesso aos fundos comunitários


Artigos de Opinião

Lara Martinho Lara Martinho
"JORNADAS PARLAMENTARES NOS AÇORES"
2019-12-07
Francisco Coelho Francisco Coelho
"E-moções"
2019-12-07
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Movimento de cidadãos, dizem eles"
2019-12-07
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Um Orçamento para 2020 que no papel promete e que a realidade confirmará"
2019-12-04
Francisco Coelho Francisco Coelho
"Nobres ritos"
2019-12-01
Lara Martinho Lara Martinho
"Pensões"
2019-12-01
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Orçamento 2020: Todos (os que querem) contam!"
2019-12-01
ESTÁ AQUI:Media Center»Opinião
Sónia Nicolau

Opinião

"Nas últimas décadas, destruímos a vida social dos espaços urbanos e rurais"

Sónia Nicolau
2019-07-24

 

Este título é uma adaptação da citação “No último século, destruímos a vida social das nossas cidades” de uma entrevista de Charles Montgom-ery à revista Smart Cities. Resumidamente, provoca um olhar para as cidades como verdadeiros espaços de vida social e de como estas podem (devem, acrescento eu) influenciar a felicidade podendo esta ser considerada “uma medida sensata que pode complementar o PIB” - um tema para artigo futuro.
Olhemos para as nossas freguesias rurais e urbanas, a partir de agora identifico-as como espaços de vivências, na Região Açores. Espaços de vivências açorianas que em tempos se construíram para as pessoas, para o andar a pé, rapidamente se renderam à evolução das quatro rodas, à poluição e à comodidade do sair de uma porta e entrar noutra.
Os Espaços de vivências precisam de ser olhados para o uso por parte das pessoas em paralelo com a sustentabilidade ambiental, com o objetivo de atingir mais e melhor qualidade de vida.
Ponta Delgada, como cidade mais populosa dos Açores, com o maior número de freguesias rurais e urbanas, como a maior porta de entrada de turistas - que não deve unicamente servir para constar dos rankings - deveria dar o exemplo.
Falta um plano de acessibilidade pedonal e modos suaves para os Espaços de vivências. Um dos objetivos de Ponta Delgada deveria de ser o de criar uma cidade para todos e prevenir a criação de novas barreiras e anular as existentes.
A dimensão da escala humana, no equilíbrio entre residentes e turistas, deve ser integrada nos espaços de vivências, como elementos com necessidades específicas, mas onde, normalmente, as atitudes comportamentais mudam perante os ambientes que as circundam.
Em Ponta Delgada, continuamos a ter ruas abertas ao trânsito no centro histórico, continuamos a “tomar café” ao lado do camião de cargas e descargas, continuamos a ter ruas com barreiras que dificultam a opção do andar a pé, continuamos a ter ruas que dificultam o uso de bicicleta, sejam estas da responsabilidade municipal quer regional.
Continuamos a fazer muito pouco para devolver os espaços de vivências para, primordialmente, mudanças comportamentais e pelo uso pedonal e de modos suaves. Não é de hoje, é de há décadas que destruímos a vida social dos espaços urbanos e rurais.

 

Mais Artigos

José Contente Pobreza(s)



Francisco Coelho Reformas e atrasos



Lara Martinho JORDÂNIA



Hernâni Bettencourt Boas práticas da maioria e o PSD/A a insistir em velho erro



Dionísio Faria e Maia De Lá para Cá - O seu contrário



Sónia Nicolau Sair do conforto para prestar contas e projetar o futuro



José Miguel Toste DIRE(I)TO À POLÍTICA - Culturismo do bom selvagem (M/16)



José Contente Plano de 2020



<< < > >>

Arquivo Histórico do PS/Açores
PSA TV - Canal YouTube Ps/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados