Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contatos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Reforma da Autonomia, Conselho de Concertação e Lei do Mar inscritos no Programa nacional do PS


COMUNICADO


Presidente do Governo destaca “grande sucesso” de operação de financiamento da Região


Seis mil famílias açorianas beneficiaram de apoios à habitação que representam contrato com responsabilidades para ambas as partes, afirma Vasco Cordeiro


Artigos de Opinião

Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Não vivemos numa Região rosa, mas vivemos muito longe do caos"
2019-07-17
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"226 minutos a debater o passado com outubro em mira"
2019-07-15
Lara Martinho Lara Martinho
"A legislatura da confiança"
2019-07-15
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Se precisar, tem a oportunidade de solicitar"
2019-07-12
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Moniz no fato de Bolieiro e o PSD sem alfaiate "
2019-07-06
José Contente José Contente
"Antero sem “is”"
2019-07-10
Lara Martinho Lara Martinho
"Chãos de Melhoras"
2019-07-10
ESTÁ AQUI:Media Center»Opinião
Sónia Nicolau

Opinião

"A meter água desde 1998"

Sónia Nicolau
2019-06-26

 

Nas lides político-partidárias o mais fácil é emitir comunicados sobre os transportes marítimos, metendo água por todos os lados, com ausência de fundamentação e consequência política.
Acresce à fileira dos comunicados desta oposição, os artigos de opinião, muitas vezes de quem já se esqueceu de quando o seu partido governou, ou que assumiu responsabilidades político partidárias, e perante uma comunicação social onde a liberdade não abundava – nunca esquecer que a 13 de dezembro de 1991, o então subsecretário regional da Comunicação Social foi alvo de um projeto de resolução, aprovado por maioria, condenando a “política subjetiva, setária e arrogante do Governo Regional, através do secretário regional da Comunicação Social, recomendando a correção dessa mesma postura”. Não sei se o então subsecretário tinha sido um mau aluno, mas a condenação política de então releva um político mau.
Hoje assistimos a uma Região diferente, desde logo passando de uma Região que não possuía transportes marítimos entre as nove ilhas dos Açores, por decisão política do Governo do PSD, e hoje estes existem. Isto é um facto. Não uma justificação.
Aos Açorianos e à oposição devem-se prestar contas. E foi esse prestar de contas que despoletou o pedido do Governo para ser ouvido no Parlamento. Tendo sido simultaneamente esclarecido quais as garantias para que os dados de utilizadores da Atlânticoline não fiquem expostos na internet – possivelmente por uma falha na segurança informática, mas que é de extrema importância e relevante que não se repita.
Queremos transporte marítimo entre as nove ilhas dos Açores? Na proposta do Governo, suportado pelo PS enquanto maioria positiva, validada por sufrágio popular, a resposta é sim. Face à afluência turística ainda mais reforçada fica esta pretensão, quando de 2016 para 2018 se assistiu a um aumento de 15% dos passageiros transportados.
Desde 2007 que a operação marítima nos Açores foi regular.
Este ano por incumprimento do armador - e por essa razão terá que indemnizar a Atlânticoline - a operação começou mais tarde. Por outro lado, a operação no grupo central também foi afetada, em 2018, primeiro com o encalhe do navio Mestre Simão, onde forçosamente todas as escalas previstas foram alteradas e infelizmente há dias assistiu-se a uma paragem por avaria no Mestre Gilberto Mariano, que logicamente criou perturbações no sistema. O substituto do Mestre Simão, chegará dentro de semanas e o Mestre Gilberto Mariano já está a navegar.
Isto é o caos nos transportes marítimos? Qualquer Açoriano percebe que não. Desde logo quando na operação de 2018 foram transportados 70.086 passageiros e 13.325 veículos, com 586 toques, mais 54 que o número total registado em 2016 (+10,15%) e mais 33 que em 2017 (+5,97%). Face a estes números e factos, que o Governo continue a meter água.

 

Mais Artigos

Hernâni Bettencourt E que tal uma passagem pelo SREA?



José Contente A palavra SATA



Sónia Nicolau A meter água desde 1998



Hernâni Bettencourt É isto ou o seu contrário!



Lara Martinho MAIS DE 70 MILHÕES DE REFUGIADOS NO MUNDO



Francisco Coelho Verdade de papel



José Ávila Combate à abstenção: a urgência do debate!



Hernâni Bettencourt 10 de Junho: cá e lá



<< < > >>

Arquivo Histórico do PS/Açores
PSA TV - Canal YouTube Ps/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados