Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contatos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Presidente do Governo anuncia conclusão da certificação para a qualidade alimentar dos matadouros dos Açores


Vasco Cordeiro assinala Dia da Floresta com visita a atividades de sensibilização ambiental


Região deve aproveitar o potencial da Agência Espacial Portuguesa para a criação de emprego qualificado, afirma Vasco Cordeiro


Câmara da Ribeira Grande não devolve impostos à população do concelho


Artigos de Opinião

José Contente José Contente
"Paroquiais"
2019-03-20
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Primeiro a chico-espertice, depois a desconsideração"
2019-03-20
Mónica Rocha Mónica Rocha
"CERTIFICAÇÃO E FLUXOS TURÍSTICOS"
2019-03-20
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Um futebólogo no meio de politólogos"
2019-03-18
André Bradford André Bradford
"Dar Força aos Açores na Europa"
2019-03-18
Lara Martinho Lara Martinho
"ANGOLA, UMA TERRA DE OPORTUNIDADES"
2019-03-17
Fátima Ferreira Fátima Ferreira
"CARNAVAL DE EMOÇÕES"
2019-03-17
ESTÁ AQUI:Media Center»Opinião
Lara Martinho

Opinião

"OS AÇORES NO CENTRO DO MUNDO"

Lara Martinho
2019-02-23

 

Nos últimos tempos a centralidade atlântica,que parecia perdida, tem sido reforçada, já a moção de censura do CDS mal era anunciada, era vaticinado o seu fim.

1-OS AÇORES NO CENTRO DO MUNDO-a centralidade atlântica ganha cada vez mais relevância e foi isso que, mais uma vez, verificámos esta semana. O Ministro da Defesa (MDN), na audição destaquarta-feira, salientou que na Conferência de Segurança de Munique, o encontro anual mais importante sobre defesa e segurança, foi reforçada a centralidade atlântica e o papel que os Açores e Portugal podem ter nesta nova conjuntura. Mas esta centralidade não se esgota neste âmbito, a assinatura do protocolo entre o Governo Regional e o MDN para a cedência de instalações onde ficará o Centro Nacional de Operações SpaceSurveillanceandTracking(SST) é demonstrativa da importância geoestratégica dos Açores na estratégia nacional e europeia do espaço. De resto, a cooperação do Governo da República com os Açores tem sido uma constante ao longo desta legislatura e como tenho vindo a afirmar contrasta bem com a posição dos anteriores governos nacionais. Os protocolos de cedência das instalações para o SST e para a reabilitação da Igreja de São Batista e criação do centro interpretativo são mais dois que se juntam às várias medidas desenvolvidas ao longo destes últimos 3 anos, designadamente: os protocolos para a criação do Miradouro da Boavista, na Praia da Vitória, e do Passeio Panorâmico das Baías de Angra, a cedência aos Açoresdas infraestruturas abandonadas pelos EUA, a flexibilização da utilização do aeroporto das Lajes, assegurando-se o início da operação da Ryanair que transformou o turismo na ilha, a certificação para uso civil do aeroporto internacional das Lajes, o reforço da 2ª tripulação das equipas de busca e salvamento e a criação do Centro para a Defesa do Atlântico,sem esquecer o dossier da descontaminação, isto apenas para falar no âmbito do Ministério da Defesa.Na audição com o Ministro Gomes Cravinho tive ainda oportunidade de reforçar que a descontaminação é um dossier prioritário para os Açores, queremos garantir que é efetuada uma descontaminação efetiva e que é salvaguardado, acima de tudo, a saúde e segurança das pessoas que vivem na ilha Terceira. Este é um princípio de que não abdicamos.

2 -NATO@70 -2019 é um ano especial para a NATO, comemora 70 anos de existência e como tal é normal numa data tão especial não só olhar para trás, mas acima de tudo para o futuro, foi isso que aconteceu no início desta semana no encontro da Assembleia Parlamentar da NATO, em Bruxelas, no qual estive presente.Os desafios e ameaças que a Organização enfrenta e a forma como tem conseguido adaptar-se a esta nova realidade, um mundo muito diferente de há 5 anos atrás, esteve em destaque. A complementaridade entre NATO e UE também foi um tema central. Mas, talvez o mais interessante deste encontro foi a participação de uma forte delegação norte-americana, que contou com a presença da Speaker Nancy Pelosi, e que veio reafirmar o empenho dos EUA na NATO,apresentando a resolução de compromisso para com a Aliança Atlânticaaprovada no passado dia 22 de janeiro.Esta resolução, o NATO SupportAct, rejeita qualquer esforço dos EUA para abandonarem a NATO e proíbe mesmo o uso de fundos para a retiradanorte-americana da NATO. Num momento em que muitas vezes surgem vozes dissonantes do outro lado do Atlântico foi importante perceber que há igualmente uma forte defesa da relação transatlântica.

3 -MOÇÃO DE CENSURA - debatemos esta semana a moção de censura apresentada pelo CDS/PP. Uma moção cujo fim já estava anunciado desde a primeira hora. A verdade é que dificilmente alguém percebe o porquê de agora ser apresentada esta moção de censura. O objetivo não foi discutir o país, resumiu-se apenas a ocupar o espaço da direita, atacar o PSD e por consequência unir os partidos que apoiam o Governo.E por isso, como bem disse o nosso líder parlamentar Carlos César, "Cá estamos e cá continuaremos, com a confiança dos portugueses, para fazer ainda melhor, para preparar o País para o futuro!"

 

Mais Artigos

José Contente Grow-up



Francisco Coelho Chega... para lá!



André Bradford O futuro dos Jovens Açorianos constrói-se com a Europa



Francisco Coelho Carnaval



Marta Matos Ser deputada



André Bradford O PS ao serviço dos Açores na Europa



Lara Martinho OS AÇORES NO CENTRO DO MUNDO



Francisco Coelho Civilidade



<< < > >>

Arquivo Histórico do PS/Açores
PSA TV - Canal YouTube Ps/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados