Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contatos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Presidente do Governo anuncia conclusão da certificação para a qualidade alimentar dos matadouros dos Açores


Vasco Cordeiro assinala Dia da Floresta com visita a atividades de sensibilização ambiental


Região deve aproveitar o potencial da Agência Espacial Portuguesa para a criação de emprego qualificado, afirma Vasco Cordeiro


Câmara da Ribeira Grande não devolve impostos à população do concelho


Artigos de Opinião

José Contente José Contente
"Paroquiais"
2019-03-20
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Primeiro a chico-espertice, depois a desconsideração"
2019-03-20
Mónica Rocha Mónica Rocha
"CERTIFICAÇÃO E FLUXOS TURÍSTICOS"
2019-03-20
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Um futebólogo no meio de politólogos"
2019-03-18
André Bradford André Bradford
"Dar Força aos Açores na Europa"
2019-03-18
Lara Martinho Lara Martinho
"ANGOLA, UMA TERRA DE OPORTUNIDADES"
2019-03-17
Fátima Ferreira Fátima Ferreira
"CARNAVAL DE EMOÇÕES"
2019-03-17
ESTÁ AQUI:Media Center»Opinião
Sónia Nicolau

Opinião

"A visita a repetir"

Sónia Nicolau
2018-11-21

 

Na semana passada o Governo dos Açores, no formato visita estatuária, esteve na ilha de São Miguel. Cumpriu-se na totalidade: visitas a instituições e locais, inaugurações, atendimento à população - Ribeira Grande e Povoação - e a presença e respostas ao conselho de ilha.
Esta visita foi politicamente muito importante.Em São Miguel, Terceira e Faial, não se realizam as tradicionais visitas estatutárias por serem ilhas com sedes de Governo. A proximidade destas visitas faz todo o sentido e Vasco Cordeiro mostrou-se como “um peixe na água” em todas as áreas e na proximidade com o povo.
1 - O povo e o Governo: foi politicamente relevante e manifestou-se um grau de maturidade da nossa democracia, ver a população a apresentar as suas reivindicações ao Governo.
2 - Os representantes setoriais e eleitos e o Governo: à mesma mesa no conselho de ilha - para bom recordar, a constituição deste órgão acontece por pressão do Partido Socialista nos órgãos da Câmara Municipal de Ponta Delgada - é politicamente e socialmente relevante pela oportunidade de reivindicar os interesses de São Miguel. Do crescimento da economia, à coesão e convergência social em todos os concelhos. O investimento para a ilha de São Miguel é de 280M€ (num orçamento de 763M€). Realço a boa intervenção de Jorge Rita, que trouxe os assuntos da agricultura de São Miguel por oposição ao parecer, distribuído aos conselheiros, de âmbito regional.
3 - Na pobreza e exclusão social privilegiou-se uma abordagem regional em detrimento da de ilha. Uma má opção, desde logo pela merecida atenção ao concelho da Ribeira Grande que é o concelho mais jovem, com maior incidência de RSI e com uma distribuição de riqueza disforme. Por esta razão é incompreensível que a autarquia da Ribeira Grande não tenha participado na consulta da elaboração da Estratégia Regional de Combate à Pobreza e Exclusão Social.Ganha-se votos fomentando a pobreza? Será essa a razão da não participação na estratégia?
Uma visita a repetir. Ficando para o futuro duas esperanças: a primeira, que os deputados do PSD de São Miguel não se isentem de participar no programa de visitas à ilha, o que demonstra um profundo desrespeito pelos micaelenses; e a segunda, que a próxima reunião do conselho de ilha de São Miguel privilegie os temas de interesse micaelense, dignificando este órgão e quem representam.

 

Mais Artigos

José Contente Grow-up



Francisco Coelho Chega... para lá!



André Bradford O futuro dos Jovens Açorianos constrói-se com a Europa



Francisco Coelho Carnaval



Marta Matos Ser deputada



André Bradford O PS ao serviço dos Açores na Europa



Lara Martinho OS AÇORES NO CENTRO DO MUNDO



Francisco Coelho Civilidade



<< < > >>

Arquivo Histórico do PS/Açores
PSA TV - Canal YouTube Ps/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados