Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contatos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Vasco Cordeiro anuncia novo Programa DOC-PROF para facilitar a jovens doutorados a entrada no mercado de trabalho


Presidente do Governo manifesta pesar aos familiares das vítimas do acidente das Quatro Ribeiras


Vasco Cordeiro anuncia novo projeto “Atelier do Código” que vai chegar a cerca de 15 mil alunos da Região


Indicadores do 1.º trimestre animam para o desafio de reforçar a capacidade da SATA para servir os Açores e os Açorianos


Artigos de Opinião

Lara Martinho Lara Martinho
"JUSTIÇA NOS AÇORES"
2019-05-18
Francisco Coelho Francisco Coelho
"Abstenção"
2019-05-18
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Querem brincar às comissões de inquérito?"
2019-05-16
Luís Botelho Luís Botelho
"As Europeias, a Europa, a importância dos Açores para o PS"
2019-05-17
Fátima Ferreira Fátima Ferreira
"O 1 DE MAIO E A TRADIÇÃO DA TOURADA À CORDA"
2019-05-16
André Bradford André Bradford
"Representar todas as ilhas"
2019-05-16
José Contente José Contente
"Tecno LOGIAS"
2019-05-15
ESTÁ AQUI:Media Center»Opinião
Dionísio Faria e Maia

Opinião

"Novas regras"

Dionísio Faria e Maia
2018-07-20

 

Foi aprovado nesta sessão legislativa e por unanimidade, o novo regime jurídico da venda e consumo de bebidas alcoólicas na RAA.
Inevitável e salutar foram todas as referências à necessidade da sua aprovação assim como a outras medidas conducentes à diminuição da exposição à incitação ao seu consumo.Houve quem quisesse “fazer chover no molhado”, com a atitude tradicionalista do costume que é cristalizar quanto ao passado e pessimismo quanto ao futuro.
Mesmo depois do que se pensou ser um reforço da responsabilidade parental e familiar, para implementação de hábitos de vida saudável, não ter sido suficiente; impunham-se novas atitudes. Este diploma visa, por isso, incentivar o cumprimento desta nova atitude de responsabilidade de exercício de cidadania e de proteção da saúde para um melhor desenvolvimento pessoal e aquisição de competências no futuro.
A promoção de comportamentos saudáveis, essenciais para a nossa saúde e redução das desigualdades associadas à condição de doente, são desafios recomendados pela OMS e OCDE, a que Portugal aderiu por protocolos. São eles o FCTC (Framework Convention on Tobacco Control) e a estratégia Health 2020 da OMS.
Uma das medidas impostas é precisamente o aumento da idade legal de consumo de álcool que este Decreto Legislativo Regional vem repor, assim como condições de venda e de consumo de bebidas alcoólicas em espaços públicos; reforçando-se estratégias preventivas na RAA.
Mas não é só da política que se impõem atitudes, é de toda uma sociedade livre e determinada para escolher um futuro melhor.
Daí que a atitude legislativa se imponha sempre como um reforço desta liberdade, como uma ferramenta adicional deste exercício de opções benéficas individuais e para o coletivo.
A evidência científica dos danos provocados nos jovens pelo consumo precoce de bebidas alcoólicas e outras nóxias metabólicas e cerebrais, para além do impacto sobre o seu desenvolvimento físico e socialização, têm impacto social nos comportamentos de risco perante uma oferta desenfreada e apologista do consumo, geradora precoce de dependências e incapacidades.
Impôs-se assim a revisão das medidas protetoras dos jovens e medidas fiscalizadoras numa atitude preventiva e de corresponsabilização da comunidade.
Todos os interesses económicos devem subordinar-se ao bem-comum e todos os interesses para o bem-estar social impõem regras impulsionadoras desta ação.
Esta não foi um batalha política com vencedores ou vencidos; porque se trata de uma guerra aberta que a sociedade deve manter para seu benefício atual e do das gerações futuras.
Mudam-se as regras, mas que se mantenham as mesmas vontades para um futuro melhor.

 

Mais Artigos

Marta Matos Um Brinde aos Vinhos do Pico



Sónia Nicolau Cobrar para investir...mas nem sempre foi assim!



Lara Martinho O PARLAMENTO DOS JOVENS



Francisco Coelho Ai Tec...



André Bradford O Projeto do PS/Açores para a Europa nos próximos 5 anos



Hernâni Bettencourt A SATA e os merceeiros



Lara Martinho GRACIOSA



Francisco Coelho Ora Eça!



<< < > >>

Arquivo Histórico do PS/Açores
PSA TV - Canal YouTube Ps/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados