Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contactos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Governo dos Açores anula concurso para construção de navio e direciona 48,2 milhões de euros para saúde, emprego e economia


Conferência de Imprensa do Presidente do Governo Regional dos Açores


Mensagem do Presidente do Governo Regional dos Açores


Governo dos Açores avança com medidas de apoio aos estudantes Açorianos deslocados


Artigos de Opinião

Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"A ocupação da terra tem muito de opções políticas"
2020-04-08
José Contente José Contente
"Privatizar?"
2020-04-08
Vílson Ponte Gomes Vílson Ponte Gomes
"Ponto de viragem"
2020-04-07
José San-Bento José San-Bento
"Ousadia ou Prudência?"
2020-04-06
Francisco Coelho Francisco Coelho
"Corsário"
2020-04-04
Lara Martinho Lara Martinho
"ESTADO DE EMERGÊNCIA REFORÇADO"
2020-04-04
José Ávila José Ávila
"A vida em tempos de crise"
2020-04-04
ESTÁ AQUI:Media Center»Opinião
Sónia Nicolau

Opinião

"Um Orçamento para 2020 que no papel promete e que a realidade confirmará"

Sónia Nicolau
2019-12-04

 

Debateu-se e votou-se o plano e orçamento para 2020, aquele que conclui a legislatura, mas que é um dos primeiros planos e orçamentos para o nosso futuro.

São 1,812 milhões de euros previstos no orçamento, entre centenas de medidas para melhorar a vida dos que residem nos Açores, desde logo na contabilização do tempo de serviço dos professores, no aumento do Complemento Regional de Pensão, na progressão na função pública, no aumento das transferências para os hospitais e unidades de saúde, na regularização extraordinária na função pública, na abertura de concurso para mais 80 professores, no aumento do preço base para concurso de refeições escolares, na majoração para a aquisição de viaturas elétricas, na gratuitidade de manuais escolares no 1º e 2º anos, na melhoria da resposta no serviço saúde para as intervenção cirúrgicas e no prolongamento do prazo no programa de habitação “Famílias com futuro”.

Para investimento são 816,4 milhões de euros em todas as 9 ilhas, desde a conclusão do parque escolar, às intervenções nos portos, lotas e aerogares, para o fortalecimento da promoção e diversificação da agricultura, para os parques tecnológicos, para a divulgação do destino turístico, para o aumento e melhoria dos espaços ambientais, para as manutenções de estradas regionais, para a criação e manutenção de espaços para crianças, jovens e idosos e um fortíssimo apoio às pessoas com deficiências, entre miríades de investimentos que cumprem os compromissos eleitorais.

Ao longo destes quatros anos o Partido Socialista comportou-se como quem não tem maioria absoluta, propondo e corrigindo medidas. Procurou consensos e diálogos e aprovou propostas de todos os partidos políticos, tendo os planos e orçamentos de 2019 e 2020 contando com o apoio do CDS e abstenção do PCP.

Estranho este tique democrático do PS, quando há vozes que o afirmam como autoritário e de maioria musculada.

A aplicação dos recursos financeiros são investimentos para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, inscritos em papel de Orçamento e Plano de 2020 onde cada um de nós dará conta do seu impacto nas nossas vidas.

Comportamentos dúbios onde prevalece o interesse partidário e não o das pessoas?

O PSD anunciou com antecedência que votaria contra o Plano e Orçamento, na teoria votaria contra as suas próprias propostas. Incrivelmente acabou mesmo por votar contra as suas próprias medidas, sem declaração de voto. Aqui, sim, estamos perante uma minoria musculada que nada aprendeu com a maioria do Partido Socialista na Assembleia Municipal Ponta Delgada que se absteve no orçamento para a câmara municipal.

5 de dezembro, dia do Voluntariado

Amanhã é dia do voluntariado. Neste dia, como noutros, dois simples pensamentos: i) sobre as horas que temos e não as partilhamos a favor de outros e ii) a crise que as instituições vivem por falta de voluntários. Muito mais do que as instituições podem fazer por nós, é o que nós podemos fazer pela missão de cada instituição.

 

Mais Artigos

Sónia Nicolau A ocupação da terra tem muito de opções políticas



José Contente Privatizar?



Vílson Ponte Gomes Ponto de viragem



José San-Bento Ousadia ou Prudência?



Francisco Coelho Corsário



Lara Martinho ESTADO DE EMERGÊNCIA REFORÇADO



José Ávila A vida em tempos de crise



Hernâni Bettencourt Mal-entendido?! Em 2011 já era tarde…



> >>

Arquivo Histórico do PS/Açores
PSA TV - Canal YouTube Ps/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados