Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contactos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Governo dos Açores anula concurso para construção de navio e direciona 48,2 milhões de euros para saúde, emprego e economia


Conferência de Imprensa do Presidente do Governo Regional dos Açores


Mensagem do Presidente do Governo Regional dos Açores


PS/Açores congratula-se com a realização de Plenário da ALRAA por Videoconferência


Artigos de Opinião

Vílson Ponte Gomes Vílson Ponte Gomes
"Ponto de viragem"
2020-04-07
José San-Bento José San-Bento
"Ousadia ou Prudência?"
2020-04-06
Francisco Coelho Francisco Coelho
"Corsário"
2020-04-04
Lara Martinho Lara Martinho
"ESTADO DE EMERGÊNCIA REFORÇADO"
2020-04-04
José Ávila José Ávila
"A vida em tempos de crise"
2020-04-04
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Mal-entendido?! Em 2011 já era tarde…"
2020-04-03
José Contente José Contente
"Repugnante"
2020-04-01
ESTÁ AQUI:Media Center»Opinião
Vílson Ponte Gomes

Opinião

"Ponto de viragem"

Vílson Ponte Gomes
2020-04-07

 

De um dia para o outro, um vírus (não é qualquer um!) obriga-nos a adaptar a novos hábitos e estilos de vida para nos relacionarmos com os outros e connosco. Ninguém nos preparou para isso. Já passamos outras situações adversas na nossa história e nestas situações vão acontecendo coisas boas. Estamos a viver uma época de transformação na sociedade? Sim, claramente. A própria resposta à crise sanitária tem levado a que procurássemos formas alternativas de configuração do nosso dia a dia. E, às vezes, é precisamente quando estamos do avesso que conseguimos nos reinventar e nos colocar no lado certo. O nosso contexto arquipelágico, além de ser uma condicionante, também é um meio de desenvolvimento de outro tipo de projetos e garantia de novas oportunidades.
E perguntarão alguns leitores: depois disto estarão lançados os dados para que se inicie uma mudança na cultura de trabalho? Este é um momento específico e uma situação ímpar que vem transformar a natureza do trabalho. Hoje existem milhões de pessoas em quarentena e a tecnologia tem sido o melhor aliado para facilitar o trabalho em casa, nas profissões e funções que o permitam, claro. As organizações encontram-se cada vez mais assentes nas novas tecnologias e a sua influência tem vindo a alterar a forma como se comunica e como o trabalhador presta a sua atividade. A excessiva rigidez que ainda permanece em muitas organizações no que toca à utilização do trabalho remoto, começa agora a ser vista como uma possibilidade de novos modelos de trabalho descentralizado. Vendo-se obrigadas a adotar esta modalidade, as organizações vão perceber a sua eficácia.
Mais do que “apenas” possibilitar o trabalho remoto, os ganhos ambientais, económicos e sociais são imensos. Entre tantos ganhos, esta é uma realidade capaz de conciliar o trabalho com a vida familiar e pessoal, esferas que estão em permanente desequilíbrio, uma vez que ambas consomem o mesmo recurso: o tempo. É preciso olhar para uma melhor gestão dos tempos de trabalho associada à flexibilidade, essencial quer para o bom funcionamento das organizações quer para os trabalhadores.
A verdade é que a cultura de desempenhar tarefas a partir de qualquer local e a qualquer hora está ligada por um elemento comum: a Internet. A ideia tão discutida do acesso à Internet como um direito universal, com muitos apoiantes e opositores, é agora tida como uma solução para muitos de nós, eliminando situações de desigualdade no acesso. Então, para que ninguém fique para trás, façamos o nosso ponto de viragem!

 

Mais Artigos

Vílson Ponte Gomes Ponto de viragem



José San-Bento Ousadia ou Prudência?



Francisco Coelho Corsário



Lara Martinho ESTADO DE EMERGÊNCIA REFORÇADO



José Ávila A vida em tempos de crise



Hernâni Bettencourt Mal-entendido?! Em 2011 já era tarde…



José Contente Repugnante



Dionísio Faria e Maia Não apetece!



> >>

Arquivo Histórico do PS/Açores
PSA TV - Canal YouTube Ps/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados