Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contactos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Governo dos Açores prepara alterações ao Regime Jurídico da Proteção Civil


Reconstrução do Lorenzo em plena “velocidade de cruzeiro” por toda a Região, afirma Vasco Cordeiro


Obra de 1,2 milhões de euros garante melhores condições de segurança e de trabalho no porto de pescas da Madalena, afirma Vasco Cordeiro


Serviço Regional de Saúde com reforço de 95 milhões de euros, anuncia Vasco Cordeiro


Artigos de Opinião

José San-Bento José San-Bento
"Presidente de Menos"
2020-07-06
Francisco Coelho Francisco Coelho
"Confiar"
2020-07-04
Lara Martinho Lara Martinho
"Orçamento do Estado Suplementar"
2020-07-04
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Azores Parque: um inquérito que se impunha! "
2020-07-04
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Nossa rica Ponta Delgada"
2020-07-04
José Contente José Contente
"O binómio saúde-economia terá de constituir a nossa nova moeda única europeia"
2020-07-03
Vítor Fraga Vítor Fraga
"Em defesa de Ponta Delgada"
2020-07-03
ESTÁ AQUI:Media Center»Opinião
João Aguiar

Opinião

"Os bichos verdes da inveja"

João Aguiar
2011-10-28

 

O próximo domingo, dia 30 de Outubro de 2011, certamente marcará uma nova etapa na vida dos açorianos, dos micaelenses e, sobretudo dos habitantes do ainda longínquo concelho do Nordeste.
Longe ficarão os tempos da minimizadora designação de décima ilha, aonde era penoso chegar e o isolamento era uma marca indelével no quotidiano de tantos quantos fizeram a sua terra, aquele afastado paraíso .
Para além de beleza, paz e harmonia com a natureza, Nordeste significava lonjura, isolamento, falta de oportunidades e descriminação face ao desenvolvimento e oportunidades que, nas últimas décadas, foram surgindo na ilha e nos Açores.
Recuando no tempo, ainda guardo nas memórias de infância, uma ida àquele quase fim-do-mundo na companhia de meus pais, numa das habituais excursões que reuniam as famílias em são convívio e proporcionavam visitas inesquecíveis aos pontos de maior interesse turístico deste paraíso atlântico de verde pintado.
Recordo a doce ordem materna de cedo ir para a cama, pois no dia seguinte, havia que madrugar. Ir ao Nordeste, significava horas e horas de viagem por tortuosas, poeirentas, esburacadas e perigosas estradas com passagens por pontos tão perigosos que obrigavam os passageiros adultos a ficar com o coração nas mãos e as criancinhas a debulhar Ave Marias e Padre Nossos, pedindo a protecção divina para a tão temerária aventura a enfrentar no Pisão, nas Pedras do Galego, no Despe-te-que-suas ou na Tronqueira!
No próximo domingo será inaugurado o troço Barreiros/Nordeste que, em conjunto com os já anteriormente postos à nossa disposição pelo governo de Carlos César, aproximarão aquele concelho a toda a ilha.
O projecto SCUT é um marco na história dos Açores que põe fim ao ancestral isolamento de uma das mais belas zonas de S. Miguel, possuidora de enormes potencialidades turísticas e de investimento privado.
Dois nomes ficarão sempre ligados à maior obra rodoviária levada a cabo nos Açores. Referimo-nos obviamente a dois açorianos de coragem e visão incontestáveis que tiveram razão antes, porque souberam ver o caminho certo e, contra muitas vozes maledicentes da oposição, levaram a cabo uma obra que a todos honra e marca uma geração de políticos. Carlos César como Presidente do Governo dos Açores e José Contente como Secretário dos Equipamentos prestaram um serviço que, de tão relevante, marcará para sempre a entrada num novo período na nossa história.
Tal como aconteceu quando surgiu a ideia de construir as estradas do seculo XXI e houve a coragem e a determinação de materializar o projecto, agora, chegada a hora de dar quase como finda a grandiosa obra (faltando apenas concluir o troço que liga o Pisão a Vila Franca do Campo, que entrará ao serviço até ao próximo dia 15 de Dezembro), as vozes dos – como diz o meu neto – bichos verdes da inveja, surgem de novo com ataques quanto aos montantes das rendas a pagar.
Tenham paciência, por mais que vos custe aceitar, as grandes obras nascem pela mão de grandes homens. Os mentores, promotores e materializadores desta incomparável obra pública foram os governantes socialistas açorianos liderados por Carlos César!
Factos são factos. As estradas aí estão ao serviço do povo! Eliminaram-se centenas de curvas, encurtaram-se distâncias, aumentou-se a segurança e o conforto, criaram-se novos itinerários, ganharam-se novos ângulos de visão na paisagem que estava escondida entre montes e vales e, sobretudo, aproximaram-se as pessoas.
O Governo dos Açores está de parabéns! Todos os micaelenses dos Mosteiros ao Nordeste estão de parabéns! A partir de domingo estaremos mais próximos, mais unidos e mais felizes!
E que se fiquem a roer os bichos-verdes da inveja!

 

Mais Artigos

José San-Bento Presidente de Menos



Francisco Coelho Confiar



Lara Martinho Orçamento do Estado Suplementar



Hernâni Bettencourt Azores Parque: um inquérito que se impunha!



Sónia Nicolau Nossa rica Ponta Delgada



José Contente O binómio saúde-economia terá de constituir a nossa nova moeda única europeia



Vítor Fraga Em defesa de Ponta Delgada



José Ávila A nova normalidade



> >>

Arquivo Histórico do PS/Açores
PSA TV - Canal YouTube Ps/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados