Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contactos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Novo pacote de medidas de apoio ao Turismo apresentado nos próximos dias, anuncia Vasco Cordeiro


Agenda para o Relançamento Social e Económico propõe 250 medidas para “tornar os Açores melhor preparados para o futuro”, afirma Vasco Cordeiro


Presidente do Governo recebeu Ministro do Mar


Centro Interpretativo da Agricultura dá a conhecer setor que afirma a Região no exterior, afirma Vasco Cordeiro


Artigos de Opinião

José Contente José Contente
"E se?"
2020-08-07
João Castro João Castro
"Lei do Mar"
2020-08-06
José Contente José Contente
"Proximidade"
2020-08-05
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Férias... Pandemia"
2020-08-05
José San-Bento José San-Bento
"Vitória Histórica"
2020-08-03
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Mar dos Açores"
2020-08-01
José Contente José Contente
"Mare Nostrum"
2020-07-29
ESTÁ AQUI:Media Center»Opinião
Mariana Matos

Opinião

"Há coisas que nunca mudam "

Mariana Matos
2011-10-11

 

Noticiou o DN da semana passada que o CDS da Região Autónoma da Madeira tinha pedido a atenção do Ministro da Economia para o facto da liberalização aérea naquela Região ter feito aumentar os preços das passagens. Em média - lia-se na notícia - as passagens custam hoje mais 100 euros.
Por cá, sobre esta notícia da carta enviada ao Ministro da Economia fazendo sentir que aquilo que era apontado como uma grande conquista dos madeirenses, pode transformar-se num grande pesadelo – nem uma linha se escreveu…
Nas regionais de 2004, o PSD/Açores propunha aos eleitores criar uma Sociedade de Desenvolvimento para combater a desertificação e o envelhecimento das ilhas mais pequenas do arquipélago.
Os jornais de então, diziam que sociedades deste género, lideradas pelo governo regional e com a participação de municípios e privados, permitiriam um reforço de investimento necessário à fixação de jovens…para além disso, explicava o líder de então, estavam isentas da aplicação das regras impostas ao controlo do défice público.
Na altura, o PSD/A prometia fazer o Carapacho, na Graciosa, lançar o projecto para um “hotel de qualidade” naquela ilha e ainda implantar uma estação de recolha de dados de satélite.
O PSD/A perdeu as eleições. Sem Sociedades de Desenvolvimento, o Governo dos Açores construiu o hotel, recuperou as termas, existe uma Estação de Monitorização de Ensaios Nucleares, recuperou-se o porto de pescas. Dirão: falta o porto de recreio! Não falta. Está a ser feito. Para lá vamos. Lá chegaremos sem ter que criar Sociedades destas.
Tranquilos. A coesão é património inquestionável do partido que suporta o Governo e se dúvidas houvesse (mesmo assim), já deviam ter sido desfeitas: o Presidente da República, em visita, reconheceu que “o desenvolvimento das ilhas da coesão açorianas não é tarefa fácil”, considerando (de acordo com notícia da LUSA) que “as orientações que estão a ser seguidas parecem ser as correctas”.
As moscas nem zuniram depois das declarações do Presidente da República, mas logo se apressaram a vir explicar a sua “política de coesão”, omitindo, em toda a linha, a ideia de “Sociedades de Desenvolvimento” e guardando-a, quiçá, para o programa eleitoral…
Uma coisa, porém, é certa: às Sociedades de Desenvolvimento todos sabemos o que aconteceu. Construíram tudo. Agora devem tudo! Na Madeira, pois então. E se fosse nos Açores? Tudo a assobiar para o ar.
Por falar em assobios para o ar, não posso deixar de fazer o reparo: encheram as ilhas dos Açores de cartazes do PSD e uma citação de Carlos César. Durante meses blogaram sobre o assunto, puseram posts no Facebook, escreveram artigos de opinião e twittaram a toda a força.
Agora, cansados de tanto esperar, com um programa eleitoral com cada vez menos páginas e a líder ausente em Lisboa, dizem não ter nada a ver com a “vida interna do PS”.
Podia ser curioso. Podia (até) ser um “case study”. Mas não é. E saber que é o PSD/Açores faz toda a diferença. Desde sempre.

 

Mais Artigos

José Contente E se?



João Castro Lei do Mar



José Contente Proximidade



Sónia Nicolau Férias... Pandemia



José San-Bento Vitória Histórica



Hernâni Bettencourt Mar dos Açores



José Contente Mare Nostrum



Carlos Silva SATA: sinais encorajadores



> >>

Arquivo Histórico do PS/Açores
PSA TV - Canal YouTube Ps/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados