Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contactos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Resultados no Turismo são fruto da parceria bem-sucedida entre políticas públicas e a adesão dos empresários, afirma Vasco Cordeiro


Vasco Cordeiro participa em iniciativa online com jovens Açorianos


“Açores Primeiro! Todos Contam” apresenta propostas para o futuro da Região


Eleições de 25 de outubro são oportunidade para os Açorianos darem mais força à Autonomia, afirma Vasco Cordeiro


Artigos de Opinião

Francisco Coelho Francisco Coelho
"Ser ou não ser…"
2020-09-26
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Bolieiro: de fato preto nunca me comprometo!"
2020-09-26
Lara Martinho Lara Martinho
"Recuperação e Resiliência"
2020-09-26
José Contente José Contente
"Votar PS"
2020-09-24
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Mais manutenção de emprego e menos economia paralela"
2020-09-24
Mariana Matos Mariana Matos
"Juntos"
2020-09-20
Francisco Coelho Francisco Coelho
"Concertação"
2020-09-19
ESTÁ AQUI:Media Center»Opinião
Sónia Nicolau

Opinião

"Autonomia que faça costume"

Sónia Nicolau
2020-07-29

 

Aguarda promulgação do Presidente da República a alteração à Lei de Bases do Ordenamento e Gestão do Espaço Marinho aprovada na Assembleia da República a 23 de julho, com os votos favoráveis do PS , PAN e Iniciativa Liberal, a abstenção do PSD, com exceção dos deputados das regiões autónomas, do BE, do PCP, do CDS, do PEV e do Chega e da deputada não inscrita Joacine Katar Moreira, e os votos contra de 12 deputados socialista, e que concretizará o princípio inscrito, desde 2009, no Estatuto Político-Administrativo dos Açores, de “gestão partilhada do mar”.
É deveras imprescindível que os Açorianos tomem consciência de que a aguardada promulgação tem origem legislativa e tomada de decisão política nos Açores, pelas mãos de Vasco Cordeiro, e votada por unanimidade pelos seus eleitos, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, isto desde logo para que nunca se esmoreça a vontade da mudança que pretendemos e conscientes de que para tal, temos de ser nós a impulsioná-la. Importa que a prática da Autonomia faça o costume. Aqui e lá. Neste mar Açoriano em Portugal, do Povo Açoriano.
A história nunca se esquecerá da original Lei de Bases do Ordenamento e Gestão do Espaço Marinho do Governo de Passos Coelhos e Portas (PSD/CDS-PP), com Assunção Cristas a liderar o processo legislativo, que criou uma lei absolutamente centralista, refreando a pretensão autonómica em matéria de gestão partilhada do mar Açoriano e que foi promulgada pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, que “esqueceu-se” do Estatuto Político Administrativo dos Açores. Os Açorianos não esquecerão.

Os centralistas do costume, sem costumes autonomistas
Aos 12 deputados socialistas que votaram contra, a história não esquecerá e nós, Açorianos, também não. Os centralistas do costume, integrados num partido republicano, democrático e autonomista, que, por também ser plural, admite esta vergonhosa discordância que estatutariamente, desde 2009, está em falta com os Açores, está em falta com o Povo Açoriano. Mas estão também em falta outros tantos cujos partidos na Assembleia Legislativa Regional dos Açores votaram favoravelmente e na República recuaram. Também recuou o “afamado” grupo de trabalho, que faria tábua rasa pelas decisões autonómicas tomadas, suscitado pelo deputado do PSD, Paulo Moniz, e que os Açorianos também não esquecerão.
A forma como a República do século XXI conquistada à Monarquia do século XX, concilia a soberania nacional com os direitos autonómicos, naquele que é um Estado Democrático, determinará a “validade” das Autonomias Regionais, desde logo num modelo de autonomia política, legislativa e financeira.

 

Mais Artigos

Francisco Coelho Ser ou não ser…



Hernâni Bettencourt Bolieiro: de fato preto nunca me comprometo!



Lara Martinho Recuperação e Resiliência



José Contente Votar PS



Sónia Nicolau Mais manutenção de emprego e menos economia paralela



Mariana Matos Juntos



Francisco Coelho Concertação



Lara Martinho Açores na Assembleia



> >>

Arquivo Histórico do PS/Açores
PSA TV - Canal YouTube Ps/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados