Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contactos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Retoma da atividade do Serviço Regional de Saúde está no “bom caminho”, afirma Presidente do Governo


Obra de quatro milhões de euros no Museu Carlos Machado vai proporcionar melhores condições aos visitantes, afirma Vasco Cordeiro


Vasco Cordeiro inaugura projeto-piloto que aposta em novas tecnologias de mobilidade elétrica


Vasco Cordeiro recebe contributos da JS para futuras políticas da educação, emprego, habitação e sustentabilidade


Artigos de Opinião

Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Mar dos Açores"
2020-08-01
José Contente José Contente
"Mare Nostrum"
2020-07-29
Carlos Silva Carlos Silva
"SATA: sinais encorajadores "
2020-07-29
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Autonomia que faça costume"
2020-07-29
José San-Bento José San-Bento
"Autonomia por Procuração"
2020-07-28
Mariana Matos Mariana Matos
"Contradições?"
2020-07-26
Francisco Coelho Francisco Coelho
"Gorbachev"
2020-07-25
ESTÁ AQUI:Media Center»Opinião
Vílson Ponte Gomes

Opinião

"Trajeto a seguir"

Vílson Ponte Gomes
2020-07-12

 

Há relativamente pouco tempo, ficamos a conhecer os resultados de mais um inquérito sobre os comportamentos aditivos e dependências. Este documento, em particular, foi aplicado aos jovens açorianos de dezoito anos que participaram no Dia da Defesa Nacional, no ano transato. O álcool, o tabaco e os tranquilizantes/sedativos não prescritos apresentaram uma trajetória decrescente quanto às substâncias aditivas consumidas pelos jovens, o que por si só é positivo, mas os resultados não ficaram por aqui. A prevalência do consumo de substâncias ilícitas também diminuiu, existindo uma parte significativa dos jovens que as experimentam, mas que as deixam de consumir.
Embora os sinais destes indicadores sejam satisfatórios, não devemos de todo baixar os braços, mas antes erguê-los no sentido da continuação do bom trabalho desenvolvido até aqui pelo Governo Regional e pelas várias instituições dos Açores, que se dedicam a estas problemáticas. Esta é uma batalha que não se ganha de um dia para o outro, mas, sim, uma batalha constante para a qual é necessário o esforço de todos nós e na qual todos temos de atuar e contribuir.
A meu ver, a proteção e a prevenção primária têm uma elevada importância como forma de responder a esta problemática, na estratégia de educar e capacitar os nossos jovens para a adoção de estilos de vida ativos, saudáveis e, até, sustentáveis, estimulando, desta forma, o contacto com o próximo e com a própria natureza.
E, dentro deste quadro, destaco a promoção da prática de atividade física e desportiva como um veículo incentivador para os jovens integrarem, nos seus hábitos de vida diários, boas práticas de saúde, não apenas física como mental, enquanto instrumentos essenciais para uma melhor saúde, maior desenvolvimento pessoal e social e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida.
Sendo os comportamentos aditivos e dependências uma questão de grande amplitude, torna-se importante olhar cada vez mais para o seu combate como um projeto partilhado por todos – sem exceção – tendo em conta que, para conseguirmos ultrapassar os desafios coletivos que nos são impostos pelos tempos em que vivemos, esta deve ser uma tarefa igualmente de natureza coletiva para o desenvolvimento futuro da sociedade açoriana.

 

Mais Artigos

Hernâni Bettencourt Mar dos Açores



José Contente Mare Nostrum



Carlos Silva SATA: sinais encorajadores



Sónia Nicolau Autonomia que faça costume



José San-Bento Autonomia por Procuração



Mariana Matos Contradições?



Francisco Coelho Gorbachev



Lara Martinho Estado da Nação



> >>

Arquivo Histórico do PS/Açores
PSA TV - Canal YouTube Ps/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados