Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contactos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Obra de construção da proteção de emergência já arrancou no Porto das Lajes das Flores


Vasco Cordeiro dedica o dia a contactos no Corvo no âmbito da retoma da atividade económica da Região


Reunião com o Presidente da Câmara da Praia da Vitória permitiu analisar a retoma económica no concelho, afirma Vasco Cordeiro


“Interessa agora trabalhar para que a economia e o emprego ganhem novo impulso” em cada ilha, afirma Vasco Cordeiro


Artigos de Opinião

Francisco Coelho Francisco Coelho
"Tele… Quê?"
2020-06-06
Lara Martinho Lara Martinho
"Estabilizar para recuperar"
2020-06-06
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Um discurso marcante para uma missão hercúlea "
2020-06-06
José Ávila José Ávila
"Quando falta palco"
2020-06-06
João Vasco Costa João Vasco Costa
"Do fastio"
2020-06-05
Francisco Coelho Francisco Coelho
"Esclarecimento"
2020-06-05
Carlos Silva Carlos Silva
"Reerguer a Economia Açoriana"
2020-06-04
ESTÁ AQUI:Media Center»Opinião
Sónia Nicolau

Opinião

"Política do capricho versus a do medo"

Sónia Nicolau
2020-05-20

 

Capricho

Foi um capricho o encerramento da sociedade e a suspensão da economia desde 16 de março em todas as ilhas? Foi um capricho o pedido de encerramento dos aeroportos de São Miguel e Terceira? Foi um capricho suspender as ligações aéreas e marítimas entre as ilhas? Foi um capricho a recusa de desembarque de centenas de passageiros em cruzeiros? Foi por capricho o custo de milhões de euros para as quarentenas obrigatórias? Foi um capricho redirecionar o plano de investimentos no último ano de legislatura para manter à tona da água as empresas e assegurar empregos? Foi um capricho criar quatro grupos de desconfinamento em diferentes velocidades desde 4 de maio? Foi um capricho querer desconfinar São Miguel a partir de 22 de maio? Não, a todas as perguntas. Esta foi a estratégia convicta do Governo dos Açores para responder a uma crise sanitária que colocou à prova o nosso sistema de saúde e onde uma avalanche de contaminações não teria tido, como noutros países, resposta por parte do serviço de saúde . Temos Açorianos nas 9 ilhas, temos 3 hospitais e entre nós há mar, o que exigiu mais proteção e mesmo com algumas portas fechadas a estratégia estava delineada e foi interrompida pelo medo de uns.

Medo
A política do medo está instalada no PSD. Medo do bom trabalho que o Governo Regional está a desenvolver junto da sociedade e da economia - com certeza sempre sujeito a melhorias. Medo que o Governo ultrapasse esta crise sanitária e com a determinação de responder às crises económicas e sociais que se seguirão. Medo de que o sucesso na gestão da crise sanitária seja o seu maior adversário eleitoral. Não tenham medo. As eleições são um pormenor perante crises sanitárias, económicas e sociais. A política do medo há uns bons anos fez percurso, que me dispenso de relembrar. Esta política do medo é bafienta e é bolorenta. No presente, a política do medo está mascarada. O cheiro é o mesmo.
Esta política do medo é sinal que a primeira fase do combate à pandemia foi caprichosamente sucedida. Com cooperação, solidariedade e conhecimento científico, o Governo, a Assembleia Regional e a sociedade saberão responder às próximas crises. Precaução e não protagonismo por conquistas autonómicas e não conquistas eleitorais.

Num novo normal juntamente com os Açorianos de saúde e prontos para o arregaçar de mangas, com as lições aprendidas os Açorianos saberão avaliar, no tempo certo, aqueles que estiveram sempre ao seu lado e eles são já os vencedores de qualquer eleição, desde logo a luta pela sobrevivência.

 

Mais Artigos

Francisco Coelho Tele… Quê?



Lara Martinho Estabilizar para recuperar



Hernâni Bettencourt Um discurso marcante para uma missão hercúlea



José Ávila Quando falta palco



João Vasco Costa Do fastio



Francisco Coelho Esclarecimento



Carlos Silva Reerguer a Economia Açoriana



José Contente Da Autonomia



> >>

Arquivo Histórico do PS/Açores
PSA TV - Canal YouTube Ps/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados