Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contactos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Novo pacote de medidas de apoio ao Turismo apresentado nos próximos dias, anuncia Vasco Cordeiro


Agenda para o Relançamento Social e Económico propõe 250 medidas para “tornar os Açores melhor preparados para o futuro”, afirma Vasco Cordeiro


Presidente do Governo recebeu Ministro do Mar


Centro Interpretativo da Agricultura dá a conhecer setor que afirma a Região no exterior, afirma Vasco Cordeiro


Artigos de Opinião

Mariana Matos Mariana Matos
"Negacionistas"
2020-08-09
Vílson Ponte Gomes Vílson Ponte Gomes
"Uma Nova Agenda"
2020-08-09
José Contente José Contente
"E se?"
2020-08-07
João Castro João Castro
"Lei do Mar"
2020-08-06
José Contente José Contente
"Proximidade"
2020-08-05
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Férias... Pandemia"
2020-08-05
José San-Bento José San-Bento
"Vitória Histórica"
2020-08-03
ESTÁ AQUI:Media Center»Opinião
Sónia Nicolau

Opinião

"Política do capricho versus a do medo"

Sónia Nicolau
2020-05-20

 

Capricho

Foi um capricho o encerramento da sociedade e a suspensão da economia desde 16 de março em todas as ilhas? Foi um capricho o pedido de encerramento dos aeroportos de São Miguel e Terceira? Foi um capricho suspender as ligações aéreas e marítimas entre as ilhas? Foi um capricho a recusa de desembarque de centenas de passageiros em cruzeiros? Foi por capricho o custo de milhões de euros para as quarentenas obrigatórias? Foi um capricho redirecionar o plano de investimentos no último ano de legislatura para manter à tona da água as empresas e assegurar empregos? Foi um capricho criar quatro grupos de desconfinamento em diferentes velocidades desde 4 de maio? Foi um capricho querer desconfinar São Miguel a partir de 22 de maio? Não, a todas as perguntas. Esta foi a estratégia convicta do Governo dos Açores para responder a uma crise sanitária que colocou à prova o nosso sistema de saúde e onde uma avalanche de contaminações não teria tido, como noutros países, resposta por parte do serviço de saúde . Temos Açorianos nas 9 ilhas, temos 3 hospitais e entre nós há mar, o que exigiu mais proteção e mesmo com algumas portas fechadas a estratégia estava delineada e foi interrompida pelo medo de uns.

Medo
A política do medo está instalada no PSD. Medo do bom trabalho que o Governo Regional está a desenvolver junto da sociedade e da economia - com certeza sempre sujeito a melhorias. Medo que o Governo ultrapasse esta crise sanitária e com a determinação de responder às crises económicas e sociais que se seguirão. Medo de que o sucesso na gestão da crise sanitária seja o seu maior adversário eleitoral. Não tenham medo. As eleições são um pormenor perante crises sanitárias, económicas e sociais. A política do medo há uns bons anos fez percurso, que me dispenso de relembrar. Esta política do medo é bafienta e é bolorenta. No presente, a política do medo está mascarada. O cheiro é o mesmo.
Esta política do medo é sinal que a primeira fase do combate à pandemia foi caprichosamente sucedida. Com cooperação, solidariedade e conhecimento científico, o Governo, a Assembleia Regional e a sociedade saberão responder às próximas crises. Precaução e não protagonismo por conquistas autonómicas e não conquistas eleitorais.

Num novo normal juntamente com os Açorianos de saúde e prontos para o arregaçar de mangas, com as lições aprendidas os Açorianos saberão avaliar, no tempo certo, aqueles que estiveram sempre ao seu lado e eles são já os vencedores de qualquer eleição, desde logo a luta pela sobrevivência.

 

Mais Artigos

Mariana Matos Negacionistas



Vílson Ponte Gomes Uma Nova Agenda



José Contente E se?



João Castro Lei do Mar



José Contente Proximidade



Sónia Nicolau Férias... Pandemia



José San-Bento Vitória Histórica



Hernâni Bettencourt Mar dos Açores



> >>

Arquivo Histórico do PS/Açores
PSA TV - Canal YouTube Ps/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados