Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contactos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Novo pacote de medidas de apoio ao Turismo apresentado nos próximos dias, anuncia Vasco Cordeiro


Agenda para o Relançamento Social e Económico propõe 250 medidas para “tornar os Açores melhor preparados para o futuro”, afirma Vasco Cordeiro


Presidente do Governo recebeu Ministro do Mar


Centro Interpretativo da Agricultura dá a conhecer setor que afirma a Região no exterior, afirma Vasco Cordeiro


Artigos de Opinião

Mariana Matos Mariana Matos
"Negacionistas"
2020-08-09
Vílson Ponte Gomes Vílson Ponte Gomes
"Uma Nova Agenda"
2020-08-09
José Contente José Contente
"E se?"
2020-08-07
João Castro João Castro
"Lei do Mar"
2020-08-06
José Contente José Contente
"Proximidade"
2020-08-05
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Férias... Pandemia"
2020-08-05
José San-Bento José San-Bento
"Vitória Histórica"
2020-08-03
ESTÁ AQUI:Media Center»Opinião
José San-Bento

Opinião

"Canalhistas Patifentos"

José San-Bento
2020-05-18

 

A cada dia que passa, sobe em flecha a indignação internacional em relação às declarações arrogantes e à insensibilidade cruel que os Presidentes dos EUA e do Brasil revelam.
Perante a gravíssima pandemia que afeta particularmente os seus dois países, Donald Trump e Jair Bolsonaro parecem empenhados num sinistro campeonato do abominável.
É sempre bom relembrar, e sublinhar, que ambos foram eleitos democraticamente. Porém, as circunstâncias dessas duas eleições foram muito especiais. Trump e Bolsonaro emergiram num quadro de grande ressentimento pelas soluções protagonizadas por políticos convencionais. O eleitorado estava desiludido, saturado do normal e disponível para experiências novas e radicais.
Nesse quadro, quer Trump, quer Bolsonaro, apostaram numa plataforma política antissistema. Propostas tipicamente populistas.
O populismo é sempre antissistema. Seja de esquerda ou de direita. É uma corrente que proclama a sua “pureza” e superioridade moral. Promete regenerar o sistema político, procurando diabolizar os políticos como corruptos, alienados da realidade e centrados apenas nos seus interesses. As soluções populistas são sempre simples, diretas e desintelectualizantes, quase milagrosas.
O populismo de direita tem dois atributos adicionais: o autoritarismo e a xenofobia. Esta segunda característica promove a fratura social, a divisão e a culpabilização. Explora o contraste entre “nós”, os bons, e “eles”, os maus, normalmente as minorias e os emigrantes.
Trump e Bolsonaro são claramente populistas de direita. De todos os defeitos que possuem, os que mais impressionam, nas atuais gravíssimas circunstâncias, são a sua absoluta incapacidade de assumir responsabilidades, de unir e de liderar.
Trump e Bolsonaro são mais do que duas faces do mesmo populismo. Como diria o grande escritor brasileiro Dias Gomes, são dois “canalhistas patifentos”.

 

Mais Artigos

Mariana Matos Negacionistas



Vílson Ponte Gomes Uma Nova Agenda



José Contente E se?



João Castro Lei do Mar



José Contente Proximidade



Sónia Nicolau Férias... Pandemia



José San-Bento Vitória Histórica



Hernâni Bettencourt Mar dos Açores



> >>

Arquivo Histórico do PS/Açores
PSA TV - Canal YouTube Ps/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados