Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contactos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Vasco Cordeiro prossegue ronda de contactos em todas as ilhas da Região


“O tempo é de arregaçar as mangas e, mais uma vez, por de pé a Região”, afirma Vasco Cordeiro


Povo dos Açores é o inequívoco vencedor do combate à pandemia, salienta o Presidente do Governo


Declaração do Governo dos Açores sobre as medidas de desconfinamento a implementar no mês de junho na Região Autónoma dos Açores


Artigos de Opinião

Francisco César Francisco César
"44 anos a cuidar de nós"
2020-06-02
Vasco Cordeiro Vasco Cordeiro
"Dia da Região | Mensagem do Presidente do Governo dos Açores"
2020-06-02
Francisco Coelho Francisco Coelho
"Retomar"
2020-05-30
Lara Martinho Lara Martinho
"A Bazuca chegou"
2020-05-30
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Desconfinando"
2020-05-30
Mónica Rocha Mónica Rocha
"Prioridades da Agricultura Açoriana em tempos de pandemia"
2020-05-30
José San-Bento José San-Bento
"Balanço Intercalar"
2020-05-26
ESTÁ AQUI:Media Center»Opinião
José Ávila

Opinião

"A vida em tempos de crise"

José Ávila
2020-04-04

 

Estamos a viver tempos de enorme incerteza, envoltos numa verdadeira crise de saúde pública que poucos imaginavam acontecer em pleno século XXI.
E é nestas alturas que precisamos de coragem e capacidade de liderança para enfrentar esta pandemia com contornos ainda imprevisíveis. E o Presidente do Governo tem interpretado esse papel de forma eximia, mesmo quando teve de bater o pé ao Terreiro do Paço.
Este não é tempo para luta partidária, muito embora ainda haja quem tente. Não é tempo para protagonismos, nem, muito menos, para propagação de notícias falsas ou distribuição de mensagens subtis nas redes sociais, capazes de atemorizar as populações. É tempo de falar verdade e espalhar a esperança.
Estes novos tempos estão a obrigar a afetação de recursos de monta e também a alterações profundas no nosso quotidiano.
O Governo dos Açores tomou medidas duras para tentar conter a pandemia e ao mesmo tempo desenhou medidas de apoio às famílias e às empresas.
As áreas da saúde e da educação estão a ser severamente afetadas, mas a economia também passa e irá passar por dificuldades durante os próximos tempos.
A saúde está a preparar-se para enfrentar o que aí vem e é por isso que todos temos o dever de deixar uma palavra de solidariedade e agradecimento a todos os profissionais da área da saúde, desde médicos, enfermeiros, técnicos, auxiliares, bombeiros, farmacêuticos, até às tripulações das aeronaves, onde se inclui a Unidade de Evacuações Aéreas, entre outros.
As escolas, os seus docentes e o pessoal não docente, procuram repor a normalidade que é possível nas atuais condições, trabalhando com imaginação e, sobretudo, com dedicação.
Por outro lado, as forças de segurança estão também empenhadas neste esforço conjunto e zelam pelo cumprimento da lei e pela segurança de todos.
Mas existem ainda outros que também estão a trabalhar para que não nos falte nada, com são os casos dos trabalhadores dos portos, aeroportos, banca, correios, comércio, padarias, restaurantes, talhos, peixarias, etc., não esquecendo os profissionais que continuam a recolher os resíduos, os que garantem o fornecimento de água, eletricidade e transporte de pessoas e mercadorias.
A comunicação social, pelo menos uma grande parte, tem tido, também, um papel importante munindo os Açorianos de informação do que se está a passar e indicações úteis para a sua proteção.
Os agricultores, os pescadores e a construção civil vão, também, mantendo uma parte da economia em funcionamento e os autarcas, por seu lado, têm estado atentos para que nada falte às pessoas de maior risco.
Como é visível, todos têm feito um enorme esforço para se adaptar a esta nova realidade e isso deve ser devidamente reconhecido.
Se toda esta gente está a fazer a sua parte, trabalhando para minimizar os impactos medonhos desta pandemia, é justo pedir àqueles que podem e que têm a possibilidade de ficar em casa que cumpram a sua parte e sigam as recomendações, porque é a única maneira conhecida que temos para ultrapassar este momento tão difícil.
E tudo isto para concluir que nunca precisamos tanto uns dos outros como agora.

 

Mais Artigos

Francisco César 44 anos a cuidar de nós



Vasco Cordeiro Dia da Região | Mensagem do Presidente do Governo dos Açores



Francisco Coelho Retomar



Lara Martinho A Bazuca chegou



Hernâni Bettencourt Desconfinando



Mónica Rocha Prioridades da Agricultura Açoriana em tempos de pandemia



José San-Bento Balanço Intercalar



José Contente Confiar



> >>

Arquivo Histórico do PS/Açores
PSA TV - Canal YouTube Ps/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados