Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contactos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Vasco Cordeiro prossegue ronda de contactos em todas as ilhas da Região


“O tempo é de arregaçar as mangas e, mais uma vez, por de pé a Região”, afirma Vasco Cordeiro


Povo dos Açores é o inequívoco vencedor do combate à pandemia, salienta o Presidente do Governo


Declaração do Governo dos Açores sobre as medidas de desconfinamento a implementar no mês de junho na Região Autónoma dos Açores


Artigos de Opinião

Francisco César Francisco César
"44 anos a cuidar de nós"
2020-06-02
Vasco Cordeiro Vasco Cordeiro
"Dia da Região | Mensagem do Presidente do Governo dos Açores"
2020-06-02
Francisco Coelho Francisco Coelho
"Retomar"
2020-05-30
Lara Martinho Lara Martinho
"A Bazuca chegou"
2020-05-30
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Desconfinando"
2020-05-30
Mónica Rocha Mónica Rocha
"Prioridades da Agricultura Açoriana em tempos de pandemia"
2020-05-30
José San-Bento José San-Bento
"Balanço Intercalar"
2020-05-26
ESTÁ AQUI:Media Center»Opinião
Sónia Nicolau

Opinião

"Respostas."

Sónia Nicolau
2020-04-01

 

O tema é único. E para esse tema único que nos absorve diariamente na solidão que se partilha nas redes sociais e no isolamento social que alguns teimam em não cumprir, são inevitáveis as respostas às famílias e empresas. Nesta circunstância o Governo dos Açores está a ter respostas preventivas e com iniciativa estratégica de liderança.

Respostas regionais e nacionais perante a ausência da Europeia
O Governo de Vasco Cordeiro tem apresentado respostas estratégicas e de uma eficácia efetiva. Apoios às famílias e às empresas. São mais de meia centena de medidas diversas. O princípio que suporta as diferentes medidas é o manter empregos. Do lay off à liquidez nas empresas.

Estas medidas regionais e nacionais, num esforço financeiro hercúleo, para manter à tona da água a economia nos próximos pares de meses. Mas sem ilusões, não há financiamento regional e nacional que combata as consequências desta crise, que é global. Se a Comissão Europeia não responder solidária e eficazmente a esta ameaça, que não é responsabilidade de nenhum país, de nenhum cidadão, esta crise será o fim do projeto europeu.

A resposta de orgulho Açoriano
Vasco Cordeiro, mais uma vez, dignificou e fortaleceu o ser Açoriano. É um “insulto” a posição do Representante da República para com cada Açoriano. A 14 de março o Presidente do Governo solicitava ao Primeiro Ministro o encerramento dos aeroportos regionais. A 16 de março o Governo Regional no parecer emitido na Resolução nº15-A/2020, que autoriza a declaração de Estado de Emergência, solicitada pelo Senhor Presidente da República, reiterava a posição de 14 de março . Tudo factos desconsiderados pelo Representante da República. Aos pedidos e pareceres do Governo Regional, uma das respostas veio com o Falcon a transportar o Representante da República para uma reunião presencial com Marcelo Rebelo de Sousa e a continuidade da TAP para São Miguel e Terceira. E agora, por fonte não identificada do gabinete do Representante, por um claro e inequívoco receio da responsabilidade quer política, quer pela morte de algum açoriano por COVID-19 , alega a ausência de pedido relativo à limitação de entrada de passageiros, imagine-se, ao próprio. A elevação do Presidente do Governo e o seu fervoroso interesse pela vida de cada Açoriano, reveste-se, humildemente, no “pedido” ao Representante da República na mesma missiva que expressa aquele que foi um “insulto" ao Povo Açoriano.

 

Mais Artigos

Francisco César 44 anos a cuidar de nós



Vasco Cordeiro Dia da Região | Mensagem do Presidente do Governo dos Açores



Francisco Coelho Retomar



Lara Martinho A Bazuca chegou



Hernâni Bettencourt Desconfinando



Mónica Rocha Prioridades da Agricultura Açoriana em tempos de pandemia



José San-Bento Balanço Intercalar



José Contente Confiar



> >>

Arquivo Histórico do PS/Açores
PSA TV - Canal YouTube Ps/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados