Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contactos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Vasco Cordeiro prossegue ronda de contactos em todas as ilhas da Região


“O tempo é de arregaçar as mangas e, mais uma vez, por de pé a Região”, afirma Vasco Cordeiro


Povo dos Açores é o inequívoco vencedor do combate à pandemia, salienta o Presidente do Governo


Declaração do Governo dos Açores sobre as medidas de desconfinamento a implementar no mês de junho na Região Autónoma dos Açores


Artigos de Opinião

Francisco César Francisco César
"44 anos a cuidar de nós"
2020-06-02
Vasco Cordeiro Vasco Cordeiro
"Dia da Região | Mensagem do Presidente do Governo dos Açores"
2020-06-02
Francisco Coelho Francisco Coelho
"Retomar"
2020-05-30
Lara Martinho Lara Martinho
"A Bazuca chegou"
2020-05-30
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Desconfinando"
2020-05-30
Mónica Rocha Mónica Rocha
"Prioridades da Agricultura Açoriana em tempos de pandemia"
2020-05-30
José San-Bento José San-Bento
"Balanço Intercalar"
2020-05-26
ESTÁ AQUI:Media Center»Opinião
Lara Martinho

Opinião

"NÃO PODEMOS PERDER A ALMA"

Lara Martinho
2020-03-28

 

No espaço de uma semana muito mudou nas nossas vidas, para os muitos como eu em isolamento social(1/3 da população mundial está em quarentena) as reuniões passaram a ser por videoconferência, descobrimos novas ferramentas e reutilizámos antigas. A realidade é que o teletrabalho tem se revelado vantajoso e permite vivermos estes dias com o sentimento de que continuamos a contribuir para a nossa comunidade, para a nossa região e para o país no seu todo.
Nas múltiplas reuniões que fui tendo, alertámos o Governo da República para as preocupações que recebíamos dos empresários relativamente às medidas que tinham sido anunciadas para o combate à Covid-19. Após um aturado trabalho, foram publicadas não só alterações,como apresentadas novas medidas, medidas positivas, que apostam na rapidez e simplificação. São várias as medidas de apoio não só às empresas, mas também às famílias que pode conhecer em detalhe em www.Covid19estamoson.gov.pt.Vou apenas elencar 2 destas medidas, que pela sua importância merecem destaque, aliás foram mesmo definidas pelo Ministro Siza Vieira como "ventiladores para as empresas": i) a moratória bancária que permitirá adiar o pagamento dos empréstimos por 6 meses, eii) o alargamento muito forte do layoff, um apoio extraordinário para manutenção de emprego, que permitirá a empresa pagar apenas 16% da sua folha salarial e quando reativar a sua atividade receberá ainda um prémio. Acresce, ainda, um apoio regional adicional e excecional face ao contexto nacional concedido às empresas açorianas no âmbito desta medida.
Há de facto um esforço considerável a nível nacional e regional para aliviar as empresas em termos fiscais, da segurança social, do sistema bancário e dos encargos com os trabalhadores, premiando a manutenção do emprego, sem esquecer as linhas de crédito, garantidas a 90% pelo Estado, que permitirão injetar liquidez nas empresas.
Além das medidas de apoio às empresas ficámos também a conhecer o pacote nacional e regional de medidas sociais a disponibilizar às famílias. No que diz respeito às famílias açorianas há a destacar o apoio aos mais idosos. Será reforçado o contato telefónico pelos serviços de Segurança Social com as pessoas com mais de 65 anos e foi criada uma bolsa de trabalhadores para apoiar as respostas de acolhimento residencial e de apoio domiciliário de idosos. Além destas, foi criado um complemento de 150 euros mensais destinado aos pais que estejam em casa com os filhos menores, a isenção do pagamento de rendas durante três meses, assim como, o pagamento das mensalidades das creches e jardins de infância. Será ainda prolongado o programa de atribuição de refeições escolares em período de férias, entre outras importantes medidas, já sabe fique a par de todas no sitehttps://covid19.azores.gov.pt.

Por fim, uma última palavra em relação à União Europeia, este é um momento decisivo para o projeto europeu demonstrar que é uma mais valia para todos os Estados-membros e para todos os cidadãos. Sabemos que as negociações não são fáceis, sabemos da resistência de alguns, felizmente poucos, e se por um lado é de louvar a criação da task force para acelerar os repatriamentos e coordenar os esforços dos diferentes países, por outro lado, é crucial que a União Europeia apresente 1 programa de recuperação que seja um verdadeiro projeto de recuperação económica europeia para o período pós-crise, ou então podemos estar perante o fim deste projeto europeu.

Os próximos dias serão assim, com muitas horas passadas ao computador e com a criação de novos hábitos. A vida nunca mais será a mesma, é o que ouvimos com mais frequência, e provavelmente não será. Mas, agora que estamos a entrar na fase mais crítica desta pandemia, e que vamos seguramente perder muitas coisas, "nunca podemos perder a alma", como bem lembrava o Expresso curto. A alma, o humanismo, a solidariedade, têm de continuar a definir o nosso caminho para que possamos ultrapassar este desafio do século, vivos de corpo, mas acima de tudo vivos de espírito.
Recordo siga todas as recomendações de distanciamento social emitidos pela Direção Geral da Saúde. Fique em casa! Saiba mais emhttps://covid19.min-saude.pt.Se sentir sintomas, antes de recorrer às urgências, ligue para a Saúde Açores 808 24 60 24 e siga todas as recomendações. Se tiver dúvidas que não sejam do âmbito médico ligue para a linha 800 29 29 29,800 500 501 ou envie email para esclarecimentocovid19@azores.gov.pt.
Haja saúde!

 

Mais Artigos

Francisco César 44 anos a cuidar de nós



Vasco Cordeiro Dia da Região | Mensagem do Presidente do Governo dos Açores



Francisco Coelho Retomar



Lara Martinho A Bazuca chegou



Hernâni Bettencourt Desconfinando



Mónica Rocha Prioridades da Agricultura Açoriana em tempos de pandemia



José San-Bento Balanço Intercalar



José Contente Confiar



> >>

Arquivo Histórico do PS/Açores
PSA TV - Canal YouTube Ps/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados