Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contactos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Governo dos Açores anula concurso para construção de navio e direciona 48,2 milhões de euros para saúde, emprego e economia


Conferência de Imprensa do Presidente do Governo Regional dos Açores


Mensagem do Presidente do Governo Regional dos Açores


Governo dos Açores avança com medidas de apoio aos estudantes Açorianos deslocados


Artigos de Opinião

Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"A ocupação da terra tem muito de opções políticas"
2020-04-08
José Contente José Contente
"Privatizar?"
2020-04-08
Vílson Ponte Gomes Vílson Ponte Gomes
"Ponto de viragem"
2020-04-07
José San-Bento José San-Bento
"Ousadia ou Prudência?"
2020-04-06
Francisco Coelho Francisco Coelho
"Corsário"
2020-04-04
Lara Martinho Lara Martinho
"ESTADO DE EMERGÊNCIA REFORÇADO"
2020-04-04
José Ávila José Ávila
"A vida em tempos de crise"
2020-04-04
ESTÁ AQUI:Media Center»Opinião
Emanuel Furtado

Opinião

"O combate à pobreza e à exclusão social"

Emanuel Furtado
2020-02-20

 

Em junho de 2018, o Governo dos Açores aprovou a Estratégia Regional de Combate à Pobreza e Exclusão Social, que vigorará por um período de uma década, isto é, até 2028 e que define quatro prioridades de intervenção, que têm como objetivo principal reduzir os níveis de pobreza nos Açores, bem como assegurar a coesão da Região como um todo. São elas:
Assegurar a todas as crianças e jovens, desde o início de vida, um processo de desenvolvimento integral e inclusivo; Reforçar a coesão social na Região; Promover uma intervenção territorializada; Garantir o conhecimento adequado sobre o fenómeno da pobreza na Região.
Das quatro prioridades atrás referidas, quero destacar a prioridade três: a da promoção de uma intervenção a executar de modo territorializado. Dentro desta prioridade, há a destacar a criação de uma rede de Polos Locais de Desenvolvimento e Coesão Social, que definiu cinco territórios que deveriam ser alvo de intervenção prioritária, com a criação de equipas multisectoriais para colocar em prática esta estratégia, e que vigorarão até 2021. Esses polos correspondem a quatro freguesias da ilha de São Miguel e uma da ilha Terceira. Em São Miguel, são as freguesias de Arrifes, Água de Pau, Fenais da Ajuda e Rabo de Peixe, estas duas últimas do concelho da Ribeira Grande. Esta escolha e distribuição deveu-se ao facto das suas populações apresentarem maiores fragilidades ao nível da pobreza e da exclusão social, tendo como objetivos o de garantir a articulação das respetivas respostas, de rentabilizar todos os recursos locais e de proporcionar a melhoria das condições de vida aos cidadãos desses territórios.
A título de exemplo, na passada semana, e no âmbito desses núcleos, esteve presente junto das comunidades de Rabo de Peixe e de Fenais da Ajuda, a carrinha “Girafa! Aqui vou eu!”, equipada com material lúdico-pedagógico, com o objetivo de apoiar os pais das crianças até 3 anos, nas brincadeiras que desenvolvem com os seus filhos, como forma de promover um desenvolvimento mais saudável e equilibrado das crianças e melhorar as relações afetivas entre ambos, proporcionando-lhes atividades que permitem estimular a curiosidade, a criatividade, a motricidade e a aquisição de linguagem das crianças.
Isso sim, é uma verdadeira estratégia de combate à pobreza e à exclusão!

 

Mais Artigos

Sónia Nicolau A ocupação da terra tem muito de opções políticas



José Contente Privatizar?



Vílson Ponte Gomes Ponto de viragem



José San-Bento Ousadia ou Prudência?



Francisco Coelho Corsário



Lara Martinho ESTADO DE EMERGÊNCIA REFORÇADO



José Ávila A vida em tempos de crise



Hernâni Bettencourt Mal-entendido?! Em 2011 já era tarde…



> >>

Arquivo Histórico do PS/Açores
PSA TV - Canal YouTube Ps/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados