Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contactos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Governo dos Açores anula concurso para construção de navio e direciona 48,2 milhões de euros para saúde, emprego e economia


Conferência de Imprensa do Presidente do Governo Regional dos Açores


Mensagem do Presidente do Governo Regional dos Açores


Governo dos Açores avança com medidas de apoio aos estudantes Açorianos deslocados


Artigos de Opinião

Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"A ocupação da terra tem muito de opções políticas"
2020-04-08
José Contente José Contente
"Privatizar?"
2020-04-08
Vílson Ponte Gomes Vílson Ponte Gomes
"Ponto de viragem"
2020-04-07
José San-Bento José San-Bento
"Ousadia ou Prudência?"
2020-04-06
Francisco Coelho Francisco Coelho
"Corsário"
2020-04-04
Lara Martinho Lara Martinho
"ESTADO DE EMERGÊNCIA REFORÇADO"
2020-04-04
José Ávila José Ávila
"A vida em tempos de crise"
2020-04-04
ESTÁ AQUI:Media Center»Opinião
Sónia Nicolau

Opinião

"Decisões e vitórias"

Sónia Nicolau
2020-02-12

 

Decisão 1: Universidade dos Açores
Vasco Cordeiro liderou a garantia do reforço do financiamento da Universidade dos Açores. São 1,2 M€ por ano. De 2020-2023, a Universidade terá assegurado 4,8 M€. Esta é uma importante conquista para o financiamento da Universidade dos Açores e a validação de que os custos da tripolaridade devem ser, em primeiríssimo, lugar assumidos pelo Orçamento de Estado. Esta é uma relevante conquista de Vasco Cordeiro, uma vitória para os Açores e uma derrota para todos aqueles que insistem em reforçar o financiamento da Universidade à custa do orçamento regional. Os deputados do PS/Açores asseguraram o acesso da Universidade aos fundos dos programas operacionais nacionais e a “criação de um programa de competências dirigido à elaboração de candidaturas, promoção de parcerias, envolvimento em consórcios e execução dos respetivos fundos”. Esta foi uma conquista dos deputados dos Açores eleitos pelo PS na República e uma vitória para os Açores.

Decisão 2: Mar
Foi aprovado, em janeiro de 2019, por unanimidade na Assembleia Legislativa Regional dos Açores uma anteproposta de Lei, apresentada pelo Governo dos Açores, sobre a Lei de Bases do ordenamento e gestão do espaço marítimo nacional. Estão preto no branco as condições técnicas para garantir a gestão do mar pelo Governo Regional em partilha com o Governo da República. Na República após a votação favorável na generalidade, em dezembro de 2019, pretende o PSD reabrir o debate, criando um grupo de trabalho para, imagine-se, definir as condições técnicas para a gestão partilhada. Afinal o que quer o PSD, protagonizado pelo deputado dos Açores à Assembleia da República e com a anuência, pelo silêncio, da liderança atual? Mas não foram as condições técnicas que se aprovaram no parlamento açoriano aceites por todos os partidos? A aprovação da proposta do Governo dos Açores foi um sinal de decisão de Vasco Cordeiro e de reforço da nossa Autonomia, uma vitória para os Açorianos. O recuo e a desconsideração autonómica, protagonizado pelo PSD, para com as decisões do parlamento açoriano é uma derrota para a afirmação da autonomia dos Açores, é uma derrota para os Açorianos e é uma derrota para a dita “autonomia da responsabilização” - em que ficamos? Ou é tudo só uma bonita oratória sem consequência... “Já agora é também uma derrota para os deputados da República que se abstiveram, com dúvidas centralistas”. Portugal, só é mais Portugal com as regiões autónomas. Portugal, só é mais Estado Republicano e Democrático, com a Autonomia.

(in)Decisão 3: IMI e Cultura, Ponta Delgada a perder
A Câmara de Ponta Delgada social-democrata decidiu a isenção de IMI, no âmbito da reabilitação, para o hotel a construir na Calheta Pêro de Teive, durante 10 anos. Há decisões rápidas...sem fundamento legal. Não responder ao convite para candidatar Ponta Delgada a capital da cultura em 2027, mesmo após uma proposta do PS em 2013 nesse sentido, a confirmação do responsável autárquico de trabalho para uma candidatura em 2015 e a manifestação em dois planos estratégicos (na gaveta) para Ponta Delgada. Há indecisões lentas... com fundamento estratégico. Ponta Delgada sempre a perder pela más decisões e indecisões.

 

Mais Artigos

Sónia Nicolau A ocupação da terra tem muito de opções políticas



José Contente Privatizar?



Vílson Ponte Gomes Ponto de viragem



José San-Bento Ousadia ou Prudência?



Francisco Coelho Corsário



Lara Martinho ESTADO DE EMERGÊNCIA REFORÇADO



José Ávila A vida em tempos de crise



Hernâni Bettencourt Mal-entendido?! Em 2011 já era tarde…



> >>

Arquivo Histórico do PS/Açores
PSA TV - Canal YouTube Ps/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados