Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contactos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Conferência de Imprensa do Presidente do Governo Regional dos Açores


Mensagem do Presidente do Governo Regional dos Açores


PS/Açores congratula-se com a realização de Plenário da ALRAA por Videoconferência


Governo dos Açores organiza bolsa de alojamento para proteger as famílias dos profissionais de saúde e proteção civil


Artigos de Opinião

Francisco Coelho Francisco Coelho
"Corsário"
2020-04-04
Lara Martinho Lara Martinho
"ESTADO DE EMERGÊNCIA REFORÇADO"
2020-04-04
José Ávila José Ávila
"A vida em tempos de crise"
2020-04-04
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Mal-entendido?! Em 2011 já era tarde…"
2020-04-03
José Contente José Contente
"Repugnante"
2020-04-01
Dionísio Faria e Maia Dionísio Faria e Maia
"Não apetece!"
2020-04-01
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Respostas."
2020-04-01
ESTÁ AQUI:Media Center»Opinião
Sónia Nicolau

Opinião

"Não estou para ser, mas para fazer"

Sónia Nicolau
2020-01-23

 

O congresso do PSD foi um momento morno. Conciliador para alguns, mas exaltado para muitos. Uns a contrariarem os outros. A partir daqui endereço saudações democráticas ao eleito líder do PSD/Açores, José Bolieiro.
Na política a favor dos cidadãos não há espaço para a vitimização. Falar de líderes, falar de responsáveis políticos, não é ataque pessoal. É sim, avaliar os diferentes responsáveis políticos. Para o PS é avaliar Vasco Cordeiro. Para o PSD, é, a partir dos últimos dias, José Bolieiro. Avaliar e criticar as suas opções políticas, nunca poderá ser pessoal, nem de vitimização. São protagonistas políticos que se sujeitam, pela sua ação ou inação, ao escrutínio da observação e da votação.
“Não estou para ser, mas para fazer”, o discurso final do congresso foi um conjunto de palavras que a muitos agrada, mas que esbate com as opções políticas do líder do PSD e Presidente da Câmara de Ponta Delgada.
E na política o que parece é efetivamente e não há margem para adereços numa candidatura a um cargo regional. Ponta Delgada, a maior porta de entrada dos Açores, maior número de turistas, onde está a resposta das políticas públicas municipais? Algum leitor identifica Ponta Delgada, como uma cidade contemporânea, inovadora e inclusiva?

“Não estou para ser, mas para fazer”, contradição 1: impostos
No discurso regional promete-se a baixa de impostos. Em Ponta Delgada, não há direito à devolução de IRS aos cidadãos. A DERRAMA, não está a favorecer os empresários. O IMI poderia ter taxas mínimas e variáveis constante uma política urbanística (que não existe) . Se não está para ser, mas para fazer, porque não reduz os impostos e devolve IRS às famílias?

“Não estou para ser, mas para fazer”, contradição 2: resíduos
No discurso regional há palavras vagas para o ambiente. Em Ponta Delgada, há anos, a gestão dos resíduos é ineficiente. A recolha e pagamento de resíduos é um caos. Primeiro foram ecopontos, depois retiram-se os ecopontos, não se consolida a recolha porta à porta, não se implementa método de pagamento por produção de lixo, não se vislumbra o cumprimento das diretrizes europeias para a reciclagem. A gestão de espaços ambientais, como a Lagoa das Empadadas, é lamentável. Se não está para ser, mas para fazer, porque não tem estratégia para a gestão de resíduos e de espaços ambientais em Ponta Delgada?

Se não está para ser, mas para fazer, porque é que em Ponta Delgada não aplica o discurso redondo do congresso e que poucos aplausos arrecadou - é natural, os congressistas do PSD sabem bem quem é e o que é capaz de fazer o seu líder. Lesto em palavras, mas lento em ações.

Ponta Delgada está isenta de uma gestão com ação. Ponta Delgada, atrasa-se todos os dias. Mas agora, quer-se fazer crer que a ação vem com palavras amorfas de um conjunto de críticas, onde faltam soluções que são essenciais para uma oposição forte, vital para uma democracia musculada - aqui espera-se que realmente esteja para fazer e não, mais um líder, para ser.

 

Mais Artigos

Francisco Coelho Corsário



Lara Martinho ESTADO DE EMERGÊNCIA REFORÇADO



José Ávila A vida em tempos de crise



Hernâni Bettencourt Mal-entendido?! Em 2011 já era tarde…



José Contente Repugnante



Dionísio Faria e Maia Não apetece!



Sónia Nicolau Respostas.



José San-Bento Decisão Acertada



> >>

Arquivo Histórico do PS/Açores
PSA TV - Canal YouTube Ps/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados