Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contactos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Vasco Cordeiro anuncia projeto para fazer da Graciosa “ilha modelo” da mobilidade elétrica


Vasco Cordeiro enaltece esforço de 12.500 Açorianos que apostaram no reforço das suas qualificações


Resultados concretos comprovam “profunda mudança estrutural” registada no setor vitivinícola, destaca Vasco Cordeiro


Novo terminal de passageiros consta do Plano de Reordenamento do Porto da Praia da Graciosa – Vasco Cordeiro


Artigos de Opinião

Francisco Coelho Francisco Coelho
"Ódio antigo"
2020-02-22
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Uma saída à Bolieiro…"
2020-02-22
João Vasco Costa João Vasco Costa
"O exemplo?"
2020-02-21
Emanuel Furtado Emanuel Furtado
"O combate à pobreza e à exclusão social"
2020-02-20
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"(EU)tanásia"
2020-02-19
Mónica Rocha Mónica Rocha
"Filarmónicas açorianas honram o passado e melhoram o futuro"
2020-02-18
João Paulo Ávila João Paulo Ávila
"Filarmónicas dos Açores"
2020-02-14
ESTÁ AQUI:Media Center»Opinião
Lara Martinho

Opinião

"OS DEBATES E AS REIVINDICAÇÕES AÇORIANAS"

Lara Martinho
2020-01-19

 

Iniciou-se o período de audições dos Ministros do Governo da República. Este é um momento sempre muito aguardado dado que temos a oportunidade de publicamente questionar cada um dos membros do Governo sobre as questões que nos inquietam.
Esta semana, estive acima de tudo dedicada a temas que são quer importantes para os açorianos, quer estratégicos para o posicionamento e desenvolvimento da nossa ilha e da nossa região.
CTT -reivindiquei o melhoramento dos serviços dos CTT em todas as ilhas dos Açores, e em particular na ilha Terceira a relevância de se assegurar a reabertura do posto de desalfandegamento na renegociação do contrato de concessão dos CTT, dados os constantes atrasos na entrega de encomendas. Alertei, ainda, para o impedimento no envio de encomendas com +5kg, por expresso mail via aérea, de e para os Açores. Neste momento, só é permitido o envio por via marítima, uma limitação apenas aplicada aos Açores, o que não é aceitável.

AIR Center -questionei o Ministro da Ciência sobre os objetivos e desafios para o Air Center em 2020, tendo em conta que o Orçamento identifica como uma prioridade na área da Ciência e Investigação, o fortalecimento do posicionamento Atlântico de Portugal na Europa, em particular, através do reforço do Centro Internacional de Investigação do Atlântico (AIR Center - AtlanticInternational Research Center). O Sr. Ministro salientou que continua a existir uma aposta muito forte no AIR Center e que recentemente o Reino Unido aderiu como centro de Oxford.
Atração de novas rotas aéreas- na audição do Ministro da Economia, abordei o turismo, e evidenciei que apesar do crescimento do turismo nos Açores temos de olhar com atenção para alguns desequilíbrios que importa intervir e atenuar, nomeadamente no que diz respeito à ilha Terceira, que apresenta um decréscimo no número de turistas, em 2019. Salientei a importância dos incentivos do programa VIP.pt para promover e atrair novas rotas para os Açores, e em particular para a ilha Terceira. A Sra. Secretaria de Estado do Turismo reconheceu esta necessidade e salientou que estão a estudar com a Região a possibilidade de estender estes apoios ao aeroporto das Lajes.
Certificados Verdes - na audição do Ministro do Ambiente alertei para a importância de se atribuir às entidades dos Açores e da Madeira a competência para a emissão de garantias de origem de eletricidade a partir de fontes de energias renováveis. Neste momento, as empresas de eletricidade regionais estão impossibilitadas de atestar aos seus clientes que a energia que fornecem é 100% verde. Esta situação penaliza as empresas dos Açores e da Madeira que apostaram na sustentabilidade ambiental e que pretendem ter acesso a estes certificados, pelo que tem de ser alterada.

Descontaminação -saudei o facto do orçamento do Estado determinar de forma clara e efetiva a descontaminação dos solos e aquíferos no concelho da Praia da Vitória como uma prioridade, aliás como uma questão de interesse nacional. Mas, também defendi que é fundamental que este compromisso continue a traduzir-se em medidas cada vez mais concretas. Salientei, ainda, que o Fundo Ambiental tem tido um papel importante no apoio ao processo de descontaminação na ilha Terceira e o documento orçamental para este ano volta a prever verbas para a compensação dos custos a assumir com análises do plano de monitorização especial da água na Praia da Vitória e dos custos com estudos referentes à situação ambiental na ilha Terceira.

Fui agraciada com um artigo do ilustre Armando Mendes! - no jornal do dia 16 de janeiro Armando Mendes escreveu um artigo intitulado "Como arrastar uma desgraça sem dó nem piedade...".
Sobre os comentários relativos à minha seriedade e integridade, nomeadamente, "linguajar que como que branqueia um problema gravíssimo" e a insinuação de que estou a "enganar meio mundo a dizer que há descontaminação - porque não há!", é meu dever publicamente afirmar que prezo e valorizo demasiado a liberdade de imprensa para retorquir, nos devidos termos, sobre a integridade (ou a sua ausência) de cada um de nós.
Em relação ao conteúdo do artigo o que se retira é que na opinião de Armando Mendes estudos, análises e relatórios não são necessários, porque ele já os tem, e, por isso, tudo o que os deputados dos vários partidos, o Governo Regional e o Governo da República deviam fazer em relação ao tema era, de forma agradecida, solicitar-lhe a solução para o problema, até porque "é só pedir", e executá-la de forma cega, em rigoroso cumprimento dos métodos científicos.
Caro amigo Armando, para finalizar, apesar de o ter em muita consideração, não o considero a única pessoa séria nos Açores!

Deputada e Vice-Presidente GPPS na Assembleia da República
E-mail lmartinho@ps.parlamento.pt
www.laramartinho.wordpress.com

 

Mais Artigos

Francisco Coelho Ódio antigo



Hernâni Bettencourt Uma saída à Bolieiro…



João Vasco Costa O exemplo?



Emanuel Furtado O combate à pobreza e à exclusão social



Sónia Nicolau (EU)tanásia



Mónica Rocha Filarmónicas açorianas honram o passado e melhoram o futuro



João Paulo Ávila Filarmónicas dos Açores



Francisco Coelho Precários



> >>

Arquivo Histórico do PS/Açores
PSA TV - Canal YouTube Ps/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados