Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contactos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Vasco Cordeiro desafia partidos a debater Reforma do Poder Local


Vasco Cordeiro lembra que proposta sobre gestão do Mar mereceu unanimidade no Parlamento dos Açores


Governo assume compromisso de tudo fazer para que a SATA sirva cada vez melhor os Açores e os Açorianos, afirma Vasco Cordeiro


Proposta do Bloco de Esquerda “é um enorme retrocesso” para a construção da nova cadeia de São Miguel


Artigos de Opinião

Francisco Coelho Francisco Coelho
"Acordos"
2020-01-19
Lara Martinho Lara Martinho
"OS DEBATES E AS REIVINDICAÇÕES AÇORIANAS"
2020-01-19
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Normalidade com o porto das Flores destruído?"
2020-01-17
José Contente José Contente
"Demo ou dema?"
2020-01-15
Mário Tomé Mário Tomé
"Plano para 2020 reflete confiança que vive a Economia do Pico"
2020-01-15
Emanuel Furtado Emanuel Furtado
"Política e afins – O abastecimento às Flores"
2020-01-15
Francisco Coelho Francisco Coelho
"Povo…"
2020-01-12
ESTÁ AQUI:Media Center»Opinião
João Paulo Ávila

Opinião

"Desafios para habitação nos Açores"

João Paulo Ávila
2019-12-20

 

Consagrados que estão na nossa Constituição, e muito bem, os direitos fundamentais dos cidadãos são princípios que devem ser respeitados até ao limite das nossas possibilidades governativas. Os direitos fundamentais devem ser o mote essencial da atuação dos agentes políticos, enquanto fomentadores de políticas públicas, inventivas de melhores condições de vida para toda a população.
Entendo que é obrigação do Estado ser promotor do fácil acesso a esses direitos que, para além de serem fundamentais, são também cruciais para o funcionamento da nossa sociedade com qualidade de vida.
Na verdade, ao longo dos tempos, o Estado tem tido a capacidade de dar esse impulso. É exemplo disso o serviço público de saúde, a escola pública ou a segurança social universal.
Evoluções essas que vão contribuindo para a melhoria das nossas condições de vida.
Se por um lado, há sempre a necessidade de melhoria das políticas públicas já existentes, por outro, temos de ter a capacidade de ir mais além neste Estado Social.
Podendo existir, e havendo com certeza outras áreas, quero hoje relevar o direito à habitação e, em concreto, os seus programas de acesso que devem merecer atenção especial, por parte do Estado numa política para a habitação que vá para além daqueles que são os apoios vigentes.
Atente à conjuntura social atual, penso mesmo que este é o momento.
Está nas mãos desta geração de políticos, continuar a fazer história, sempre com espírito de construção de um percurso que até já foi realizado noutras áreas consagradas como fundamentais na nossa Constituição.
Na habitação, o Estado Social respondeu e responde essencialmente à generalidade da população com maiores fragilidades sociais. Contudo, no acesso à habitação, as dificuldades abrangem hoje muitos agregados familiares de camadas mais jovens e da classe média.
Nós não podemos aceitar que um casal, ambos licenciados e com trabalho estável, sem outros rendimentos familiares e com grandes perspetivas pessoais e profissionais se deparem com tantas dificuldades em aceder a uma habitação.
E é aqui, que urge uma resposta mais abrangente. Temos de ser capazes de ajudar a ultrapassar esta barreira intransponível e favorecer o saudável e livre desenvolvimento individual e familiar de todos. Todos sem exceção.
E disse livre porque é também de liberdade que estamos a falar. Há responsabilidades e responsabilidades. E as responsabilidades relativas a algo tão essencial como é possuir uma habitação, não podem nem devem ser castradoras de uma vida que se quer próspera e feliz.

Antes de terminar, aproveito para desejar a todos os colaboradores e ouvintes desta rádio um Feliz Natal e faço votos para que o próximo ano seja um ano próspero nas vossas ambições.

 

Mais Artigos

Francisco Coelho Acordos



Lara Martinho OS DEBATES E AS REIVINDICAÇÕES AÇORIANAS



Sónia Nicolau Normalidade com o porto das Flores destruído?



José Contente Demo ou dema?



Mário Tomé Plano para 2020 reflete confiança que vive a Economia do Pico



Emanuel Furtado Política e afins – O abastecimento às Flores



Francisco Coelho Povo…



Lara Martinho Novo ano, novo Orçamento



> >>

Arquivo Histórico do PS/Açores
PSA TV - Canal YouTube Ps/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados