Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contactos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Obra de construção da proteção de emergência já arrancou no Porto das Lajes das Flores


Vasco Cordeiro dedica o dia a contactos no Corvo no âmbito da retoma da atividade económica da Região


Reunião com o Presidente da Câmara da Praia da Vitória permitiu analisar a retoma económica no concelho, afirma Vasco Cordeiro


“Interessa agora trabalhar para que a economia e o emprego ganhem novo impulso” em cada ilha, afirma Vasco Cordeiro


Artigos de Opinião

Francisco Coelho Francisco Coelho
"Tele… Quê?"
2020-06-06
Lara Martinho Lara Martinho
"Estabilizar para recuperar"
2020-06-06
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Um discurso marcante para uma missão hercúlea "
2020-06-06
José Ávila José Ávila
"Quando falta palco"
2020-06-06
João Vasco Costa João Vasco Costa
"Do fastio"
2020-06-05
Francisco Coelho Francisco Coelho
"Esclarecimento"
2020-06-05
Carlos Silva Carlos Silva
"Reerguer a Economia Açoriana"
2020-06-04
ESTÁ AQUI:Media Center»Opinião
Lizuarte Machado

Opinião

"Mais do mesmo"

Lizuarte Machado
2010-10-15

 

A República está em crise. Qual é a novidade? Sempre esteve. A crise é económica. Será só? Claro que não. É sobretudo e acima de tudo uma crise de valores e de liderança, melhor dizendo, de falta de liderança. Houve excepções, claro que houve. No pós 25 de Abril, só me lembro de uma. O Governo liderado pelo Dr. Mário Soares que negociou a intervenção no País do Fundo Monetário Internacional e nos levou a entrar na então Comunidade Económica Europeia. A capacidade, seriedade e prestígio do Líder são fundamentais para a auto-estima e afirmação de um povo como se pôde constatar pelo facto de que sem o prestígio pessoal do Dr. Mário Soares, a data de entrada de Portugal na CEE teria sido outra.

Falar do pós 85 pouco mais é do que lamentar as oportunidades perdidas e os erros cometidos. A falta de cultura de responsabilidade que levou a que privilegiassem as carreiras pessoais e o clientelismo político-partidário em detrimento da modernização económica e do desenvolvimento social do País assente na ideia absurda de que a economia continuaria a crescer a ritmos que permitissem cobrir a incompetência dos seus erros, deu no que deu.

Como escrevi neste jornal em 9 de Novembro de 2008, a crise e os seus efeitos há muito eram ou conhecidos ou previsíveis; acontece, porém, que as visões centradas em interesses exclusivamente pessoais, partidários e incompetentes conduzem a análises estáticas, limitadas às complexidades presentes, afastando-nos cada vez mais das oportunidades futuras.

O PEC3 é mais do mesmo. Exige-se tudo a quem trabalha sem que se tenha a preocupação de usar, de forma séria e racional, aquilo que se exigiu. É claro que o incumprimento, por parte dos governantes, das mais elementares regras de rigor e seriedade levam a que os portugueses pensem, com toda a legitimidade, que os principais actores políticos nacionais são irresponsáveis.

Acredito que as medidas agora tomadas são, no momento, as únicas possíveis mas, apenas e só porque em devido tempo outras não foram tomadas. Quem regularmente acompanha a comunicação social, nacional e internacional, sabe que avisos não faltaram. Acontece porém que como afirmou Henrique Neto, ″os nossos governantes não sabem da importância de ouvir os críticos, que é uma qualidade que está apenas ao alcance dos estadistas ″.

Mas pior que tudo isto, muito pior, é que não se vislumbra luz ao fundo do túnel. Não há no horizonte nenhum D. Sebastião e, a menos que aconteça algum milagre, coisa em que não acredito, será mais do mesmo já que, como todos percebemos nas maneiras, atitudes, gestos e tomadas de posição, o Dr. Pedro Passos Coelho mais não é do que um clone do Engenheiro José Sócrates.

 

Mais Artigos

Francisco Coelho Tele… Quê?



Lara Martinho Estabilizar para recuperar



Hernâni Bettencourt Um discurso marcante para uma missão hercúlea



José Ávila Quando falta palco



João Vasco Costa Do fastio



Francisco Coelho Esclarecimento



Carlos Silva Reerguer a Economia Açoriana



José Contente Da Autonomia



> >>

Arquivo Histórico do PS/Açores
PSA TV - Canal YouTube Ps/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados