Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contactos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Comunicado da Conferência de Imprensa do Presidente do Governo Regional dos Açores


Vasco Cordeiro enaltece contributo dos agricultores para o regular abastecimento da Região


Vasco Cordeiro enaltece esforço das escolas e das famílias no “desafio de pôr de pé” o novo ano escolar


Vasco Cordeiro pede sinal claro de união e de determinação à volta da Autonomia


Artigos de Opinião

Mariana Matos Mariana Matos
"Juntos"
2020-09-20
Francisco Coelho Francisco Coelho
"Concertação"
2020-09-19
Lara Martinho Lara Martinho
"Açores na Assembleia"
2020-09-19
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Fundos comunitários: uma enorme vitória dos Açores!"
2020-09-19
José Contente José Contente
"O (de)mérito"
2020-09-19
Vítor Fraga Vítor Fraga
"De trapalhada em trapalhada"
2020-09-18
José Contente José Contente
"Prá frente …"
2020-09-16
ESTÁ AQUI:Media Center»Opinião
Hernâni Bettencourt

Opinião

"2019: Personalidade e acontecimento"

Hernâni Bettencourt
2019-12-29

 

A cada final de ano é habitual assistir-se, nos diferentes órgãos de comunicação social, à escolha das figuras ou personalidades e dos factos ou acontecimentos que marcam o ano. 2019 não fugiu à regra. Passando os olhos pelos mais diversos jornais e assistindo aos noticiários dos diferentes canais nacionais temos uma espécie de cardápio à disposição. Assim, tendo em conta a respetiva importância para o mundo, decidimos – tal como a maioria – que os “prémios” vão para:


Personalidade do ano
A figura do ano é, indiscutivelmente, Greta Thunberg. Num tempo em que as alterações climáticas, a defesa de uma agenda verde, a eliminação do plástico, a redução das emissões de carbono, etc…, etc... constam dos programas de todos os partidos políticos e movimentos cívicos, não surpreende o mediatismo à volta de uma jovem sueca que aos 15 anos decidiu manifestar-se com um cartaz de papelão junto ao parlamento da Suécia. Esse foi o primeiro acto de uma espécie de “greve climática”, ao qual sucedeu outro, e outro e outro e outro... até se tornar num verdadeiro movimento internacional que mobiliza milhões de jovens e menos jovens na defesa da sustentabilidade ambiental do nosso planeta. Tornou-se, assim, “rapidamente” num símbolo de um grito global contra a inação face às alterações climáticas, sendo ouvida em parlamentos e na assembleia-geral da ONU, tendo inclusivamente visto o seu nome ser incluído na shortlist para o Nobel da Paz. Independentemente da opinião que tenhamos sobre esta jovem (ou o papel que desempenha), a verdade é que agitou e muito as consciências de todo o Mundo. Esperemos que tenha chegado a tempo!


Acontecimento do ano
Apesar de alguns avanços e indefinições. Discussões e negociações. Demissões e eleições. O Brexit irá mesmo acontecer. O resultado das eleições ocorridas no passado dia 12 de dezembro foi inequívoco. A maioria absoluta conferida pelos eleitores britânicos ao Partido Conservador - maior vitória a seguir a Thatcher em 1987 - foi o acto final da peça “Adeus União Europeia”. Logo na noite eleitoral Boris Jonhson anunciava: “o Brexit vai acontecer a 31 de janeiro.” Atendendo ao que isto significa para a União Europeia, para a Europa e para o Mundo, está encontrado o acontecimento do ano 2019. A saída de um gigante da União Europeia não só terá consequências que não serão resolvidas através dos muitos milhões de libras a assumir pelo governo britânico, como também abre um rombo demasiado grande no chamado projeto europeu. A Europa, para ser um bloco poderoso no mapa mundial, precisa, respeitando as grandes diferenças culturais dos países que a integram, dos mais fortes e poderosos Estados para ombrear com a China e com os Estados Unidos. Esta saída desequilibra o que já não estava totalmente equilibrado. O respeito pela democracia impõe que se aceite a vontade do povo britânico, ainda que se discorde profundamente do caminho escolhido.

PS: votos de um feliz ano novo para todos!

 

Mais Artigos

Mariana Matos Juntos



Francisco Coelho Concertação



Lara Martinho Açores na Assembleia



Hernâni Bettencourt Fundos comunitários: uma enorme vitória dos Açores!



José Contente O (de)mérito



Vítor Fraga De trapalhada em trapalhada



José Contente Prá frente …



Sónia Nicolau Fortalecer, acelerar e recuperar



> >>

Arquivo Histórico do PS/Açores
PSA TV - Canal YouTube Ps/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados