Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contactos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Vasco Cordeiro anuncia lançamento do concurso público para intervenção na estrada Furnas-Povoação


Vasco Cordeiro eleito por aclamação Primeiro Vice-Presidente do Comité das Regiões


PS/Açores garante simplificação e reforço dos apoios às filarmónicas


Classificação da Igreja do Carmo como imóvel de interesse público é importante contributo para a salvaguarda daquele património


Artigos de Opinião

Francisco Coelho Francisco Coelho
"Precários"
2020-02-15
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Até sempre, Senhora Deputada Zuraida Soares!"
2020-02-15
Lara Martinho Lara Martinho
"VIAGEM DE ESTADO À ÍNDIA"
2020-02-15
José Miguel Toste José Miguel Toste
"Um congresso side-by-side"
2020-02-14
João Vasco Costa João Vasco Costa
"Congresso(s)"
2020-02-12
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Decisões e vitórias"
2020-02-12
José Contente José Contente
"In memoriam"
2020-02-12
ESTÁ AQUI:Media Center»Opinião
Tiago Branco

Opinião

"Faial no Orçamento dos Açores para 2020"

Tiago Branco
2019-12-18

 

Foram aprovadas as propostas de Plano e Orçamento da Região Autónoma dos Açores para 2020. Documentos que, apesar da maioria absoluta do Partido Socialista no parlamento açoriano, mereceram o voto favorável do CDS/PP e a abstenção do PCP. Um claro sinal de abertura ao diálogo por parte do partido maioritário, o qual se mostrou disponível para concertação em prol dos superiores interesses dos Açores e dos Açorianos. Estes três partidos souberam colocar de parte a trica partidária a favor do interesse comum. Já outros, anunciaram o seu voto contra ainda antes da discussão dos documentos, ainda antes de apresentarem as suas propostas de alteração, ainda antes de saberem se essas propostas seriam ou não viabilizadas.
No que ao Faial diz respeito e aos projetos para ele previstos, este é um Plano e Orçamento que conclui uma legislatura marcada por um forte investimento público em infraestruturas e equipamentos. Exemplos disso são as já concluídas obras de construção do novo Matadouro, de reabilitação da Fábrica da Baleia de Porto Pim, de ampliação do Jardim Botânico, de remodelação e ampliação do Lar das Criancinhas da Horta, da 1.ª fase do Centro Intergeracional da Feteira, de construção do novo Centro de Dia dos Flamengos, de encerramento e requalificação ambiental do aterro sanitário ou até de construção da nova Igreja do Salão, no âmbito do protocolo cooperação entre o Governo Regional e a Diocese de Angra através do qual a região financiou 75% dos custos da obra.
Mas se há investimentos já concluídos, há outros que se encontram a decorrer e contemplados para 2020, como é a ampliação do Hospital da Horta e a construção do novo Centro de Saúde, a reabilitação do troço da estrada regional Largo Jaime Melo/Ribeira do Cabo e da reta de Pedro Miguel, a construção da Escola do Mar dos Açores ou a reabilitação do Solar e da Ermida da Quinta de São Lourenço.
E mais do que um plano e um orçamento que surgem depois de um conjunto de investimentos já concluídos e outros em curso, são documentos que preveem o início de uma nova vaga de apostas em equipamentos para a ilha do Faial, dos quais destaca-se o novo Quartel de Bombeiros, a requalificação do Entreposto Frigorífico da Horta, a construção do edifício para as empresas marítimo-turísticas, a proteção costeira na Baía de Porto Pim, a requalificação do Parque de Exposições do Faial, a ampliação do Centro de Dia da Conceição, a 2.ª fase do Centro Intergeracional da Feteira, o apoio à construção da nova igreja de Pedro Miguel, a reabilitação da Trinity House ou a criação do Centro de Acolhimento Temporário da Horta.
Estamos a falar de mais de 20 equipamentos e infraestruturas nesta legislatura representativas de um investimento superior a 45 milhões de euros que refletem e materializam a aposta do Governo do Partido Socialista em dotar a ilha do Faial dos mecanismos e das infraestruturas necessárias ao seu desenvolvimento.
Não quer isso dizer que tudo está feito, é certo. Há muito trabalho a fazer, há desafios a vencer, mas o percurso que estamos a levar a cabo dá-nos confiança para concretizar o que ainda não foi feito.
Bem sei que há outros que se ocupam em apenas apontar ao que ainda falta fazer, abstendo-se de apresentar qualquer solução, inclusivamente para muitas das dificuldades que ajudaram a criar, mas o Partido Socialista não só tem capacidade de concretizar e de mostrar obra feita como tem a humildade de identificar o que ainda falta fazer e é nessa base que queremos fazer ainda mais e melhor.

 

Mais Artigos

Francisco Coelho Precários



Hernâni Bettencourt Até sempre, Senhora Deputada Zuraida Soares!



Lara Martinho VIAGEM DE ESTADO À ÍNDIA



José Miguel Toste Um congresso side-by-side



João Vasco Costa Congresso(s)



Sónia Nicolau Decisões e vitórias



José Contente In memoriam



Sónia Nicolau O tempo...



> >>

Arquivo Histórico do PS/Açores
PSA TV - Canal YouTube Ps/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados