Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contactos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Vagas em lares residenciais mais do que triplicaram em três anos, destaca Vasco Cordeiro


Porto do Topo com condições para servir pescas e turismo em São Jorge, afirma Vasco Cordeiro


Mais profissionais e melhores infraestruturas garantem Serviço Regional de Saúde cada vez mais completo, afirma Presidente do Governo


Novo Matadouro de São Jorge é símbolo da abertura de novo ciclo para o setor da carne na Região, afirma Vasco Cordeiro


Artigos de Opinião

Lara Martinho Lara Martinho
"OS DEBATES E AS REIVINDICAÇÕES AÇORIANAS II"
2020-01-25
Francisco Coelho Francisco Coelho
"Responsabilidades"
2020-01-25
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Entrar a perder… com 63 autogolos!"
2020-01-25
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"“Não estou para ser, mas para fazer”"
2020-01-23
João Paulo Ávila João Paulo Ávila
"Calamidades e Infortúnios"
2020-01-20
Francisco Coelho Francisco Coelho
"Acordos"
2020-01-19
Lara Martinho Lara Martinho
"OS DEBATES E AS REIVINDICAÇÕES AÇORIANAS"
2020-01-19
ESTÁ AQUI:Media Center»Opinião
Hernâni Bettencourt

Opinião

"Boas práticas da maioria e o PSD/A a insistir em velho erro"

Hernâni Bettencourt
2019-11-23

 

Nos últimos tempos temos vindo a assistir a diversas iniciativas louváveis por parte do Governo dos Açores e do Partido Socialista dos Açores. Quando, pelo tempo decorrido de exercício de poder, seria expectável que iniciativas e práticas, mais ou menos inovadoras, fossem uma constante nos partidos da oposição, com o PSD/A a liderar essa agenda de abertura à sociedade civil e consequente estabelecimento de pontes e laços de proximidade em redor de 3 ou 4 causas mobilizadoras, temos o Governo e a maioria que o suporta a ocupar um espaço deixado em aberto pelo ainda maior partido da oposição nos Açores. Em resumo, temos de um lado uma maioria ativa, aberta e dialogante e, do outro lado, uma oposição (PSD) ausente e fechada enquanto espera por um qualquer D. Sebastião. Sendo que o próximo, em vez de ser “o Desejado”, como o original, vem com o cognome de “o Empurrado!”. Mas este assunto ficará para um próximo texto. Centremo-nos, então, em alguns exemplos das aludidas boas práticas e, por fim, no erro insistente do PSD. Ora vejam:

Boas práticas 1
O Governo dos Açores esteve por estes dias em visita oficial à ilha de São Miguel. O Estatuto Político Administrativo impõe a realização de uma visita anual às ilhas sem departamentos do Governo (Secretarias Regionais). O Governo decidiu, nesta legislatura, incluir uma visita anual a São Miguel, Terceira e Faial nas obrigações do executivo. Faz todo o sentido. Muito bem!

Boas práticas 2
O Governo dos Açores decidiu, e bem, proceder à colocação em consulta pública das iniciativas legislativas que tenciona posteriormente levar para discussão e aprovação em Conselho de Governo. Esta ferramenta, disponível através de um clique no sítio do Governo, para além de demonstrar abertura a sugestões, comentários e críticas, fomenta a cada vez mais necessária proximidade entre eleitores, eleitos e governantes. Muito bem!

Boas práticas 3
O Partido Socialista dos Açores concretizou, no passado sábado, o pontapé de saída do movimento de participação cívica denominado “Todos Contam – Açores Primeiro”, o qual havida sido anunciado por Vasco Cordeiro no último congresso regional. A enchente a que assistimos no Açor Arena, em Vila Franca do Campo, é um bom pronuncio para a reflexão e resultados que se esperam deste movimento. Acrescente-se que este tipo de movimentos faz parte do património político do PS Nacional e Regional. Desde, pelo menos, 1995. Muito bem!

E o velho erro do PSD/A
O PSD/A anunciou, novamente, que votará contra o Plano e Orçamento para o ano 2020. Simultaneamente, como de costume, anunciaram que fariam diversas propostas de alteração aos documentos objeto de discussão ao longo da próxima semana na Horta. Então… mas e se essas propostas forem todas aprovadas? Mudam o anunciado sentido de voto? Votam contra as suas propostas? Estranho, não? É este o PSD/A que temos.

 

Mais Artigos

Lara Martinho OS DEBATES E AS REIVINDICAÇÕES AÇORIANAS II



Francisco Coelho Responsabilidades



Hernâni Bettencourt Entrar a perder… com 63 autogolos!



Sónia Nicolau “Não estou para ser, mas para fazer”



João Paulo Ávila Calamidades e Infortúnios



Francisco Coelho Acordos



Lara Martinho OS DEBATES E AS REIVINDICAÇÕES AÇORIANAS



Sónia Nicolau Normalidade com o porto das Flores destruído?



> >>

Arquivo Histórico do PS/Açores
PSA TV - Canal YouTube Ps/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados