Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contactos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Novo pacote de medidas de apoio ao Turismo apresentado nos próximos dias, anuncia Vasco Cordeiro


Agenda para o Relançamento Social e Económico propõe 250 medidas para “tornar os Açores melhor preparados para o futuro”, afirma Vasco Cordeiro


Presidente do Governo recebeu Ministro do Mar


Centro Interpretativo da Agricultura dá a conhecer setor que afirma a Região no exterior, afirma Vasco Cordeiro


Artigos de Opinião

Mariana Matos Mariana Matos
"Negacionistas"
2020-08-09
Vílson Ponte Gomes Vílson Ponte Gomes
"Uma Nova Agenda"
2020-08-09
José Contente José Contente
"E se?"
2020-08-07
João Castro João Castro
"Lei do Mar"
2020-08-06
José Contente José Contente
"Proximidade"
2020-08-05
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Férias... Pandemia"
2020-08-05
José San-Bento José San-Bento
"Vitória Histórica"
2020-08-03
ESTÁ AQUI:Media Center»Opinião
Dionísio Faria e Maia

Opinião

"De Lá para Cá - O seu contrário"

Dionísio Faria e Maia
2019-11-23

 

Em política como em muitas outras coisas, nem tudo o que parece é. Tal como em tudo o que se faz, para além do saber, do saber fazer, há que fazer saber.
O fazer saber é uma das tarefas mais difíceis, porque requer comunicação, dizer o que é preciso dizer e por vezes dizer o que as pessoas gostariam de ouvir, mas sobretudo enriquecer o conhecimento sobre os nossos problemas com realismo, na comparação correta das situações e no entendimento da complexidade de alguns problemas.
O que fica por dizer, na contextualização de um determinado discurso, pode e gera, por vezes, confusões e juízos de valor que devem ser validados com a explicação dos factos.
A saúde é um destes sistemas tão complexos como necessário à vida de todos nós, com a particularidade de ser primeiro sempre uma necessidade individual para depois a considerarmos uma prioridade coletiva. A minha saúde é, na perspetiva de cada um, sempre mais importante que a saúde do outro, independentemente da solidariedade e preocupação que geram em nós os problemas de saúde dos nossos mais próximos ou queridos.
O que temos assistido em termos de discussão do nosso Serviço Regional de Saúde fixa-se, por facilitismo político da oposição, no problema complexo das listas de espera em saúde. O que falta discutir e o que preocupa a quem vê no sistema de saúde outras ameaças, nomeadamente à sua sustentabilidade, ao acesso a novas e mais complexas terapias e exames de diagnóstico, a toda uma alocação de recursos que são desafios constantes de adaptação do sistema; não interessa à oposição. Daí a tal repetição inconsequente dos partidos da oposição a que me queria referir e que, não tendo por lapso sido contextualizada, gerou justificáveis opiniões e reações divergentes.
Que nunca fique em causa o respeito por quem nos propusemos servir, respeito que se adquire por ações mais do que por palavras, respeito mútuo preferencialmente, embora em política a reciprocidade se baseie cada vez mais em interesses.
Foi no sentir dos problemas reportados pelos utentes do nosso SRS e no respeito pelo seu direito de exigir mais e melhor, que o GPPS do qual faço parte por vontade de poder ser útil; reuniu com os dirigentes do maior hospital da Região Autónoma dos Açores, para partilhar com eles estas complexidades e problemas, com seriedade, com espírito de ajuda para a resolução dos mesmos, porque são estas as ações que os açorianos esperam de nós e nunca o seu contrário.

 

Mais Artigos

Mariana Matos Negacionistas



Vílson Ponte Gomes Uma Nova Agenda



José Contente E se?



João Castro Lei do Mar



José Contente Proximidade



Sónia Nicolau Férias... Pandemia



José San-Bento Vitória Histórica



Hernâni Bettencourt Mar dos Açores



> >>

Arquivo Histórico do PS/Açores
PSA TV - Canal YouTube Ps/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados