Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contactos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Boa capacidade de execução tem de ter “expressão prática” nas negociações dos próximos fundos comunitários, afirma Vasco Cordeiro


Presidente do Governo escolhido para candidato do PSE à Presidência do Comité das Regiões


Governo assume compromisso de tudo fazer para que a SATA sirva cada vez melhor os Açores e os Açorianos, afirma Vasco Cordeiro


Isabel Rodrigues defende equilíbrio na condicionalidade ambiental para acesso aos fundos comunitários


Artigos de Opinião

Lara Martinho Lara Martinho
"JORNADAS PARLAMENTARES NOS AÇORES"
2019-12-07
Francisco Coelho Francisco Coelho
"E-moções"
2019-12-07
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Movimento de cidadãos, dizem eles"
2019-12-07
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Um Orçamento para 2020 que no papel promete e que a realidade confirmará"
2019-12-04
Francisco Coelho Francisco Coelho
"Nobres ritos"
2019-12-01
Lara Martinho Lara Martinho
"Pensões"
2019-12-01
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Orçamento 2020: Todos (os que querem) contam!"
2019-12-01
ESTÁ AQUI:Media Center»Opinião
Hernâni Bettencourt

Opinião

"Terceira Tech Island: a nossa “Web Summit” em permanência!"

Hernâni Bettencourt
2019-11-09

 

Decorreu por estes dias, em Lisboa, a Web Summit. A Web Summit é a maior conferência da Europa em tecnologias, realizada anualmente desde 2009. A Web Summit realiza-se em Lisboa desde 2016, tendo sido posteriormente celebrada uma parceria entre a empresa, cujo rosto e responsável principal (CEO) é Paddy Cosgrave, e o Governo Português que assegura a permanência da Web Summit em Lisboa até 2028. Este ano estimava-se que os participantes pudessem chegar aos 90 mil e que a receita gerada, por exemplo, no turismo da capital, rondasse os 64 milhões de euros decorrente de um aumento de 10% no número de hóspedes. A este propósito, ainda que numa escala muito diferente, lembrámo-nos da nossa “Web Summit”: o Terceira Tech Island. Este projeto – arrojado, corajoso, louvável e visionário! – é uma iniciativa do Governo Regional dos Açores, cujos créditos vão inteirinhos para o Vice-Presidente Sérgio Ávila, que tem como objetivo transformar a ilha Terceira num centro de empresas tecnológicas. Utopia, diziam alguns. Propaganda, diziam outros. A verdade é que a realidade aí está. Na sequência do forte impulso do Governo, o qual lançou mão, conforme é público, de diversos apoios para criar condições para atrair empresas de IT para a Ilha Terceira, designadamente através da disponibilização gratuita de infraestruturas; do apoio financeiro à formação e recrutamento de recursos humanos qualificados e, ainda, oferecendo incentivos financeiros ao investimento, o que se materializou em concreto no seguinte:
• “Instalações para escritórios gratuitas, bem como outras infraestruturas relacionadas com as atividades empresariais, situadas num local privilegiado, com vista sobre o mar e abundância de espaços verdes.
• Habitações gratuitas, para programadores seniores, situadas dentro de um condomínio privado adjacente à zona dos escritórios.
• Formação Intensiva em JAVA/JAVA SCRIPT totalmente subsidiada, em associação com a entidade formadora ACADEMIA DE CÓDIGO.”
O objetivo inicial do Governo Regional era formar 300 trabalhadores altamente qualificados num curto espaço de tempo. A verdade, novamente essa palavra maldita para os que traçaram e principalmente desejaram um curto e negro destino a este Projeto, é que já vamos no 6.º Curso de Formação de Programadores da Academia de Código; já se instalaram 13 empresas nacionais e internacionais nos Açores (Praia da Vitória); já foram formados centenas de alunos na área da programação; já se permitiu a entrada num mercado de trabalho altamente qualificado e, por isso, muito procurado, a centenas de jovens açorianos e, acima de tudo, pode-se já dizer que se consolidou um Projeto estruturante para a criação de emprego e de riqueza nos Açores. Sim, nos Açores. O projeto está sedeado na Terceira, mas o seu alcance, fazendo jus à área de intervenção, é indiscutivelmente regional e global. E, ao contrário do corrupio e histeria gerados durante uns dias em Lisboa, existe serenamente durante todo o ano. E é nosso. Tem “marca Açores”!

 

Mais Artigos

Lara Martinho JORNADAS PARLAMENTARES NOS AÇORES



Francisco Coelho E-moções



Hernâni Bettencourt Movimento de cidadãos, dizem eles



Sónia Nicolau Um Orçamento para 2020 que no papel promete e que a realidade confirmará



Francisco Coelho Nobres ritos



Lara Martinho Pensões



Hernâni Bettencourt Orçamento 2020: Todos (os que querem) contam!



Sónia Nicolau “Silicon Valley”



> >>

Arquivo Histórico do PS/Açores
PSA TV - Canal YouTube Ps/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados