Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contactos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Reconstrução do Lorenzo em plena “velocidade de cruzeiro” por toda a Região, afirma Vasco Cordeiro


Obra de 1,2 milhões de euros garante melhores condições de segurança e de trabalho no porto de pescas da Madalena, afirma Vasco Cordeiro


Comissão deve estar preparada para ter Quadro Financeiro Plurianual operacional no início de 2021, defende Vasco Cordeiro


Serviço Regional de Saúde com reforço de 95 milhões de euros, anuncia Vasco Cordeiro


Artigos de Opinião

Vítor Fraga Vítor Fraga
"Em defesa de Ponta Delgada"
2020-07-03
José Ávila José Ávila
"A nova normalidade"
2020-07-01
José Contente José Contente
"Decisões"
2020-07-01
José San-Bento José San-Bento
"PANdemónio"
2020-06-29
Mariana Matos Mariana Matos
"Viver os Açores!"
2020-06-28
Vílson Ponte Gomes Vílson Ponte Gomes
"Pela terceira vez"
2020-06-28
Mónica Rocha Mónica Rocha
"A imprescindível defesa e valorização da Agricultura Familiar"
2020-06-28
ESTÁ AQUI:Media Center»Opinião
Hernâni Bettencourt

Opinião

"Terceira Tech Island: a nossa “Web Summit” em permanência!"

Hernâni Bettencourt
2019-11-09

 

Decorreu por estes dias, em Lisboa, a Web Summit. A Web Summit é a maior conferência da Europa em tecnologias, realizada anualmente desde 2009. A Web Summit realiza-se em Lisboa desde 2016, tendo sido posteriormente celebrada uma parceria entre a empresa, cujo rosto e responsável principal (CEO) é Paddy Cosgrave, e o Governo Português que assegura a permanência da Web Summit em Lisboa até 2028. Este ano estimava-se que os participantes pudessem chegar aos 90 mil e que a receita gerada, por exemplo, no turismo da capital, rondasse os 64 milhões de euros decorrente de um aumento de 10% no número de hóspedes. A este propósito, ainda que numa escala muito diferente, lembrámo-nos da nossa “Web Summit”: o Terceira Tech Island. Este projeto – arrojado, corajoso, louvável e visionário! – é uma iniciativa do Governo Regional dos Açores, cujos créditos vão inteirinhos para o Vice-Presidente Sérgio Ávila, que tem como objetivo transformar a ilha Terceira num centro de empresas tecnológicas. Utopia, diziam alguns. Propaganda, diziam outros. A verdade é que a realidade aí está. Na sequência do forte impulso do Governo, o qual lançou mão, conforme é público, de diversos apoios para criar condições para atrair empresas de IT para a Ilha Terceira, designadamente através da disponibilização gratuita de infraestruturas; do apoio financeiro à formação e recrutamento de recursos humanos qualificados e, ainda, oferecendo incentivos financeiros ao investimento, o que se materializou em concreto no seguinte:
• “Instalações para escritórios gratuitas, bem como outras infraestruturas relacionadas com as atividades empresariais, situadas num local privilegiado, com vista sobre o mar e abundância de espaços verdes.
• Habitações gratuitas, para programadores seniores, situadas dentro de um condomínio privado adjacente à zona dos escritórios.
• Formação Intensiva em JAVA/JAVA SCRIPT totalmente subsidiada, em associação com a entidade formadora ACADEMIA DE CÓDIGO.”
O objetivo inicial do Governo Regional era formar 300 trabalhadores altamente qualificados num curto espaço de tempo. A verdade, novamente essa palavra maldita para os que traçaram e principalmente desejaram um curto e negro destino a este Projeto, é que já vamos no 6.º Curso de Formação de Programadores da Academia de Código; já se instalaram 13 empresas nacionais e internacionais nos Açores (Praia da Vitória); já foram formados centenas de alunos na área da programação; já se permitiu a entrada num mercado de trabalho altamente qualificado e, por isso, muito procurado, a centenas de jovens açorianos e, acima de tudo, pode-se já dizer que se consolidou um Projeto estruturante para a criação de emprego e de riqueza nos Açores. Sim, nos Açores. O projeto está sedeado na Terceira, mas o seu alcance, fazendo jus à área de intervenção, é indiscutivelmente regional e global. E, ao contrário do corrupio e histeria gerados durante uns dias em Lisboa, existe serenamente durante todo o ano. E é nosso. Tem “marca Açores”!

 

Mais Artigos

Vítor Fraga Em defesa de Ponta Delgada



José Ávila A nova normalidade



José Contente Decisões



José San-Bento PANdemónio



Mariana Matos Viver os Açores!



Vílson Ponte Gomes Pela terceira vez



Mónica Rocha A imprescindível defesa e valorização da Agricultura Familiar



Francisco Coelho Concertação



> >>

Arquivo Histórico do PS/Açores
PSA TV - Canal YouTube Ps/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados