Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contactos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Vasco Cordeiro anuncia projeto para fazer da Graciosa “ilha modelo” da mobilidade elétrica


Vasco Cordeiro enaltece esforço de 12.500 Açorianos que apostaram no reforço das suas qualificações


Resultados concretos comprovam “profunda mudança estrutural” registada no setor vitivinícola, destaca Vasco Cordeiro


Novo terminal de passageiros consta do Plano de Reordenamento do Porto da Praia da Graciosa – Vasco Cordeiro


Artigos de Opinião

Francisco Coelho Francisco Coelho
"Ódio antigo"
2020-02-22
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Uma saída à Bolieiro…"
2020-02-22
João Vasco Costa João Vasco Costa
"O exemplo?"
2020-02-21
Emanuel Furtado Emanuel Furtado
"O combate à pobreza e à exclusão social"
2020-02-20
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"(EU)tanásia"
2020-02-19
Mónica Rocha Mónica Rocha
"Filarmónicas açorianas honram o passado e melhoram o futuro"
2020-02-18
João Paulo Ávila João Paulo Ávila
"Filarmónicas dos Açores"
2020-02-14
ESTÁ AQUI:Media Center»Opinião
Hernâni Bettencourt

Opinião

"Mais PS! Mais Açores! Mais Portugal! (1)"

Hernâni Bettencourt
2019-09-07

 

Feita que está a reflexão que se impunha, propomo-nos, nas próximas semanas, justificar a importância de nos acompanharem na escolha do Partido Socialista no próximo dia 6 de outubro. Sucintamente, procuraremos fazer referência às áreas e matérias que mais impacto têm na vida de todos nós. Venham daí!
Mais Rendimento!
Nos últimos 4 anos (2015-2019), o salário mínimo foi objeto de um aumento de 20%, o que não fazendo com que o valor deste esteja ainda num patamar ideal, significa um importante reforço no rendimento das famílias com menores recursos. Simultaneamente, pela via fiscal, aumentou-se o rendimento através da atualização dos escalões do IRS e da eliminação da respetiva sobretaxa, o que perfez uma poupança superior a mil milhões em impostos aos contribuintes. Mas exige-se mais ao PS. O caminho, nos próximos 4 anos, em concertação com todos os parceiros sociais, terá que continuar a ser o aumento gradual do salário mínimo. Para tal, o PS compromete-se, por exemplo, com a revisão dos escalões de IRS ou com o aumento das deduções fiscais. Nos Açores, tendo em conta o acréscimo existente ao salário mínimo nacional e a menor incidência fiscal, teremos, indiscutivelmente, mais rendimento disponível.

Mais e Melhor Emprego!
Através da implementação de um programa específico (PREVPAP), o Estado procedeu à integração de 13 mil trabalhadores precários nos respetivos quadros. Apesar do atraso e dos percalços no decurso do processo, enaltece-se este importante passo para a vida de milhares de portugueses. Por outro lado, importa realçar ainda que o salário médio teve um aumento de 9% e que 89% da criação de emprego por conta de outrem foi concretizada sob a forma de contratos sem termo. Importa, pois, continuar na senda do aumento das remunerações e da luta pela crescente estabilidade laboral. Neste contexto, destacam-se no programa eleitoral do PS os seguintes objetivos: aprofundar o combate à precariedade, através do diálogo social; melhorar a regulação dos horários com vista à conciliação entre trabalho e vida familiar; e apostar em políticas ativas para um mercado de emprego inclusivo.

Mais Igualdade!
A igualdade é um valor fundamental em qualquer Estado de Direito Democrático. Acontece que enquanto (quase) todos os partidos têm textos bonitos sobre a igualdade, apenas alguns verdadeiramente desenvolvem medidas que visam materializar tal valor. O PS, nesta última legislatura, confirmou que a igualdade não é mero verbo de encher. Daí ter desenvolvido políticas que permitiram, por exemplo, o seguinte: reduzir em quase 400 mil o número de concidadãos que se encontravam em privação material severa; aumentar as pensões e demais prestações sociais; implementar a tarifa social de eletricidade e proceder à suspensão do despejo dos inquilinos idosos ou com deficiência. De 2019 a 2023 teremos que ter, tal como consta em múltiplas propostas e medidas do programa eleitoral do PS, muito mais Igualdade!

 

Mais Artigos

Francisco Coelho Ódio antigo



Hernâni Bettencourt Uma saída à Bolieiro…



João Vasco Costa O exemplo?



Emanuel Furtado O combate à pobreza e à exclusão social



Sónia Nicolau (EU)tanásia



Mónica Rocha Filarmónicas açorianas honram o passado e melhoram o futuro



João Paulo Ávila Filarmónicas dos Açores



Francisco Coelho Precários



> >>

Arquivo Histórico do PS/Açores
PSA TV - Canal YouTube Ps/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados