Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contatos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Ciclo de investimentos em matadouros reforça condições do setor da carne para criar valor, garante Vasco Cordeiro


Governo solicita audição em Comissão Parlamentar sobre operação de transporte marítimo


Presidente do Governo avança com proposta de criação do Conselho de Concertação com as Autonomias Regionais


Lara Martinho faz balanço positivo de trabalho desenvolvido em prol dos Açores


Artigos de Opinião

José Ávila José Ávila
"Combate à abstenção: a urgência do debate!"
2019-06-18
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"10 de Junho: cá e lá"
2019-06-15
Lara Martinho Lara Martinho
"VISITAS ÀS FLORES E SÃO JORGE"
2019-06-15
Francisco Coelho Francisco Coelho
"O inédito viável"
2019-06-15
José Contente José Contente
"Autono(mia)"
2019-06-12
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Oposição, precisa-se!"
2019-06-08
Lara Martinho Lara Martinho
"UMA 2ª OPORTUNIDADE PARA OS EMPRESÁRIOS"
2019-06-08
ESTÁ AQUI:Media Center»Opinião
Lara Martinho

Opinião

"UMA 2ª OPORTUNIDADE PARA OS EMPRESÁRIOS"

Lara Martinho
2019-06-08

 

1 -POSIÇÃO GEOESTRATÉGICA DOS AÇORES-realizou-se a última audição regimental do Ministro de Defesa Nacional (MDN). Aproveitei a oportunidade para fazer um balanço das reivindicações dos Açores no início desta legislatura e os resultados alcançados após quase 4 anos, na área da defesa, e reivindiquei a importância de valorizarmos a posição geoestratégica dos Açores, a nível nacional e no âmbito da União Europeia e da NATO. Em 2015, os açorianos reivindicavam uma nova responsabilidade face ao processo de descontaminação da Base das Lajes, um novo apoio à Praia da Vitória, no âmbito do reforço da rede de abastecimento de água e uma transferência definitiva para a Região dos bairros norte-americanos abandonados. Os açorianos apelavam por maior capacidade de utilização da pista do Aeroporto das Lajes, bem como a sua certificação internacional, pela vinda da 2ª tripulação das equipas de busca e salvamento e pela reabilitação de espaços como a Igreja de São João Baptista. E tudo isto foi reconhecido e atendido por este Governo. Mas, os Açores exigiam também fazer parte das estratégias nacionais e o Governo respondeu afirmativamente, em particular na área da defesa com o Centro Nacional de Operações Space Surveillance and Trackinge o Centro para a Defesa do Atlântico (CEDA). O Ministro afirmou que o"facto de termos a Região Autónoma no meio do Atlântico tem de ser valorizada devidamente",revelando que o Governo tem procurado fazê-lo de uma forma múltipla com o Centro Nacional SST e o CEDA, mas também com a cedência de terrenos, reabilitação de património, certificação para uso civil, reforço dos meios aéreos, e o dossier ambiental por parte do Ministério dos Negócios Estrangeiros. E comprometeu-se que este "É um caminho a seguir para os próximos anos".

2-ALIANÇA ATLÂNTICA -apresentei o draft do meu relatório "Exercícios da NATO: evolução e lições aprendidas, na Assembleia Parlamentar da NATO (AP NATO), em Bratislava, capital da Eslováquia.O relatóriosalienta que neste complexo ambiente de segurança internacional, tornou-se uma prioridade para os Aliados e os seus parceiros a realização de mais exercícios para demonstrar capacidade, disponibilidade, e vontade política, agora que a Rússia tem feito crescentes ameaças à segurança no Atlântico Norte. A par da participação na sessão da Primavera da AP NATO, e numa altura em que a NATO@70 redefine o seu conceito estratégico, participei na organização do evento Portugal e a NATO, na Assembleia da República, onde moderei o debate que contou com a participação do Dr. Alexandros Papaioannou, responsável pelas relações UE-NATO, na Divisão de Assuntos Políticos e Política de Segurança da NATO, do Dr. Nuno Pinheiro Torres, Diretor-Geral de Política de Defesa Nacional do MDN, e do Professor José Luís Oliveira, da Universidade de Aveiro. Um interessante debate que abordou alguns dos temas e desafios que se colocam à Aliança e que foram bem sintetizados pelo Presidente da Assembleia da República,a Aliança Atlântica deve "aprofundar a parceria com a União Europeia, assegurando complementaridades e evitando duplicações, deve desenvolver a segurança cooperativa, dar o seu contributo valioso para a paz através das suas missões e operações e deve defender claramente o multilateralismo, o respeito pelos tratados e pelo direito internacional e o combate às alterações climáticas".

3 -2ª OPORTUNIDADE AOS EMPRESÁRIOS - a União Europeia aprovou novas regras sobre insolvência das empresas. Na última crise financeira vivi bem de perto as dificuldades das empresas açorianas, era evidente a falta de uma cultura de 2ª oportunidade na região, no país e na Europa, ao contrário do que se sentia na América do Norte. Muito mudou e esta nova iniciativa europeia pretende reforçar essa mudança. O objetivo é intensificar a cultura de recuperação das empresas na UE com base no princípio da 2ª oportunidade, ou seja, dar uma nova oportunidade a empresários idóneos que estejam em situação de falência e facilitar o acesso das empresas viáveis com dificuldades financeiras a regimes de reestruturação preventiva numa fase precoce para evitar situações de insolvência. Uma boa notícia para o mundo empresarial.

4 - ESA_Lab@Azores - foi assinado, ontem, pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e o Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, o Memorando de Colaboração que estabelece a criação do ESA_Lab@Azores. Este será uma plataforma de colaboração entre instituições científicas e a indústria que desenvolvem investigação e trabalho na área do Espaço, e estará em articulação com o AIR Centre e a Portugal Space. Mais uma concretização para os Açores!

 

Mais Artigos

José Ávila Combate à abstenção: a urgência do debate!



Hernâni Bettencourt 10 de Junho: cá e lá



Lara Martinho VISITAS ÀS FLORES E SÃO JORGE



Francisco Coelho O inédito viável



José Contente Autono(mia)



Hernâni Bettencourt Oposição, precisa-se!



Lara Martinho UMA 2ª OPORTUNIDADE PARA OS EMPRESÁRIOS



Francisco Coelho Fado Tropical



> >>

Arquivo Histórico do PS/Açores
PSA TV - Canal YouTube Ps/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados