Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contatos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Reforma da Autonomia, Conselho de Concertação e Lei do Mar inscritos no Programa nacional do PS


COMUNICADO


Presidente do Governo destaca “grande sucesso” de operação de financiamento da Região


Seis mil famílias açorianas beneficiaram de apoios à habitação que representam contrato com responsabilidades para ambas as partes, afirma Vasco Cordeiro


Artigos de Opinião

Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Não vivemos numa Região rosa, mas vivemos muito longe do caos"
2019-07-17
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"226 minutos a debater o passado com outubro em mira"
2019-07-15
Lara Martinho Lara Martinho
"A legislatura da confiança"
2019-07-15
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Se precisar, tem a oportunidade de solicitar"
2019-07-12
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Moniz no fato de Bolieiro e o PSD sem alfaiate "
2019-07-06
José Contente José Contente
"Antero sem “is”"
2019-07-10
Lara Martinho Lara Martinho
"Chãos de Melhoras"
2019-07-10
ESTÁ AQUI:Media Center»Opinião
Mónica Rocha

Opinião

"CERTIFICAÇÃO E FLUXOS TURÍSTICOS"

Mónica Rocha
2019-03-20

 

O Grupo Parlamentar do PS/Açores votou a favor do projeto de resolução do CDS que recomenda ao Governo Regional da Região Autónoma dos Açores que promova a divulgação da certificação civil do Aeroporto das Lajes junto de todas as entidadesnacionais e internacionais e promova a angariação de novos fluxos turísticos para a ilha Terceira. Todavia, a nossa posição é clara.
A certificação para uso civil do Aeroporto das Lajesé fundamental e encerra um potencial e importância no contexto socioeconómico da ilha Terceira que não devem ser ignorados ou desvalorizados, pois seria ignorar um passado recente conturbado e com contornos interessantes em termos de papéis e responsabilidades.
Seria, igualmente, ignorar os diferentes constrangimentos impostos por parte de diferentes comandos da Base das Lajes que, em diversas ocasiões, chegaram a impedir o acesso à pista.
Seria desconsiderar, também, todo um histórico de não assunção de domínios, de responsabilidades, de papéis e de instrumentos procedimentais fundamentais, que fragilizavam esta estrutura e tudo o que lhe está diretamente associado, e que levaram a uma tomada de posição firme por parte do então Secretário Regional Vítor Fraga, tendo a reivindicação do Governo Regional levado a Secretária de Estado de então, Berta Cabral, a constituir um grupo de trabalho cujas conclusões ainda aguardamos.
Aliás, foi com a assinatura da declaração conjunta do Governo Regional e do Governo da República do Partido Socialista, a 30 de abril de 2016, que, passo a citar: "...o Plano de Revitalização Económica da ilha Terceira, como um documento estratégico e orientador das diversas intervenções nesse domínio, decidiu: a) iniciar o processo de certificação da Base das Lajes como aeroporto para uso civil, definindo medidas e o calendário desse processo, assumindo a prioridade de flexibilização da utilização civil enquanto decorre o processo de certificação..."
Ora, ignorar todo este processo e os seus atores é condicionar, confundir e desinformar os Terceirenses.
Por outro lado, reduzir o desenvolvimento económico ocorrido na Terceira a questões relacionadas com a certificação da pista, que está concluída, aguardando-se apenas a atualização do site da ANAC em abril,desvaloriza o trabalho que tem sido feito, não sendo, por isso,correto nem justo.
Por conseguinte,importa referir que a conquista de mais turismo para a ilha Terceira faz-se complementando diferentes instrumentos e estratégias como, por exemplo, o POTRAA, o plano de marketing e turismo assente num destino único e diferenciado; conquistando novos mercados, através da participação em feiras de especialidade, como a BTL ou a Feira Internacional de Berlim; ou investindo em campanhas promocionais, como a difundida pela Rádio Comercial e a campanha nacional da Sol Trópico.Não sendo, porém, suficientes, votámos a favor deste projeto de resolução, não descurando o trabalho feito pelo Governo Regional quer na complementaridade das diferentes estratégias de promoção e potenciação da ilha Terceira, quer na proatividade que tem tido na resolução de diferentes desafios, muitas vezes alheios à nossa vontade.
Votámos a favor porque é importante reforçar o esforço contínuo de potenciar e alavancar a economia da Terceira, fazendo justiça às pretensões e expetativas dos nossos empresários.
Concluindo, é necessária maior previsibilidade e estabilidade em torno dos voos e dos mercados já conquistados, não desistindo nunca de procurar outros igualmente vantajosos.
Será, certamente, na união de esforços e no compromisso de todas as partes, que teremos mais riqueza, mais sucesso e mais coesão económica e social. A bem da ilha Terceira e dos Açores em geral.

 

Mais Artigos

Sónia Nicolau Não vivemos numa Região rosa, mas vivemos muito longe do caos



Hernâni Bettencourt 226 minutos a debater o passado com outubro em mira



Lara Martinho A legislatura da confiança



Sónia Nicolau Se precisar, tem a oportunidade de solicitar



Hernâni Bettencourt Moniz no fato de Bolieiro e o PSD sem alfaiate



José Contente Antero sem “is”



Lara Martinho Chãos de Melhoras



Francisco Coelho Fanatismo de peluche



> >>

Arquivo Histórico do PS/Açores
PSA TV - Canal YouTube Ps/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados