Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contatos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Carlos César pede um “PS muito forte” para garantir estabilidade


Presidente do Governo insiste na necessidade de mais ação e mais transparência nas questões ambientais relacionadas com a Base das Lajes


Elisa Ferreira com a pasta da Coesão e das Reformas é a “mulher certa no lugar certo”, afirma Vasco Cordeiro


Nota de pesar pelo falecimento de Gustavo Moura


Artigos de Opinião

Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Mais PS! Mais Açores! Mais Portugal! (2)"
2019-09-14
Francisco Coelho Francisco Coelho
"Escolhas"
2019-09-14
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Mais PS! Mais Açores! Mais Portugal! (1)"
2019-09-07
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"O MODELO DE SUBSÍDIO SOCIAL DE MOBILIDADE DEVE SER REVISTO? SIM"
2019-09-11
José Contente José Contente
"Marcas e marcos"
2019-09-04
Lara Martinho Lara Martinho
"A LEGISLATURA DA CONFIANÇA"
2019-09-07
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Onde param os partidos de direita?"
2019-09-04
ESTÁ AQUI:Media Center»Opinião
Lara Martinho

Opinião

"OS AÇORES NO CENTRO DO MUNDO"

Lara Martinho
2019-02-23

 

Nos últimos tempos a centralidade atlântica,que parecia perdida, tem sido reforçada, já a moção de censura do CDS mal era anunciada, era vaticinado o seu fim.

1-OS AÇORES NO CENTRO DO MUNDO-a centralidade atlântica ganha cada vez mais relevância e foi isso que, mais uma vez, verificámos esta semana. O Ministro da Defesa (MDN), na audição destaquarta-feira, salientou que na Conferência de Segurança de Munique, o encontro anual mais importante sobre defesa e segurança, foi reforçada a centralidade atlântica e o papel que os Açores e Portugal podem ter nesta nova conjuntura. Mas esta centralidade não se esgota neste âmbito, a assinatura do protocolo entre o Governo Regional e o MDN para a cedência de instalações onde ficará o Centro Nacional de Operações SpaceSurveillanceandTracking(SST) é demonstrativa da importância geoestratégica dos Açores na estratégia nacional e europeia do espaço. De resto, a cooperação do Governo da República com os Açores tem sido uma constante ao longo desta legislatura e como tenho vindo a afirmar contrasta bem com a posição dos anteriores governos nacionais. Os protocolos de cedência das instalações para o SST e para a reabilitação da Igreja de São Batista e criação do centro interpretativo são mais dois que se juntam às várias medidas desenvolvidas ao longo destes últimos 3 anos, designadamente: os protocolos para a criação do Miradouro da Boavista, na Praia da Vitória, e do Passeio Panorâmico das Baías de Angra, a cedência aos Açoresdas infraestruturas abandonadas pelos EUA, a flexibilização da utilização do aeroporto das Lajes, assegurando-se o início da operação da Ryanair que transformou o turismo na ilha, a certificação para uso civil do aeroporto internacional das Lajes, o reforço da 2ª tripulação das equipas de busca e salvamento e a criação do Centro para a Defesa do Atlântico,sem esquecer o dossier da descontaminação, isto apenas para falar no âmbito do Ministério da Defesa.Na audição com o Ministro Gomes Cravinho tive ainda oportunidade de reforçar que a descontaminação é um dossier prioritário para os Açores, queremos garantir que é efetuada uma descontaminação efetiva e que é salvaguardado, acima de tudo, a saúde e segurança das pessoas que vivem na ilha Terceira. Este é um princípio de que não abdicamos.

2 -NATO@70 -2019 é um ano especial para a NATO, comemora 70 anos de existência e como tal é normal numa data tão especial não só olhar para trás, mas acima de tudo para o futuro, foi isso que aconteceu no início desta semana no encontro da Assembleia Parlamentar da NATO, em Bruxelas, no qual estive presente.Os desafios e ameaças que a Organização enfrenta e a forma como tem conseguido adaptar-se a esta nova realidade, um mundo muito diferente de há 5 anos atrás, esteve em destaque. A complementaridade entre NATO e UE também foi um tema central. Mas, talvez o mais interessante deste encontro foi a participação de uma forte delegação norte-americana, que contou com a presença da Speaker Nancy Pelosi, e que veio reafirmar o empenho dos EUA na NATO,apresentando a resolução de compromisso para com a Aliança Atlânticaaprovada no passado dia 22 de janeiro.Esta resolução, o NATO SupportAct, rejeita qualquer esforço dos EUA para abandonarem a NATO e proíbe mesmo o uso de fundos para a retiradanorte-americana da NATO. Num momento em que muitas vezes surgem vozes dissonantes do outro lado do Atlântico foi importante perceber que há igualmente uma forte defesa da relação transatlântica.

3 -MOÇÃO DE CENSURA - debatemos esta semana a moção de censura apresentada pelo CDS/PP. Uma moção cujo fim já estava anunciado desde a primeira hora. A verdade é que dificilmente alguém percebe o porquê de agora ser apresentada esta moção de censura. O objetivo não foi discutir o país, resumiu-se apenas a ocupar o espaço da direita, atacar o PSD e por consequência unir os partidos que apoiam o Governo.E por isso, como bem disse o nosso líder parlamentar Carlos César, "Cá estamos e cá continuaremos, com a confiança dos portugueses, para fazer ainda melhor, para preparar o País para o futuro!"

 

Mais Artigos

Hernâni Bettencourt Mais PS! Mais Açores! Mais Portugal! (2)



Francisco Coelho Escolhas



Hernâni Bettencourt Mais PS! Mais Açores! Mais Portugal! (1)



Sónia Nicolau O MODELO DE SUBSÍDIO SOCIAL DE MOBILIDADE DEVE SER REVISTO? SIM



José Contente Marcas e marcos



Lara Martinho A LEGISLATURA DA CONFIANÇA



Sónia Nicolau Onde param os partidos de direita?



Hernâni Bettencourt De 17 escolha 1 s.f.f.



> >>

Arquivo Histórico do PS/Açores
PSA TV - Canal YouTube Ps/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados