Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contatos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Vasco Cordeiro anuncia novo Programa DOC-PROF para facilitar a jovens doutorados a entrada no mercado de trabalho


Presidente do Governo manifesta pesar aos familiares das vítimas do acidente das Quatro Ribeiras


Vasco Cordeiro anuncia novo projeto “Atelier do Código” que vai chegar a cerca de 15 mil alunos da Região


Indicadores do 1.º trimestre animam para o desafio de reforçar a capacidade da SATA para servir os Açores e os Açorianos


Artigos de Opinião

Lara Martinho Lara Martinho
"JUSTIÇA NOS AÇORES"
2019-05-18
Francisco Coelho Francisco Coelho
"Abstenção"
2019-05-18
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Querem brincar às comissões de inquérito?"
2019-05-16
Luís Botelho Luís Botelho
"As Europeias, a Europa, a importância dos Açores para o PS"
2019-05-17
Fátima Ferreira Fátima Ferreira
"O 1 DE MAIO E A TRADIÇÃO DA TOURADA À CORDA"
2019-05-16
André Bradford André Bradford
"Representar todas as ilhas"
2019-05-16
José Contente José Contente
"Tecno LOGIAS"
2019-05-15
ESTÁ AQUI:Media Center»Opinião
Lara Martinho

Opinião

"ROTEIRO PARA A DESCARBONIZAÇÃO 2050"

Lara Martinho
2019-01-26

 

1-PORTUGAL NEUTRO EM CARBONO ATÉ 2050 - o Governo definiuum estruturante desafio para Portugal: ser neutro em carbono até 2050. Este compromisso assumido, há 2 anos, pelo Primeiro-Ministro na Conferência das Nações Unidas para as Alterações Climatéricas colocou o nosso país no pelotão da frente deste desígnio, assumindo a liderança no combate às alterações climáticas. Garantir a neutralidade significa a alteração nos hábitos dos portugueses. Mas não podemos ter ilusões, atingir a meta da neutralidade carbónica, que é crucial para a sobrevivência do nosso planeta, exige um contributo de todos os sectores e de todos nós. E se as medidas, as soluções para atingir a neutralidade são flexíveis, a meta em si não o pode ser! A grande discussão esta semana esteve focada em como podemos conciliar a agricultura, uma atividade económica tão importante para nós, com a neutralidade carbónica?São várias as possíveis soluções, e não passam necessariamente pela redução de bovino, passam sim pela alteração da dieta da população, pela redução das importações, pela melhoria da produtividade, da genética, do maneio, entre muitas outras. E é este trabalho que é essencial, encontrar as soluções que mais se adequam à realidade da nossa agricultura, para atingir as metas que são imprescindíveis. O Ministro do Ambiente,na audição que decorreu esta semana,tranquilizou os presentes salientando que "a singularidade das ilhas é obviamente contemplada neste roteiro e a evolução do efetivo de bovinos não leiteiros cresce nos Açores e nos bovinos leiteiros a redução que tem é em linha com os últimos anos." Convém ainda recordar que o Governo dos Açores já afirmou que irá definir as medidas a aplicar na Região tendo em conta as nossas singularidades.

2 -RADARES METEOROLÓGICOS -esta semana realizou-se uma nova audição com a Ministra do Mar e foi o momento de fazer um balanço e questionar o ponto de situação de alguns projetos, nomeadamente do concurso internacional para a instalação do radar meteorológico de Santa Bárbaraque foi lançado no segundo semestre de 2018. Como já referi, por diversas vezes, este radar é importante para assegurar e reforçar a vigilância das condições meteorológicas e a salvaguarda de pessoas e bens nos Açores.A Ministra revelou que o concorrente que ficou em segundo lugar no concurso lançado pelo IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera apresentou um recurso e, neste momento, está em fase de resposta. Assim que este processo estiver resolvido, será enviado para a fiscalização prévia do Tribunal de Contas.Sobre o radar da ilha de São Miguel, Ana Paula Vitorinoafirmou que já foi escolhida a localização e está em curso um estudo de compatibilização dos diferentes operadores para que não existam défices de cobertura.


3 -UNIVERSIDADE DOS AÇORES- temos vindo a acompanhar com particular preocupação a situação da Universidade dos Açores (UA) no que concerne ao seu financiamento. Ninguém questiona o papel que esta instituição tem no desenvolvimento económico, social e cultural da nossa Região. A sua tripolaridade é uma importante característica que permitiu levar a mais ilhas o conhecimento, o pensamento crítico e a formação de cidadãos, profissionais e líderes. Garantir que a Universidade tem os meios para continuar a desempenhar este papel é crucial. Esta semana reforcei esta preocupação junto do Ministro da Ciência Tecnologia e Ensino Superior e solicitei que fizesse um ponto de situação sobre a problemática de financiamento da Universidade dos Açores. Recordei que a realidade é que a UA, pela sua condição ultraperiférica e insular, tem custos acrescidos que são inquestionáveis e por isso mesmo introduzimos no Orçamento do Estado a promoção, por parte do Governo, dos estudos para a majoração do financiamento das universidades insulares, visando compensar os sobrecustos da insularidade e da ultraperiferia. Manuel Heitor assegurou que a dotação para a UA cresceu 9%, sensivelmente semelhante à média das dotações de todas as instituições e confirmou que o grupo de monitorização tem seguido a instituição "de uma forma clara". O governante afirmou ainda que, neste momento,aguarda que o reitor conclua os dois processos que estão em curso do lado da reitoria, nomeadamente o apoio ao emprego científico e a identificação nominal das situações de valorizações remuneratórias.

 

Mais Artigos

Lara Martinho JUSTIÇA NOS AÇORES



Francisco Coelho Abstenção



Sónia Nicolau Querem brincar às comissões de inquérito?



Luís Botelho As Europeias, a Europa, a importância dos Açores para o PS



Fátima Ferreira O 1 DE MAIO E A TRADIÇÃO DA TOURADA À CORDA



André Bradford Representar todas as ilhas



José Contente Tecno LOGIAS



Hernâni Bettencourt Votar é fixe!



> >>

Arquivo Histórico do PS/Açores
PSA TV - Canal YouTube Ps/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados