Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contatos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Vasco Cordeiro anuncia novo Programa DOC-PROF para facilitar a jovens doutorados a entrada no mercado de trabalho


Presidente do Governo manifesta pesar aos familiares das vítimas do acidente das Quatro Ribeiras


Vasco Cordeiro anuncia novo projeto “Atelier do Código” que vai chegar a cerca de 15 mil alunos da Região


Indicadores do 1.º trimestre animam para o desafio de reforçar a capacidade da SATA para servir os Açores e os Açorianos


Artigos de Opinião

Francisco Coelho Francisco Coelho
"Abstenção"
2019-05-18
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Querem brincar às comissões de inquérito?"
2019-05-16
Luís Botelho Luís Botelho
"As Europeias, a Europa, a importância dos Açores para o PS"
2019-05-17
Fátima Ferreira Fátima Ferreira
"O 1 DE MAIO E A TRADIÇÃO DA TOURADA À CORDA"
2019-05-16
André Bradford André Bradford
"Representar todas as ilhas"
2019-05-16
José Contente José Contente
"Tecno LOGIAS"
2019-05-15
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Votar é fixe!"
2019-05-11
ESTÁ AQUI:Media Center»Opinião
Marta Matos

Opinião

"Chega de aceitarmos este rótulo de que somos a Região mais pobre do País"

Marta Matos
2019-01-26

 

A Pobreza e a Exclusão Social estiveram em debate na última sessão plenária onde constatei, com alguma pena e desilusão, que por vezes o foco estava mais na afirmação pessoal e de aproveitamento político-partidário. A mim choca-me esta forma de fazer política e choca-me, particularmente, numa matéria como esta porque os números são pessoas, são famílias. Esses números, que todos conhecemos, não são aceitáveis e foi isso que o Governo Regional do Partido Socialista disse, e numa atitude corajosa, séria, honesta, reconheceu o problema da pobreza nos Açores.
O fenómeno da Pobreza é complexo nas suas causas, e nas suas consequências, e não pode ser combatido sem ser compreendido. Foi isso que o Governo Regional do Partido Socialista fez, com transparência e com abertura ao diálogo e à participação, da qual resultou a Estratégia Regional de Combate à Pobreza e à Exclusão Social. Neste documento - inovador a nível nacional, de mérito reconhecido, cuja validade científica não pode ser contestada -, importa realçar o seu caráter estrutural, porque não trata da mitigação da pobreza nem das situações de emergência social, mas sim de intervenção nas causas. É uma resposta que parte de uma abordagem integrada, articulando Educação, Formação, Saúde, Emprego e Solidariedade Social.
É uma Estratégia territorializada porque, como todos nós sabemos, o fenómeno da pobreza não é homogéneo no território regional. Foram identificados territórios na nossa Região que exigem uma intervenção prioritária. É assim que faz sentido intervir porque, como partilhei em Plenário, enquanto autarca de freguesia no Pico, não reconheço o cenário generalizado que tentam fazer passar.
Considerando que a Pobreza é um problema de todos, esta estratégia deve ser participada, não só pelos departamentos governamentais, mas também pelas IPSS e pelas Misericórdias, pelas Associações e Instituições locais, pelos Partidos Políticos e pelas autarquias. É importante também que se diga que esta estratégia eventualmente terá falhas e algumas medidas poderão não alcançar os resultados desejados, mas ela dá prioridade aos Açorianos, às pessoas e às famílias, e isso ninguém poderá contestar.
Entendo, por isso, que chega dessa visão fatalista, chega de pôr as culpas no Governo, chega de aceitarmos este rótulo de que somos a Região mais pobre do País. Nós temos, neste momento, os instrumentos e as ferramentas políticas e económicas necessárias para fazer este combate. O importante é que seja feito com honestidade, com seriedade, com responsabilidade, com consciência do papel de cada um, como o Partido Socialista sempre o tem feito.

 

Mais Artigos

Francisco Coelho Abstenção



Sónia Nicolau Querem brincar às comissões de inquérito?



Luís Botelho As Europeias, a Europa, a importância dos Açores para o PS



Fátima Ferreira O 1 DE MAIO E A TRADIÇÃO DA TOURADA À CORDA



André Bradford Representar todas as ilhas



José Contente Tecno LOGIAS



Hernâni Bettencourt Votar é fixe!



Marta Matos Um Brinde aos Vinhos do Pico



> >>

Arquivo Histórico do PS/Açores
PSA TV - Canal YouTube Ps/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados