Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contatos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Presidente do Governo anuncia conclusão da certificação para a qualidade alimentar dos matadouros dos Açores


Vasco Cordeiro assinala Dia da Floresta com visita a atividades de sensibilização ambiental


Região deve aproveitar o potencial da Agência Espacial Portuguesa para a criação de emprego qualificado, afirma Vasco Cordeiro


Câmara da Ribeira Grande não devolve impostos à população do concelho


Artigos de Opinião

José Contente José Contente
"Paroquiais"
2019-03-20
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Primeiro a chico-espertice, depois a desconsideração"
2019-03-20
Mónica Rocha Mónica Rocha
"CERTIFICAÇÃO E FLUXOS TURÍSTICOS"
2019-03-20
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Um futebólogo no meio de politólogos"
2019-03-18
André Bradford André Bradford
"Dar Força aos Açores na Europa"
2019-03-18
Lara Martinho Lara Martinho
"ANGOLA, UMA TERRA DE OPORTUNIDADES"
2019-03-17
Fátima Ferreira Fátima Ferreira
"CARNAVAL DE EMOÇÕES"
2019-03-17
ESTÁ AQUI:Media Center»Opinião
Marta Matos

Opinião

"Chega de aceitarmos este rótulo de que somos a Região mais pobre do País"

Marta Matos
2019-01-26

 

A Pobreza e a Exclusão Social estiveram em debate na última sessão plenária onde constatei, com alguma pena e desilusão, que por vezes o foco estava mais na afirmação pessoal e de aproveitamento político-partidário. A mim choca-me esta forma de fazer política e choca-me, particularmente, numa matéria como esta porque os números são pessoas, são famílias. Esses números, que todos conhecemos, não são aceitáveis e foi isso que o Governo Regional do Partido Socialista disse, e numa atitude corajosa, séria, honesta, reconheceu o problema da pobreza nos Açores.
O fenómeno da Pobreza é complexo nas suas causas, e nas suas consequências, e não pode ser combatido sem ser compreendido. Foi isso que o Governo Regional do Partido Socialista fez, com transparência e com abertura ao diálogo e à participação, da qual resultou a Estratégia Regional de Combate à Pobreza e à Exclusão Social. Neste documento - inovador a nível nacional, de mérito reconhecido, cuja validade científica não pode ser contestada -, importa realçar o seu caráter estrutural, porque não trata da mitigação da pobreza nem das situações de emergência social, mas sim de intervenção nas causas. É uma resposta que parte de uma abordagem integrada, articulando Educação, Formação, Saúde, Emprego e Solidariedade Social.
É uma Estratégia territorializada porque, como todos nós sabemos, o fenómeno da pobreza não é homogéneo no território regional. Foram identificados territórios na nossa Região que exigem uma intervenção prioritária. É assim que faz sentido intervir porque, como partilhei em Plenário, enquanto autarca de freguesia no Pico, não reconheço o cenário generalizado que tentam fazer passar.
Considerando que a Pobreza é um problema de todos, esta estratégia deve ser participada, não só pelos departamentos governamentais, mas também pelas IPSS e pelas Misericórdias, pelas Associações e Instituições locais, pelos Partidos Políticos e pelas autarquias. É importante também que se diga que esta estratégia eventualmente terá falhas e algumas medidas poderão não alcançar os resultados desejados, mas ela dá prioridade aos Açorianos, às pessoas e às famílias, e isso ninguém poderá contestar.
Entendo, por isso, que chega dessa visão fatalista, chega de pôr as culpas no Governo, chega de aceitarmos este rótulo de que somos a Região mais pobre do País. Nós temos, neste momento, os instrumentos e as ferramentas políticas e económicas necessárias para fazer este combate. O importante é que seja feito com honestidade, com seriedade, com responsabilidade, com consciência do papel de cada um, como o Partido Socialista sempre o tem feito.

 

Mais Artigos

José Contente Paroquiais



Sónia Nicolau Primeiro a chico-espertice, depois a desconsideração



Mónica Rocha CERTIFICAÇÃO E FLUXOS TURÍSTICOS



Hernâni Bettencourt Um futebólogo no meio de politólogos



André Bradford Dar Força aos Açores na Europa



Lara Martinho ANGOLA, UMA TERRA DE OPORTUNIDADES



Fátima Ferreira CARNAVAL DE EMOÇÕES



Francisco Coelho Ribeira/Rio



> >>

Arquivo Histórico do PS/Açores
PSA TV - Canal YouTube Ps/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados