Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contatos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Ciclo de investimentos em matadouros reforça condições do setor da carne para criar valor, garante Vasco Cordeiro


Governo solicita audição em Comissão Parlamentar sobre operação de transporte marítimo


Presidente do Governo avança com proposta de criação do Conselho de Concertação com as Autonomias Regionais


Lara Martinho faz balanço positivo de trabalho desenvolvido em prol dos Açores


Artigos de Opinião

José Ávila José Ávila
"Combate à abstenção: a urgência do debate!"
2019-06-18
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"10 de Junho: cá e lá"
2019-06-15
Lara Martinho Lara Martinho
"VISITAS ÀS FLORES E SÃO JORGE"
2019-06-15
Francisco Coelho Francisco Coelho
"O inédito viável"
2019-06-15
José Contente José Contente
"Autono(mia)"
2019-06-12
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Oposição, precisa-se!"
2019-06-08
Lara Martinho Lara Martinho
"UMA 2ª OPORTUNIDADE PARA OS EMPRESÁRIOS"
2019-06-08
ESTÁ AQUI:Media Center»Opinião
Sónia Nicolau

Opinião

"As entrelinhas dos desafios para 2019"

Sónia Nicolau
2019-01-10

 

A intervenção do Presidente do Governo na receção de ano novo é desafiadora para os Açorianos e nas entrelinhas estão outros desafios, desde logo o Combate à Pobreza e à Exclusão Social e o fortalecimento de uma Economia resultante dos nossos ativos estratégicos como o Mar e o Espaço.

Os três desafios explícitos estão na ordem de verdadeira importância: Mar, Educação e Setor Espacial. A Educação no centro de todo e qualquer desenvolvimento dos Açores.

A clarificação no seu tanto de expressão mas ainda vazio naquilo que cada Açoriano consegue percecionar, “o Mar que é nosso”, é a razão da anteproposta de Lei apresentada pelo Governo dos Açores que pretende esclarecer (tirava o clarificar para evitar a repetição com "clarificação" no início da frase) aqueles que devem ser os poderes da Região sobre o nosso Mar e a justa obtenção das mais-valias com o equilíbrio inteligente na gestão dos recursos marinhos.

O setor espacial nos Açores, em desenvolvimento desde 2008, é uma excelente aposta para a projeção dos Açores numa área de indiscutível inovação que se assume com benefícios socioeconómicos. Santa Maria é já a ilha de referência em Portugal para o setor espacial, nunca descurando do ativo ambiental.

A Educação, no discurso do Presidente do Governo, sob a forma da carreira dos professores, tem um peso importantíssimo para qualquer desafio a atingir. Os professores são um dos responsáveis pelo sucesso educativo. O investimento, por via da contagem dos sete anos de serviço congelado, na carreira dos professores é uma questão justa e garantirá, como sempre foi dito, que os professores tenham o melhor estatuto da carreira docente do País. Há que continuar a empregar todas as nossas forças, para que a só voz tenhamos o melhor estatuto da carreira docente e melhores resultados escolares. As crianças são o futuro. O futuro coletivo dos Açores.

Melhor Educação é a certeza de que os desafios se possam concretizar. A garantia de um sistema educativo equitativo, inovador e inclusivo, com respostas qualificadas a cada aluno permitirá que se formem recursos humanos capazes de responder, também, aos desafios presentes numa Economia do Mar e Aeroespacial.

Por entre os desafios do Mar, da Educação e do setor Aeroespacial, há o constante desafio da mitigação da Pobreza e da Exclusão Social que só é possível com uma intervenção estrutural. A Educação é o alicerce dessa intervenção para construir os pilares de uma Economia sustentável e geradora de riqueza, onde a sua distribuição justa se assume como estrutural.

Estes desafios, explícitos e implícitos, só se concretizarão na justa forma que os Açorianos definirem “qual deve ser o caminho a seguir pela Região nestas matérias”.

Os desafios do séc. XXI são muitos e a nossa determinação em resolvê-los juntos tem que ser maior.



 

Mais Artigos

José Ávila Combate à abstenção: a urgência do debate!



Hernâni Bettencourt 10 de Junho: cá e lá



Lara Martinho VISITAS ÀS FLORES E SÃO JORGE



Francisco Coelho O inédito viável



José Contente Autono(mia)



Hernâni Bettencourt Oposição, precisa-se!



Lara Martinho UMA 2ª OPORTUNIDADE PARA OS EMPRESÁRIOS



Francisco Coelho Fado Tropical



> >>

Arquivo Histórico do PS/Açores
PSA TV - Canal YouTube Ps/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados