Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contatos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Ciclo de investimentos em matadouros reforça condições do setor da carne para criar valor, garante Vasco Cordeiro


Governo solicita audição em Comissão Parlamentar sobre operação de transporte marítimo


Presidente do Governo avança com proposta de criação do Conselho de Concertação com as Autonomias Regionais


Lara Martinho faz balanço positivo de trabalho desenvolvido em prol dos Açores


Artigos de Opinião

José Ávila José Ávila
"Combate à abstenção: a urgência do debate!"
2019-06-18
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"10 de Junho: cá e lá"
2019-06-15
Lara Martinho Lara Martinho
"VISITAS ÀS FLORES E SÃO JORGE"
2019-06-15
Francisco Coelho Francisco Coelho
"O inédito viável"
2019-06-15
José Contente José Contente
"Autono(mia)"
2019-06-12
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Oposição, precisa-se!"
2019-06-08
Lara Martinho Lara Martinho
"UMA 2ª OPORTUNIDADE PARA OS EMPRESÁRIOS"
2019-06-08
ESTÁ AQUI:Media Center»Opinião
Lara Martinho

Opinião

"2019"

Lara Martinho
2019-01-05

 

Inicia-se um novo ano e com ele um conjunto renovado de expectativas, esperanças e aspirações. Este é o momento de fazermos um balanço do ano que passou, mas acima de tudo de refletirmos sobre o nosso futuro. Nos últimos anos, foram dados passos positivos que permitiram termos a economia a crescer, o desemprego a descer e o equilíbrio das contas públicas, é por isso importante não nos desviarmos deste caminho e continuarmos focados num Portugal Melhor, nuns Açores melhores. É isso que continuaremos a fazer em 2019!

1-SERVIDÃO MILITARDA BASE DAS LAJES -nesta primeira semana de 2019 e naquele que foi o primeiro Conselho de Ministros do novo ano, foi aprovado o decreto que altera a servidão militar da Base Aérea n.º 4 (BA4) na ilha Terceira. Este decreto estabelece regras procedimentais para a realização de operações urbanísticas na área abrangida pela servidão militar e delimita áreas de proteção. Procede à revisão de zonas de servidão militar terrestre, aeronáutica e radioelétrica nas imediações da Base Aérea, bem como do Comando da Zona Aérea dos Açores. Relembro que, em2013, o Governo PSD/CDS pretendia alargar a zona de servidão militar terrestre da Base Aérea n.º4 para toda a freguesia das Lajes, obrigando a uma autorização do Ministério da Defesa para a realização de qualquer obra quer privada, quer pública, proposta esta que foi alvo de grande contestação local. Agora, o Conselho de Ministros aprova uma medida exatamente no sentido oposto! As diferenças entre este Governo PS e o anterior Governo PSD/CDS continuam a manifestar-se, e ainda bem que assim é!

2 -QUARTEL DO CARMO- o Governo da República lançou um programa com o objetivo de recuperar e valorizar o património histórico e cultural em todo o território nacional, o Programa Revive. Numa primeira fase, foram identificados e selecionados trinta imo´veis pu´blicos, tendo sido ja´ conclui´dos quatro dos sete concursos lanc¸ados, que mobilizam 35 milho~es de euros de investimento. Ate´ ao final de 2018 foram lançados mais doze concursos, entre eles o da concessão do Quartel do Carmo na ilha do Faial. O Quartel do Carmo acolheu por último a Companhia de Infantaria da Horta, tendo sofrido ao longo dos anos, várias obras de adaptação, desde a sua construção no início do seculo XVII, como Convento da Ordem dos Carmelitas, até ao século XX. Este imóvel mantém, ainda, alguns elementos arquitetónicos da sua origem, nomeadamente, algumas arcadas e abóbodas de berço. A concessão deste espaço, desocupado há 10 anos, é uma excelente oportunidade de revitalizar e recuperar um património histórico, que terá um importante contributo para o desenvolvimento do turismo e da economia na ilha do Faial.
3 -SEMINÁRIO DIPLOMÁTICO - todos os anos realiza-se nos primeiros dias de janeiro o seminário diplomático. Este evento, que marca a abertura do ano diplomático, reúne os embaixadores portugueses com membros do Governo, empresários e académicos. A sessão de abertura contou com uma intervenção do Ministro dos Negócios Estrangeiros que se debruçou sobre o posicionamento geoestratégico e a política externa portuguesa. O Diretor-Geral da Organização Internacional das Migrações foi o orador convidado, tendo António Vitorino abordado os desafios que as migrações apresentam, no quadro multilateral e, sobretudo, no quadro da recente adoção do Pacto Global das Migrações. De destacar ainda que o trabalho desenvolvido na diplomacia económica e na promoção de Portugal nos EUA, não só devido ao mês de Portugal nos EUA, mas a todo o esforço diplomático, valeu a distinção do Embaixador de Portugal em Washington, Domingos Fezas Vital, com o Prémio Francisco de Melo Torres - Diplomata do Ano. Os meus Parabéns!

 

Mais Artigos

José Ávila Combate à abstenção: a urgência do debate!



Hernâni Bettencourt 10 de Junho: cá e lá



Lara Martinho VISITAS ÀS FLORES E SÃO JORGE



Francisco Coelho O inédito viável



José Contente Autono(mia)



Hernâni Bettencourt Oposição, precisa-se!



Lara Martinho UMA 2ª OPORTUNIDADE PARA OS EMPRESÁRIOS



Francisco Coelho Fado Tropical



> >>

Arquivo Histórico do PS/Açores
PSA TV - Canal YouTube Ps/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados