Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contatos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Reforma da Autonomia, Conselho de Concertação e Lei do Mar inscritos no Programa nacional do PS


COMUNICADO


Presidente do Governo destaca “grande sucesso” de operação de financiamento da Região


Seis mil famílias açorianas beneficiaram de apoios à habitação que representam contrato com responsabilidades para ambas as partes, afirma Vasco Cordeiro


Artigos de Opinião

Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Unanimidade e aclamação!"
2019-07-20
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Não vivemos numa Região rosa, mas vivemos muito longe do caos"
2019-07-17
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"226 minutos a debater o passado com outubro em mira"
2019-07-15
Lara Martinho Lara Martinho
"A legislatura da confiança"
2019-07-15
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Se precisar, tem a oportunidade de solicitar"
2019-07-12
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Moniz no fato de Bolieiro e o PSD sem alfaiate "
2019-07-06
José Contente José Contente
"Antero sem “is”"
2019-07-10
ESTÁ AQUI:Media Center»Opinião
Lara Martinho

Opinião

"Um caminho que temos de continuar em 2019"

Lara Martinho
2018-12-27

 

1 -TERCEIRA TECH ISLAND -ao longo dos últimos meses tenho acompanhado com muito interesse o projeto Terceira Tech Island, um projeto inovador que traz um novo potencial de desenvolvimento para a nossa ilha. Sabemos que as novas tecnologias são o futuro, mas muitas vezes falta a visão estratégica que permite mudar a vida das pessoas e a sociedade em que estamos inseridos, este não foi o caso. O Governo Regionalousou e apostou numa visão de futuro que está já a transformar a vida das dezenas de jovens que concluíram a formação em coding bootcamps. Esta semana visitei as empresas ACIN Azores, Code for All, Academia do Código, Bool, Bring e a Glinttque já se encontram instaladas na Praia da Vitória.Acima de tudo, tive a oportunidade de conhecer de perto as histórias de vida destes jovens, muitas delas marcadas por uma situação de insegurança, com poucas perspetivas de futuro, por um trabalho precário ou o desemprego,hoje são colaboradores de uma multinacional, de um projeto internacional e de um novo mundo. Já dizia o provérbio chinês "não dê o peixe, ensine a pescar". Temos de continuar a apostar em projetos como este que mudam a vida dos nossos jovens. Os meus Parabéns a todos aqueles, Governo, Autarquia, Empresas, Colaboradores, que contribuem para o sucesso do Terceira Tech Island.

2 -COMISSÃO BILATERAL PERMANENTE -dia 18 de dezembro realizou-se a 40ª reunião da Comissão Bilateral Permanente Portugal - EUA. À semelhança das anteriores reuniõesesteve em destaque a Base das Lajes, tendo sido assinalados os progressos alcançados em todas as áreas relacionadas com as Lajes. Aliás, a Declaração Conjunta tem várias referências à Base e aos Açores, mas existem 3 pontos que gostaria de destacar pela sua relevância: 1) a proteção do ambiente da ilha Terceira e da saúde e segurança da sua população são reconhecidas como fundacionais para a continuação de operações na ilha; 2) ambos os países mantém-se comprometidos com a promoção da transparência e a informação pública do trabalho desenvolvido em termos ambientais e noutros assuntos relacionados com a base das Lajes. Apesar desta manifestação e como bem salientou o Presidente Vasco Cordeiro"as pessoas que vivem nas Lajes, na Ilha Terceira e nos Açores têm o direito de conhecer a informação sobre este assunto, sobre a forma como ele está a ser tratado e os resultados que se vão alcançando" e como tal deve existir "absoluta transparência" sobre este processo; 3) e, por último, o facto de seis locais apresentarem, atualmente, resultados positivos e dispensarem medidas adicionais de descontaminação. A declaração conjunta afirma ainda o compromisso em continuar a trabalhar na resolução dos assuntos pendentes.
Não está tudo resolvido, mas têm sido desenvolvido um trabalho, nos últimos 3 anos, que nunca antes tínhamos verificado e é este caminho que temos de garantir que continua a ser trilhado e cada vez mais reforçado em 2019.
3 -NOVAS MEDIDAS PARA 2019- a última reunião do Conselho de Ministros aprovou várias medidas importantes para 2019, em que destaco a atualização do valor da Retribuição Mínima Mensal Garantida (RMMG) para os 600 euros (nos Açores 630 euros), com entrada em vigor no dia 1 de janeiro de 2019, concluindo assim a trajetória de valorização da RMMG de modo gradual e de forma concertada. Foi, ainda, aprovado o decreto regulamentar que define e regulamenta a atualização extraordinária das pensões em 2019. Esta atualização, terá efeitos já em janeiro, e prevê um aumento de 10 euros mensais no valor da pensão a atribuir ao pensionista. No caso dos pensionistas que recebam uma pensão que tenha sido atualizada no período entre 2011 e 2015, a atualização extraordinária será de seis euros mensais. Estas são medidas importantes que contribuem para valorizar o trabalho e reforçar a coesão social no nosso país e na nossa região.
E porque estamos a poucos dias do Natal aproveito para desejar a todos
Boas Festas! Voltamos a encontrar-nos em 2019!

 

Mais Artigos

Hernâni Bettencourt Unanimidade e aclamação!



Sónia Nicolau Não vivemos numa Região rosa, mas vivemos muito longe do caos



Hernâni Bettencourt 226 minutos a debater o passado com outubro em mira



Lara Martinho A legislatura da confiança



Sónia Nicolau Se precisar, tem a oportunidade de solicitar



Hernâni Bettencourt Moniz no fato de Bolieiro e o PSD sem alfaiate



José Contente Antero sem “is”



Lara Martinho Chãos de Melhoras



> >>

Arquivo Histórico do PS/Açores
PSA TV - Canal YouTube Ps/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados