Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contatos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Presidente do Governo recebeu Juiz Conselheiro da Secção Regional dos Açores do Tribunal de Contas


Funcionários públicos com ordenado mais baixo vão ter aumento de 62 euros por mês, anuncia Vasco Cordeiro


Vasco Cordeiro destaca resposta positiva dos jovens ao objetivo de rejuvenescer a Agricultura dos Açores


“PSD está a comprometer o futuro de Rabo de Peixe”


Artigos de Opinião

Lara Martinho Lara Martinho
"Açores terão reforço de agentes da PSP"
2019-01-12
Francisco Coelho Francisco Coelho
"Pão e Rosas"
2019-01-12
José Contente José Contente
"A Nossa Universidade"
2019-01-11
Ricardo Serrão Santos Ricardo Serrão Santos
"Europa: juventude e alterações climáticas"
2019-01-11
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"As entrelinhas dos desafios para 2019"
2019-01-10
José Contente José Contente
"Univer-cidade"
2019-01-09
Lara Martinho Lara Martinho
"2019"
2019-01-05
ESTÁ AQUI:Media Center»Opinião
Lara Martinho

Opinião

"Um caminho que temos de continuar em 2019"

Lara Martinho
2018-12-27

 

1 -TERCEIRA TECH ISLAND -ao longo dos últimos meses tenho acompanhado com muito interesse o projeto Terceira Tech Island, um projeto inovador que traz um novo potencial de desenvolvimento para a nossa ilha. Sabemos que as novas tecnologias são o futuro, mas muitas vezes falta a visão estratégica que permite mudar a vida das pessoas e a sociedade em que estamos inseridos, este não foi o caso. O Governo Regionalousou e apostou numa visão de futuro que está já a transformar a vida das dezenas de jovens que concluíram a formação em coding bootcamps. Esta semana visitei as empresas ACIN Azores, Code for All, Academia do Código, Bool, Bring e a Glinttque já se encontram instaladas na Praia da Vitória.Acima de tudo, tive a oportunidade de conhecer de perto as histórias de vida destes jovens, muitas delas marcadas por uma situação de insegurança, com poucas perspetivas de futuro, por um trabalho precário ou o desemprego,hoje são colaboradores de uma multinacional, de um projeto internacional e de um novo mundo. Já dizia o provérbio chinês "não dê o peixe, ensine a pescar". Temos de continuar a apostar em projetos como este que mudam a vida dos nossos jovens. Os meus Parabéns a todos aqueles, Governo, Autarquia, Empresas, Colaboradores, que contribuem para o sucesso do Terceira Tech Island.

2 -COMISSÃO BILATERAL PERMANENTE -dia 18 de dezembro realizou-se a 40ª reunião da Comissão Bilateral Permanente Portugal - EUA. À semelhança das anteriores reuniõesesteve em destaque a Base das Lajes, tendo sido assinalados os progressos alcançados em todas as áreas relacionadas com as Lajes. Aliás, a Declaração Conjunta tem várias referências à Base e aos Açores, mas existem 3 pontos que gostaria de destacar pela sua relevância: 1) a proteção do ambiente da ilha Terceira e da saúde e segurança da sua população são reconhecidas como fundacionais para a continuação de operações na ilha; 2) ambos os países mantém-se comprometidos com a promoção da transparência e a informação pública do trabalho desenvolvido em termos ambientais e noutros assuntos relacionados com a base das Lajes. Apesar desta manifestação e como bem salientou o Presidente Vasco Cordeiro"as pessoas que vivem nas Lajes, na Ilha Terceira e nos Açores têm o direito de conhecer a informação sobre este assunto, sobre a forma como ele está a ser tratado e os resultados que se vão alcançando" e como tal deve existir "absoluta transparência" sobre este processo; 3) e, por último, o facto de seis locais apresentarem, atualmente, resultados positivos e dispensarem medidas adicionais de descontaminação. A declaração conjunta afirma ainda o compromisso em continuar a trabalhar na resolução dos assuntos pendentes.
Não está tudo resolvido, mas têm sido desenvolvido um trabalho, nos últimos 3 anos, que nunca antes tínhamos verificado e é este caminho que temos de garantir que continua a ser trilhado e cada vez mais reforçado em 2019.
3 -NOVAS MEDIDAS PARA 2019- a última reunião do Conselho de Ministros aprovou várias medidas importantes para 2019, em que destaco a atualização do valor da Retribuição Mínima Mensal Garantida (RMMG) para os 600 euros (nos Açores 630 euros), com entrada em vigor no dia 1 de janeiro de 2019, concluindo assim a trajetória de valorização da RMMG de modo gradual e de forma concertada. Foi, ainda, aprovado o decreto regulamentar que define e regulamenta a atualização extraordinária das pensões em 2019. Esta atualização, terá efeitos já em janeiro, e prevê um aumento de 10 euros mensais no valor da pensão a atribuir ao pensionista. No caso dos pensionistas que recebam uma pensão que tenha sido atualizada no período entre 2011 e 2015, a atualização extraordinária será de seis euros mensais. Estas são medidas importantes que contribuem para valorizar o trabalho e reforçar a coesão social no nosso país e na nossa região.
E porque estamos a poucos dias do Natal aproveito para desejar a todos
Boas Festas! Voltamos a encontrar-nos em 2019!

 

Mais Artigos

Lara Martinho Açores terão reforço de agentes da PSP



Francisco Coelho Pão e Rosas



José Contente A Nossa Universidade



Ricardo Serrão Santos Europa: juventude e alterações climáticas



Sónia Nicolau As entrelinhas dos desafios para 2019



José Contente Univer-cidade



Lara Martinho 2019



Francisco Coelho Queixinhas...



> >>

Arquivo Histórico do PS/Açores
PSA TV - Canal YouTube Ps/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados