Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contatos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Vasco Cordeiro felicita Bombeiros Açorianos que conquistaram o pódio no Campeonato Nacional de Trauma e Desencarceramento


Vasco Cordeiro apela ao voto no Partido Socialista para garantir uma Voz Açoriana no Parlamento Europeu


Vasco Cordeiro anuncia novo Programa DOC-PROF para facilitar a jovens doutorados a entrada no mercado de trabalho


"Promoção do destino Faial deve assentar em estratégia concertada entre entidades públicas e empresários locais", defende PS/Faial


Artigos de Opinião

Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"“A voz dos Açores na Europa”"
2019-05-18
Lara Martinho Lara Martinho
"JUSTIÇA NOS AÇORES"
2019-05-18
Francisco Coelho Francisco Coelho
"Abstenção"
2019-05-18
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Querem brincar às comissões de inquérito?"
2019-05-16
Luís Botelho Luís Botelho
"As Europeias, a Europa, a importância dos Açores para o PS"
2019-05-17
Fátima Ferreira Fátima Ferreira
"O 1 DE MAIO E A TRADIÇÃO DA TOURADA À CORDA"
2019-05-16
André Bradford André Bradford
"Representar todas as ilhas"
2019-05-16
ESTÁ AQUI:Media Center»Opinião
Isabel Quinto

Opinião

"Respostas sociais reforçadas com Plano e Orçamento para 2019"

Isabel Quinto
2018-12-06

 

Respostas sociais reforçadas com Plano e Orçamento para 2019

O Plano e o Orçamento da Região Autónoma dos Açores para 2019 aprovados na passada semana, reforçam as respostas sociais do Governo dos Açores e das Instituições parceiras que diariamente estão no terreno a promover o desenvolvimento da nossa sociedade.
Continuará a ser dada especial atenção à infância e à juventude, com um investimento que vai possibilitar, por exemplo, que em termos de creches, os Açores continuem a ultrapassar a taxa de cobertura de 33%, valor que corresponde aos indicadores desejáveis definidos pela OCDE, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico.
Destaco também a formação e licenciamento de 24 novas amas, em cerca de 20 freguesias açorianas, estendendo o seu alcance aos meios rurais e permitindo, consequentemente, a permanência das crianças nas suas localidades, o que possibilitará o acompanhamento a mais cerca de 100 crianças. Esta iniciativa facilita a conciliação da vida familiar e profissional, ao mesmo tempo que potencia a empregabilidade feminina, tanto das amas como das mães.
A consolidação da rede de equipamentos e de serviços sociais existentes nos Açores passa também pela qualificação de profissionais e pela formação dos técnicos das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens e das Casas de Acolhimento de Crianças e Jovens e também dos profissionais que desenvolvem a sua atividade na área da Deficiência, no âmbito do programa AQI-Avaliar, Qualificar e Inserir.
Igualmente relevantes são os apoios do Governo Regional, designadamente o complemento regional de pensão, o complemento regional ao abono de família, o CEDO-Complemento Especial para o Doente Oncológico, e o apoio às propinas, que estão previstos no Plano e Orçamento do Próximo ano.
Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos idosos açorianos, o Governo Regional dos Açores promoverá intervenções preventivas em 180 habitações em todo o arquipélago até ao final de 2019. Pretende-se, assim, tornar a casa um ambiente mais seguro, onde os idosos açorianos possam permanecer com a máxima segurança.Por outro lado, os idosos que se encontram em situação de dependência continuarão a ver melhorada a rede de respostas sociais disponíveis, sendo de salientar, por exemplo, o serviço de teleassistência, a formação de cuidadores formais e informais ou, ainda, a criação da comissão para a monitorização das políticas sociais na Região, além do já implementado serviço de apoio domiciliário.
A análise do Plano e do Orçamento para 2019 deixa-nos com a certeza de que continuamos, com total entrega e capacidade, a fazer o melhor por todos os açorianos.

 

Mais Artigos

Hernâni Bettencourt “A voz dos Açores na Europa”



Lara Martinho JUSTIÇA NOS AÇORES



Francisco Coelho Abstenção



Sónia Nicolau Querem brincar às comissões de inquérito?



Luís Botelho As Europeias, a Europa, a importância dos Açores para o PS



Fátima Ferreira O 1 DE MAIO E A TRADIÇÃO DA TOURADA À CORDA



André Bradford Representar todas as ilhas



José Contente Tecno LOGIAS



> >>

Arquivo Histórico do PS/Açores
PSA TV - Canal YouTube Ps/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados