Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contatos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Comité das Regiões aprova propostas de Vasco Cordeiro para garantir taxas de financiamento comunitário na PAC


Lara Martinho pede a comissária europeia manutenção da taxa de cofinanciamento para as RUP


Serrão Santos quer apoios europeus para a adaptação de ilhas ao clima


Aprovação do Plano e Orçamento 2019 é resultado de trabalho político e abertura ao diálogo de partidos políticos


Artigos de Opinião

Mónica Rocha Mónica Rocha
"Agricultura açoriana evolui e aposta no futuro"
2018-12-06
Isabel Quinto Isabel Quinto
"Respostas sociais reforçadas com Plano e Orçamento para 2019"
2018-12-06
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"A melhor proposta para os professores!"
2018-12-06
José Contente José Contente
"PS Melhor"
2018-12-05
Lara Martinho Lara Martinho
"3 ANOS DE GOVERNO e o 4º ORÇAMENTO DO ESTADO APROVADO"
2018-12-03
Ricardo Serrão Santos Ricardo Serrão Santos
"O futuro da agricultura"
2018-11-30
Lara Martinho Lara Martinho
"PROPOSTAS DO PS"
2018-11-24
ESTÁ AQUI:Media Center»Opinião
Lara Martinho

Opinião

"3 ANOS DE GOVERNO e o 4º ORÇAMENTO DO ESTADO APROVADO"

Lara Martinho
2018-12-03

 

1 -3 ANOS DE GOVERNO-e a primeira constatação que está visível a todos nós é que, passados 3 anos, Portugal está melhor. Portugal tem uma situação económica, orçamental e financeira bem distinta daquela que existia em 2015. A riqueza do pai´s cresce 16%, estamos a convergir com a zona euro, e este ano, o crescimento do PIB será de 2,3% e o deficit de 0,7% o que contrasta com os dados de 2015, 1,5% de crescimento do PIB e 4,4% de deficit com os custos do BANIF. O rendimento das fami´lias cresce 18%, com a reposição do subsi´dio de Natal e o subsi´dio de fe´rias, a eliminação da taxa de IRS e a revisão dos seus escalo~es, o aumento do valor do salário mínimo nacional, o descongelamento das carreiras da Func¸a~oPu´blica e a atualização das pensões. E o emprego também cresce, este ano face a 2015, teremos mais 340 mil pessoas empregadas. A taxa de desemprego, que em 2015 era de 12,4%, prevê que seja de 6,9% este ano. Assistimos a 3 anos de mais crescimento, melhor emprego e maior igualdade.



2 -4º ORÇAMENTO DO ESTADO (OE) APROVADO - com votos do PS, BE, PCP, PEV e PAN. E à semelhança dos 3 orçamentos anteriores, este OE sai reforçado com as propostas de alteração que apresentámos e que foram todas elas aprovadas. O auxílio do Governo da República no âmbito da legalização do Bairro Americano de Santa Rita; o aumento de benefícios fiscais para os estudantes da UA; a realização dos estudos necessários com vista à majoração do financiamento das Universidades dos Açores e da Madeira para compensar os sobrecustos da insularidade; a garantia de que os idosos açorianos que recebem o Complemento Regional de Pensão deixarão de ser prejudicados no acesso ao Complemento Solidário para Idoso; e a clarificação do acesso dos trabalhadores de matadouros à reforma antecipada, prevista na Lei do Orçamento do Estado para 2017. Sem esquecer, no âmbito das Grandes Opções do Plano para 2019, o alargamento da promoção nacional do abastecimento de navios a LNG e do fornecimento de energia elétrica ao Porto de Praia da Vitória. Estas medidas juntam-se ao cumprimento rigoroso das transferências regionais; à transferência das receitas obtidas com o imposto sobre as bebidas não alcoólicas e com os jogos sociais; ao reforço da comparticipação do transporte aéreo inter-ilhas e do subsídio social de mobilidade. Este OE compromete-se ainda em promover os procedimentos necessários para a viabilização da antecipação da ampliação da pista do aeroporto da Horta e a substituição dos cabos submarinos de telecomunicações que asseguram a ligação entre o Continente, Açores e Madeira, reafirma o compromisso da instalação da rede de radares meteorológicos e garante a revitalização económica da ilha Terceira, reforçando os apoios ao processo de descontaminação. Este é também um orçamento de ambição que continua a apostar em projetos estratégicos para os Açores, como a instalação do Centro Internacional de Observação Oceânica, do AIR Centre com especial destaque para o porto espacial na ilha de Santa Maria, sem esquecer do Centro Nacional de Operações SST (SpaceSurveillanceTracking) e do Centro para a Defesa do Atlântico. Este OE à semelhança dos 3 anteriores contrasta bem com os 4 OE do Governo PSD/CDS, cuja referência aos Açores cingia-se às transferências no âmbito das Finanças Regionais, e que mesmo assim não eram cumpridas integralmente.

3 -VOTO DE CONGRATULAÇÃO PELA ELEIÇÃO DE LUSO-DESCENDENTES- o GPPS apresentou um voto de congratulação pela eleic¸a~o dos lusodescendentes nas eleic¸o~es federais, estaduais e locais nos EUA, louvando a participac¸a~o e representac¸a~opoli´tica da comunidade luso-americana, voto este que devido ao processo de Orçamento do Estado, apenas foi votado esta semana na Assembleia da República. Nestas eleic¸o~es foram eleitos três lusodescendentes para a Ca^mara dos Representantes: Jim Costa eDevin Nunes, com origem ac¸oriana e eleitos pelo estado da Califo´rnia. Lori Loureiro Trahan,eleita pelo estado do Massachusetts,aquela que é a primeira mulher lusodescendente a ser eleita para o Congresso americano. Como é salientado no nosso voto a ativa participac¸a~oci´vica e poli´tica dos lusodescendentes e´ demonstrativa da importa^ncia, visibilidade e credibilidade da comunidade luso-americana nos EUA, cuja excelente integrac¸a~o na sociedade norte-americana e´ noto´ria em todos os sectores. Os Parabéns a todos os eleitos!

 

Mais Artigos

Mónica Rocha Agricultura açoriana evolui e aposta no futuro



Isabel Quinto Respostas sociais reforçadas com Plano e Orçamento para 2019



Sónia Nicolau A melhor proposta para os professores!



José Contente PS Melhor



Lara Martinho 3 ANOS DE GOVERNO e o 4º ORÇAMENTO DO ESTADO APROVADO



Ricardo Serrão Santos O futuro da agricultura



Lara Martinho PROPOSTAS DO PS



Sónia Nicolau A visita a repetir



> >>

Arquivo Histórico do PS/Açores
PSA TV - Canal YouTube Ps/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados