Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contatos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Lançamento do concurso público para o Space Port é “passo importante e concreto” num projeto que trará benefícios para Santa Maria e para os Açores


Vasco Cordeiro anuncia criação de mais de 150 novas vagas em lares de idosos


Riqueza produzida na Região aumentou mais cerca de 600 milhões de euros em quatro anos, afirma Vasco Cordeiro


Investimento no Porto do Corvo é exemplo concreto de coesão colocada ao serviço dos Açorianos, garante Presidente do Governo


Artigos de Opinião

Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"O Rio corre sempre para o mar…"
2019-03-25
Lara Martinho Lara Martinho
"PORTUGAL SPACE"
2019-03-25
Francisco Coelho Francisco Coelho
"Círculo de pares"
2019-03-25
José Contente José Contente
"Paroquiais"
2019-03-20
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Primeiro a chico-espertice, depois a desconsideração"
2019-03-20
Mónica Rocha Mónica Rocha
"CERTIFICAÇÃO E FLUXOS TURÍSTICOS"
2019-03-20
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Um futebólogo no meio de politólogos"
2019-03-18
ESTÁ AQUI:Media Center»Opinião
Mónica Rocha

Opinião

"Num mundo de "likes" e satisfação imediata"

Mónica Rocha
2018-11-15

 

Nestas datas festivas, nacionais ou importadas, entre Halloween, Pão por Deus e São Martinho, assiste-se a um entusiasmo que aquece estes primeiros dias de frio outonal.
Em ambiente de festa é natural libertarmo-nos e cedermos a alguns dos prazeres mundanosda vida,à boa comida e bebida. Aliás, seria uma ofensa à nossa riqueza e património gastronómicos se deles não desfrutássemos. Outra coisa, porém, são os exageros em matéria de álcool a que, por vezes, assistimos no seio da camada mais jovem.
A análise de umestudo do SICAD mostra-nos um evoluir claro de factos, indicadores e dados que atestam contextos e realidades substancialmente diferentes. É sabido que os jovens de hoje são naturalmente diferentes dos de 2008. Dez anos volvidos, constata-se que agora os jovens estão, infelizmente, cada vez mais distantes dos círculos de socialização ditos normais e encaminham-se para a crescente vinculaçãoàs realidades virtuais, a um mundo que exibe e premeia comportamentos de risco.
Incentiva-se uma vida por imitação, por "likes", por desafios cibernéticos absurdos, por uma necessidade de afirmação através de atos e atitudes extremas e fantasiosas,na tentativa de se ser o mais forte, o mais dominante e o mais agressivo.
A substituição ou alienação de sentimentos é uma realidade crescente, enquanto se assiste à procura da satisfação imediata, associada ao aumento do chamado "bingedrinking", e é neste segmento que se registam valores relevantes no estudo do SICAD.
A este cenário alia-se uma realidade familiar cada vez mais exigente, com mais tarefas, funções e deveres e, por conseguinte, com menos tempo de qualidade para a família, para o fortalecimento dos laços parentais através da comunicação, fundamental para a construção de jovens saudáveis.
Devemos todos assistir a isto comreceio e reserva e é por isso que considero fundamental o reforço de políticas nesta matéria. Nesse sentido,destaco o esforço feito em termos legislativos, em especial com a aprovação do Decreto Legislativo Regionalnº 10/2018/A, sobre o regime jurídico da venda e consumo de bebidas alcoólicas na Região Autónoma dos Açores, publicado no "Diário da República" de 28 de agosto deste ano, eque procura dar resposta a muitos destes aspetos, imprimindo o equilíbrio necessário entre a componente formativa de sensibilização, punição e inibição de comportamentos,através da compra e venda deste produto, diminuição da idade, coimas mais elevadas, etc.
De louvar também os diversos programas em curso nos Açores para a prevenção e combate ao consumo de álcool entre os jovens, como o Plano de Ação para a Redução dos Problemas Ligados ao Álcool e a ação do Fórum Regional Álcool e Saúde. Todavia, a melhor postura é a de cautela, de atenção, de ouvir os silêncios dos nossos jovens, procurandoacompanhar e assegurar que estes, apesar de viverem e conviverem neste novo mundo, sabem distinguir o bem do indesejável, do saudável e acessório, do que traz felicidade ou sofrimento, procurando mostrar e apontar um caminho de escolhas para um futuro promissor.
A todos, bem hajam.

 

Mais Artigos

Hernâni Bettencourt O Rio corre sempre para o mar…



Lara Martinho PORTUGAL SPACE



Francisco Coelho Círculo de pares



José Contente Paroquiais



Sónia Nicolau Primeiro a chico-espertice, depois a desconsideração



Mónica Rocha CERTIFICAÇÃO E FLUXOS TURÍSTICOS



Hernâni Bettencourt Um futebólogo no meio de politólogos



André Bradford Dar Força aos Açores na Europa



> >>

Arquivo Histórico do PS/Açores
PSA TV - Canal YouTube Ps/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados