Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contatos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Presidente do Governo recebeu Juiz Conselheiro da Secção Regional dos Açores do Tribunal de Contas


Funcionários públicos com ordenado mais baixo vão ter aumento de 62 euros por mês, anuncia Vasco Cordeiro


Vasco Cordeiro destaca resposta positiva dos jovens ao objetivo de rejuvenescer a Agricultura dos Açores


“PSD está a comprometer o futuro de Rabo de Peixe”


Artigos de Opinião

Lara Martinho Lara Martinho
"Açores terão reforço de agentes da PSP"
2019-01-12
Francisco Coelho Francisco Coelho
"Pão e Rosas"
2019-01-12
José Contente José Contente
"A Nossa Universidade"
2019-01-11
Ricardo Serrão Santos Ricardo Serrão Santos
"Europa: juventude e alterações climáticas"
2019-01-11
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"As entrelinhas dos desafios para 2019"
2019-01-10
José Contente José Contente
"Univer-cidade"
2019-01-09
Lara Martinho Lara Martinho
"2019"
2019-01-05
ESTÁ AQUI:Media Center»Opinião
Lara Martinho

Opinião

"NOVEMBRO O MÊS DA ESPECIALIDADE"

Lara Martinho
2018-11-10

 

Durante este mês de novembro decorre a discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2019. Este é o momento em que podemos questionar cada Ministro sobre a proposta de plano e orçamento do seu Ministério e é isso que temos feito!
1 -INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS AÇORIANAS -o Governo da República definiu como uma prioridade da política externa portuguesa a internacionalização das empresas portuguesas. Esta prioridade é espelhada no orçamento com o reforço das verbas para a AICEP, o reforço de instrumentos financeiros, por exemplo para Angola, a operacionalização do fundo de fundos para a internacionalização e com o incremento de apoios financeiros aos processos de internacionalização das empresas. Além disso, continua a existir uma forte aposta na captação de investimento direto estrangeiro (IDE), que em 2018 já duplicou o valor de 2017. Mas se este apoio é uma realidade a nível nacional, com mais de 1000 ações de promoção externa do país, é importante que também o seja a nível regional. E por isso, questionei o Ministro Santos Silva sobre como está a ser concretizada a articulação com a Região Autónoma dos Açores. Foi-nos transmitido que à semelhança do que aconteceu com a Madeira, o Governo e em particular a AICEP irá protocolar com o GRA e em particular com a SDEA, já na próxima semana, para procurar reforçar a captação de IDE e a promoção das exportações açorianas.


2 -SERVIÇOS E FORÇAS DE SEGURANÇA NOS AÇORES - ao longo desta legislatura temos assistido a uma recuperação dos serviços do Estado, com um reforço do investimento em particular nos serviços e forças de segurança, que tinham sido abandonados pelo anterior Governo PSD/CDS. Nos Açores sentimos bem este abandono que foi transversal a todas as ilhas. No entanto, nos últimos 3 anos temos presenciado investimentos no âmbito da PSP, nomeadamente nas esquadras de Velas, São Roque do Pico ainda a decorrer, Santa Cruz e Lajes das Flores, e na Divisão Policial da Horta, investimentos estes superiores a 700 mil euros. Na audição do Ministro da Administração Interna alertei que, apesar destes investimentos já registados, persistem ainda um conjunto de situações urgentes, como a esquadra no Corvo, na Ribeira Grande, Nordeste e Ponta Delgada em São Miguel e a esquadra de Angra do Heroísmo na Terceira, tendo o Ministro reafirmado que estes investimentos estão todos previsto na Lei de Programação e que espera em breve ter resolvida a questão da esquadra do Corvo. Foi também com satisfação que registámos o reforço de 40 novos agentes para os Açores anunciado pelo Ministro Eduardo Cabrita. É de salientar ainda a prioridade dada neste orçamento à modernização da plataforma de atendimento do número único 112, em particular o alargamento das novas soluções tecnológicas aos Açores.

3 - REDE CONSULAR NOS EUA E CANADÁ- nos últimos 3 anos temos observado um empenhoemrobustecer a rede externa do MNE e em particular a rede e os serviços consulares, bem como em valorizar as relações com as nossas comunidades. Constatamos uma aposta na inovação, na modernização e na simplificação da rede consular numa ótica de proximidade, com a abertura de novos escritórios consulares, a consolidação da ação do Gabinete de Emergência Consular reforçando a proteção consular dos portugueses pelo mundo, entre várias outras medidas. Tendo em conta este esforço questionei o Ministro dos Negócios Estrangeiros sobre as medidas e reforço de meios para as Embaixadas e Consulados nos EUA e Canadá. O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas referiu que haverá de facto um reforço dos meios humanos nos EUA, tal como o Primeiro Ministro e o Ministro dos Negócios Estrangeiros já se tinham comprometido. O reforço será em Boston, New Bedford, Nova Iorque, Providence, São Francisco, Washington e Newark, serão 9 novos funcionários. Este reforço significa que se a média tem sido de 4 mil atos consulares por funcionário, com este aumento teremos capacidade para mais 40 mil atos nos postos consulares nos EUA. No Canadá está também previsto o reforço com mais 6 funcionários, em Otava, Toronto e Vancouver, para consulado e chancelaria, o que significa uma capacidade para mais 24 mil atos consulares. Boas notícias para as nossas comunidades!

 

Mais Artigos

Lara Martinho Açores terão reforço de agentes da PSP



Francisco Coelho Pão e Rosas



José Contente A Nossa Universidade



Ricardo Serrão Santos Europa: juventude e alterações climáticas



Sónia Nicolau As entrelinhas dos desafios para 2019



José Contente Univer-cidade



Lara Martinho 2019



Francisco Coelho Queixinhas...



> >>

Arquivo Histórico do PS/Açores
PSA TV - Canal YouTube Ps/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados