Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contatos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

GaCS: Vasco Cordeiro presta homenagem à “extraordinária história” dos Açorianos na Califórnia


Vasco Cordeiro anuncia criação do Conselho da Diáspora Açoriana


Presidente do Governo inaugura Instituto Universitário na Califórnia


Vasco Cordeiro defende parceria com as Comunidades para reforçar relação económica com os EUA


Artigos de Opinião

Francisco Coelho Francisco Coelho
"Convenções..."
2019-02-16
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Eleições europeias não são para os outros"
2019-02-13
Lara Martinho Lara Martinho
"MEMÓRIA NACIONAL"
2019-02-10
Francisco Coelho Francisco Coelho
"Europeias"
2019-02-10
Ricardo Serrão Santos Ricardo Serrão Santos
"Maior justiça na cadeia de valor do leite"
2019-02-08
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Conclusões antes do início"
2019-02-07
José Contente José Contente
"Silicon Horst"
2019-02-06
ESTÁ AQUI:Media Center»Opinião
Lara Martinho

Opinião

"A PROPOSTA"

Lara Martinho
2018-10-22

 

1 -ORÇAMENTO DO ESTADO-esta semana ficámos a conhecer a proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2019.Este orçamento é um orçamento de continuidade. O 4º orçamento em 4 anos, sem retificativos, que consolida o percurso que temos feito ao longo deste tempo. São 4 anos de redução do desemprego de 12,4% para 6,3%. 4 anos de redução do défice de 4,4% para 0,2%. 4 anos de redução da dívida pública de 128,8% para 118,5%. 4 anos de crescimento do PIB, + 9,5% de 2015 a 2019. Os dados demonstram o percurso positivo que estamos a fazer. Portugal regressou a um caminho de credibilidade, estabilidade social e crescimento inclusivo. A atualização extraordinária das pensões logo em janeiro e a criação do novo regime de reforma antecipada por flexibilização são duas importantes medidas. No que diz respeito às empresas, o grande destaque vai para a possibilidade de dispensa da entrega do Pagamento Especial por Conta, que terá um impacto de cem milhões de euros, uma antiga reivindicação das empresas. Outra novidade é o Programa Regressar que permite que quem tenha sido residente em Portugal antes de 31 de dezembro de 2015 e regresse ao país em 2019 e 2020,passando a ser residente fiscal em Portugal, fique a pagar IRS apenas sobre metade do que ganhar, durante 5 anos.

2 - NOVASPROPOSTAS -a proposta inicial do Orçamento de Estado (OE) para 2019 é muito positiva para os Açores. É reforçada a comparticipação no financiamento das Obrigações de Serviço Público (OSP) de transporte aéreo interilhas, bem como das verbas para o subsídio social de mobilidade. Este orçamento continua a evidenciar os desenvolvimentos em projetos estratégicos como o Observato´rio do Atla^ntico, o AirCenter ou o Centro para a Defesa do Atlântico, além de dar continuidade aos trabalhos relacionados com a construc¸a~o de um novo estabelecimento prisional de São Miguel. Arevitalizac¸a~oecono´mica e auxi´lios a` ilha Terceira, nomeadamente no que concerne ao processo de descontaminação, prossegue em destaque. O OE prevê ainda aprossecução da instalação da rede de radares meteorolo´gicos na Região e,pela primeira vez,destacaa ampliac¸a~o da pista do aeroporto da Horta, de modo a garantir a sua certificac¸a~o enquanto aeroporto internacional, bem comoo arranque da substituição dos Cabos Submarinos em Fibra Ótica.A consignação ao Sistema Regional de Saúde da receita fiscal obtida com o imposto sobre as bebidas não alcoólicas (bebidas açucaradas) continua assegurada.
No que toca às transferências do Estado, há um acréscimo de 26 milhões de euros. Segundo o documento, entregue na Assembleia da República, o Estado vai atribuir no próximo ano 285.209.167 euros à Região Autónoma dos Açores, valor que compara com os 259.255.450 euros entregues em 2018.
Apesar de considerarmos o OE globalmente positivo para a Região, há margem para melhorias e iremos apresentar três propostas de alteração. Uma delas prende-se com a isenção do Cálculo do Complemento Regional de Pensão (CRP), isto porque na situação atual o CRP, ao invés de complementar as condições e os níveis de proteção social dos pensionistas da Região, está a substituir um complemento de natureza social financiado pelo Orçamento de Estado (Complemento Solidário para Idosos (CSI), sendo os pensionistas da Região prejudicados por verem o valor do CSI reduzido no montante do CRP.Outra das propostas pretende que o Estado colabore na legalização do Bairro Americano de Santa Rita, e vamos também procurar estender aos Açores o apoio previsto às famílias que tenham estudantes no interior do país. A ideia é que as famílias com jovens a estudar nos Açores possam também deduzir 40% das despesas de educação. Este é um orçamento que continua a olhar com particular atenção para os Açores e que temos a certeza será aperfeiçoado nas próximas semanas.

3 - PARLAMENTO DOS JOVENS- decorre até ao próximo dia 24 de outubro o prazo para a inscrição das escolas na edição do Parlamento dos Jovens 2018/2019. Este é um interessante programa que permite trazer a Assembleia da República às escolas e num segundo momento os alunos à Assembleia da República. Inscrevam-se!

 

Mais Artigos

Francisco Coelho Convenções...



Sónia Nicolau Eleições europeias não são para os outros



Lara Martinho MEMÓRIA NACIONAL



Francisco Coelho Europeias



Ricardo Serrão Santos Maior justiça na cadeia de valor do leite



Sónia Nicolau Conclusões antes do início



José Contente Silicon Horst



Mónica Rocha APOSTAR NOS JOVENS AGRICULTORES É GARANTIR UM FUTURO PROMISSOR



> >>

Arquivo Histórico do PS/Açores
PSA TV - Canal YouTube Ps/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados