Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contatos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Vasco Cordeiro anuncia novo Programa DOC-PROF para facilitar a jovens doutorados a entrada no mercado de trabalho


Presidente do Governo manifesta pesar aos familiares das vítimas do acidente das Quatro Ribeiras


Vasco Cordeiro anuncia novo projeto “Atelier do Código” que vai chegar a cerca de 15 mil alunos da Região


Indicadores do 1.º trimestre animam para o desafio de reforçar a capacidade da SATA para servir os Açores e os Açorianos


Artigos de Opinião

Lara Martinho Lara Martinho
"JUSTIÇA NOS AÇORES"
2019-05-18
Francisco Coelho Francisco Coelho
"Abstenção"
2019-05-18
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Querem brincar às comissões de inquérito?"
2019-05-16
Luís Botelho Luís Botelho
"As Europeias, a Europa, a importância dos Açores para o PS"
2019-05-17
Fátima Ferreira Fátima Ferreira
"O 1 DE MAIO E A TRADIÇÃO DA TOURADA À CORDA"
2019-05-16
André Bradford André Bradford
"Representar todas as ilhas"
2019-05-16
José Contente José Contente
"Tecno LOGIAS"
2019-05-15
ESTÁ AQUI:Media Center»Opinião
Sónia Nicolau

Opinião

"Notas Parlamentares"

Sónia Nicolau
2018-09-26

 

Iniciou-se a 3ª sessão legislativa deste mandato. A semana de plenário foi marcada por duas interpelações e propostas para os Açorianos.

Esta agenda parlamentar esmagou três mitos: primeiro mito - a existência de uma oposição com visão estratégica para os Açores; segundo mito - um PS que nada aprova e que tem uma maioria musculada que tudo rejeita; terceiro mito - os políticos não cumprem as suas promessas.

Mito 1 - a existência de uma oposição com visão estratégica para os Açores. As interpelações sobre a “Agricultura - impacto da Seca e Gestão da Água” e “Mar, Ciência e Tecnologia” agendadas pelo PSD e BE vincaram a orientação da oposição que se prende a casos pontuais, sem apresentar a sua posição, como quem quer agradar a tudo e a todos. O Governo apresentou em ambos os debates a sua visão de futuro e as ações presentes. Discordando, a oposição tinha a obrigação de propor um caminho alternativo. Debates negativos e passadistas. Negativo, por não existir uma única palavra ao contrato coletivo de trabalho na pesca, algo há muito reivindicado, e por tudo ser criticável; e passadista por este debate de 2018, focado no AIR Center, ser um Déjà vu dos debates de 2008, em que toda a oposição criticava o “contentor” na Estação da ESA de Santa Maria - hoje uma plataforma de sucesso que ainda tem muito para desenvolver no plano espacial e que irá posicionar os Açores como cluster espacial. Uma oposição de casos e de idolatrar o caos. Esta realidade deve exigir ao PS ainda mais trabalho e diferenciação. O nosso mérito, não pode ser o demérito dos outros.

Mito 2 - um PS que nada aprova e que tem uma maioria musculada que tudo rejeita. Nesta sessão parlamentar esse mito foi mais uma vez refutado com um PS responsável e sem qualquer constrangimento político ao aceitar propostas da oposição, desde que estas se enquadrem nos princípios da maioria eleita pela maioria dos Açorianos votantes. O PS aprovou quatro propostas das cinco apresentadas pela oposição.

Mito 3 - os políticos não cumprem as suas promessas. O Governo apresentou uma alteração ao decreto legislativo, aprovada por unanimidade, que eliminou a obrigatoriedade da entrevista como elemento de seleção de candidatos nos concursos públicos, com o fim de reforçar a transparência do processo. Compromisso assumido, agora concretizado.

Esta semana parlamentar espelha um PS disponível para votar a favor de boas propostas para os Açores e uma oposição que ao votar a favor das propostas do Governo e do PS valida a sua estratégia para os Açores.

 

Mais Artigos

Lara Martinho JUSTIÇA NOS AÇORES



Francisco Coelho Abstenção



Sónia Nicolau Querem brincar às comissões de inquérito?



Luís Botelho As Europeias, a Europa, a importância dos Açores para o PS



Fátima Ferreira O 1 DE MAIO E A TRADIÇÃO DA TOURADA À CORDA



André Bradford Representar todas as ilhas



José Contente Tecno LOGIAS



Hernâni Bettencourt Votar é fixe!



> >>

Arquivo Histórico do PS/Açores
PSA TV - Canal YouTube Ps/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados