Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contatos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

GaCS: Vasco Cordeiro presta homenagem à “extraordinária história” dos Açorianos na Califórnia


Vasco Cordeiro anuncia criação do Conselho da Diáspora Açoriana


Presidente do Governo inaugura Instituto Universitário na Califórnia


Vasco Cordeiro defende parceria com as Comunidades para reforçar relação económica com os EUA


Artigos de Opinião

Francisco Coelho Francisco Coelho
"Convenções..."
2019-02-16
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Eleições europeias não são para os outros"
2019-02-13
Lara Martinho Lara Martinho
"MEMÓRIA NACIONAL"
2019-02-10
Francisco Coelho Francisco Coelho
"Europeias"
2019-02-10
Ricardo Serrão Santos Ricardo Serrão Santos
"Maior justiça na cadeia de valor do leite"
2019-02-08
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Conclusões antes do início"
2019-02-07
José Contente José Contente
"Silicon Horst"
2019-02-06
ESTÁ AQUI:Media Center»Opinião
Sónia Nicolau

Opinião

"Notas Parlamentares"

Sónia Nicolau
2018-09-26

 

Iniciou-se a 3ª sessão legislativa deste mandato. A semana de plenário foi marcada por duas interpelações e propostas para os Açorianos.

Esta agenda parlamentar esmagou três mitos: primeiro mito - a existência de uma oposição com visão estratégica para os Açores; segundo mito - um PS que nada aprova e que tem uma maioria musculada que tudo rejeita; terceiro mito - os políticos não cumprem as suas promessas.

Mito 1 - a existência de uma oposição com visão estratégica para os Açores. As interpelações sobre a “Agricultura - impacto da Seca e Gestão da Água” e “Mar, Ciência e Tecnologia” agendadas pelo PSD e BE vincaram a orientação da oposição que se prende a casos pontuais, sem apresentar a sua posição, como quem quer agradar a tudo e a todos. O Governo apresentou em ambos os debates a sua visão de futuro e as ações presentes. Discordando, a oposição tinha a obrigação de propor um caminho alternativo. Debates negativos e passadistas. Negativo, por não existir uma única palavra ao contrato coletivo de trabalho na pesca, algo há muito reivindicado, e por tudo ser criticável; e passadista por este debate de 2018, focado no AIR Center, ser um Déjà vu dos debates de 2008, em que toda a oposição criticava o “contentor” na Estação da ESA de Santa Maria - hoje uma plataforma de sucesso que ainda tem muito para desenvolver no plano espacial e que irá posicionar os Açores como cluster espacial. Uma oposição de casos e de idolatrar o caos. Esta realidade deve exigir ao PS ainda mais trabalho e diferenciação. O nosso mérito, não pode ser o demérito dos outros.

Mito 2 - um PS que nada aprova e que tem uma maioria musculada que tudo rejeita. Nesta sessão parlamentar esse mito foi mais uma vez refutado com um PS responsável e sem qualquer constrangimento político ao aceitar propostas da oposição, desde que estas se enquadrem nos princípios da maioria eleita pela maioria dos Açorianos votantes. O PS aprovou quatro propostas das cinco apresentadas pela oposição.

Mito 3 - os políticos não cumprem as suas promessas. O Governo apresentou uma alteração ao decreto legislativo, aprovada por unanimidade, que eliminou a obrigatoriedade da entrevista como elemento de seleção de candidatos nos concursos públicos, com o fim de reforçar a transparência do processo. Compromisso assumido, agora concretizado.

Esta semana parlamentar espelha um PS disponível para votar a favor de boas propostas para os Açores e uma oposição que ao votar a favor das propostas do Governo e do PS valida a sua estratégia para os Açores.

 

Mais Artigos

Francisco Coelho Convenções...



Sónia Nicolau Eleições europeias não são para os outros



Lara Martinho MEMÓRIA NACIONAL



Francisco Coelho Europeias



Ricardo Serrão Santos Maior justiça na cadeia de valor do leite



Sónia Nicolau Conclusões antes do início



José Contente Silicon Horst



Mónica Rocha APOSTAR NOS JOVENS AGRICULTORES É GARANTIR UM FUTURO PROMISSOR



> >>

Arquivo Histórico do PS/Açores
PSA TV - Canal YouTube Ps/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados